segunda-feira, 16 de maio de 2016

Salva-vidas Renato Bavaresco, o Sombra, é pisoteado por touro ao ajudar caubói Patrick Costa, desmaiado em rodeio em Sorriso MT





Salva-vidas é pisoteado por touro ao ajudar caubói desmaiado em rodeio
"Sombra" teve a cabeça pisada por animal durante torneio em Sorriso (MT).
Salva-vidas está internado em hospital e seu estado de saúde é estável.


Lislaine dos Anjos
Do G1 MT


Um salva-vidas de rodeio teve a cabeça pisoteada por um touro, na noite de domingo (15), ao tentar salvar um caubói das investidas do animal, durante a final da 3ª etapa do Circuito Mato-grossense de Rodeio, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. Ele recebeu atendimento médico imediatamente e foi encaminhado para um hospital da cidade, onde ficou internado em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo o presidente da Federação Mato-grossense de Rodeio (FMTRO), Renato Bavaresco, o salva-vidas, conhecido entre os profissionais como “Sombra”, sofreu o acidente no início da competição, por volta das 20h30, quando o caubói Patrick Costa, de Nova Brasilândia, a 223 km da capital, desmaiou após ser lançado para cima pelo touro que montava, recebendo uma cabeçada do animal em seguida.

“Ao ver que o caubói desmaiou, o salva-vidas correu para salvá-lo e o touro acabou pisoteando ele também. Foi uma cena realmente forte, porque ele foi pisoteado na cabeça, então tinha muito sangue, o touro era muito grande e o 'pisão' foi forte. Eles saíram da arena desmaiados”, afirmou.

De acordo com o presidente, o público e os profissionais presentes ficaram assustados com a cena, mas a ação dos socorristas foi rápida. “Na hora do acidente, tínhamos paramédicos, médicos, equipe de primeiros socorros e ambulâncias de prontidão no local. Além disso, todos os profissionais usam equipamentos de segurança e passam pelo exame do bafômetro antes de entrarem na arena. Provavelmente, se isso ocorresse em um lugar sem nada disso, ele (Sombra) teria morrido”, disse.

O caubói foi avaliado no hospital e recebeu alta ainda na noite de ontem. Já Sombra continua internado e seu estado de saúde é estável. De acordo com o presidente, o salva-vidas está acordado, acompanhado de familiares e se recuperando.

“Ele não corre risco de morte e continua sob cuidados médicos porque perdeu muito sangue com o corte na face e ingeriu um pouco [de sangue] também, que foi para o pulmão. Ele teve o osso da face trincado, mas está bem”, afirmou.

Acidentes

Sombra trabalha como salva-vidas em rodeio há mais de 15 anos, segundo Renato. O presidente da federação ressaltou que, apesar do uso de equipamentos de proteção, da seleção dos animais e dos profissionais e de se tratar de uma competição devidamente regulamentada, o rodeio é um esporte de risco.

“Para se ter uma noção, em cinco noites de rodeio em Sorriso, com 20 montarias em cada uma das quatro primeiras noites, não tivemos acidente algum. Mas, ontem, quando só tínhamos 10 montarias, foram registrados três acidentes. Esse [do Sombra] foi apenas o primeiro da noite e o mais grave”, afirmou.

Conforme o presidente, outros dois caubóis sofreram lesões durante a noite final da 3ª etapa do circuito. Um deles cortou o queixo no chifre do touro que montava e o segundo caiu, foi pisoteado pelo animal e sofreu uma lesão, mas passa bem.



PS: O touro passa bem... Ufa, graças a Deus...  Que, por acaso, se escreve: sem crase... JS






Nenhum comentário:

Postar um comentário