quarta-feira, 18 de maio de 2016

Caso Joanna Marcenal: Cancelada Audiência de Instrução e Julgamento neste dia 18 maio 2016







Cheguei no Fórum esbaforido...

13h 06 min...

Achei que estava atrasado...

Procurei pessoas conhecidas de Joanna...

Não encontrei absolutamente  ninguém...

Me dirigi ao auditório, sala 905, que ainda estava com a porta fechada...

Bati na porta ao lado, onde ficam as pessoas encarregadas de gravação da sessão...

Me avisaram que normal atraso...

Já eram 14h 30min...

Fui ao cartório da III Vara Criminal, na lâmina II sala 916, que me comunicou que a Audiência aconteceria...

Como o plenário da Audiência fica no andar inferior, oitavo, fui até lá e conversei com o segurança que me entregou a relação de testemunhas e acusados que iriam depor...

Eram duas páginas inteiras com nome de todos envolvidos que deveriam comparecer e somente apontava a presença, com um X, da Dra. Sarita Fernandes e do falso médico Alex Sandro...

Ainda aguardei no corredor do oitavo andar até as 16 horas para ver todos envolvidos passarem na minha frente...

Não consegui ver ninguém deles...

Atualmente o auditório fica no andar superior de onde a platéia fica separada por um vidro do plenário abaixo, diferente de 5 anos atrás quando ficávamos próximos na mesma sala...

Entrei no auditório e procurei saber com seguranças se seria possível os acusados me identificarem apesar do vidro fosco...

Me coloquei nas primeiras poltronas para que André Rodrigues Marins e Vanessa Maia Furtado me identificassem de pronto...

Passei mensagens por WhatsApp para parentes da Joanna Marcenal, que me avisaram que não compareceriam para se preservarem...

Liguei para uma tia de Joanna Marcenal que disse que estava trabalhando em algo importante e não sabia da Audiência...

Começou a primeira Audiência de Instrução e Julgamento de outro crime e achei que o de Joanna Marcenal teria sido colocado na pauta seguinte...

E foram se seguindo outras Audiências...

Já sentado no auditório, recebi o recado que o advogado da Defensoria Pública, Dr. Antonio Carlos, que acompanha acusação, avisou que não haveria a Audiência do Caso Joanna e não poderia explicar muito naquele instante e que eu aguardasse amanhã uma definição do Juiz da III Vara Criminal...

Ainda com esperança que alguma reviravolta ocorresse, assisti todas Audiências de Instrução...

Só arredei pé quando tive certeza que a Audiência da Joanna não aconteceria...

Assisti vários outros casos onde todas testemunhas compareceram e vi quanto importante a presença de todos que algum dia se dispuseram comparecer...

Apenas a ausência de uma única testemunha abre brecha para qualquer acusado com advogado ladino apontando a falha....

O Caso Joanna Marcenal possui duas páginas inteiras de testemunhas, em papel A4 com pequena letra impressa por computador,  de defesa e acusação e virou uma armadilha sem fim...

 A cada vez mais o pai e a madrasta irão inchando de testemunhas e desmotivando as que já existem que foram se amedrontando, acomodando-se na inércia da morosidade da Justiça ou dando a preferência em tocarem suas vidas do que se atreverem à atitude nobre defender a memória de uma criança...

A mídia já esqueceu por completo e os únicos jornalistas que consegui que dispusessem equipe até o local, provavelmente não se colocarão a colaborar numa próxima empreitada inglória...

Ao ver aquela imensidão de amplos  corredores vazios me deu uma angústia danada...

Conseguia escutar o som dos meus passos e até minha respiração...

Aos poucos, o mal vai vencendo...

Muito triste isto tudo...

Mas, não vou desistir...

Estarei lá a cada novo arremedo de sessão de mentira cancelada...

Continuarei pedindo novas assinaturas do Abaixo Assinado...

E...

Colocarei mais uma faixa pedindo Justiça para Joanna no Rebouças...

Se ainda não está dando certo...


É porque ainda não chegou a hora...





Jorge Schweitzer





Nenhum comentário:

Postar um comentário