sexta-feira, 6 de maio de 2016

André Luiz Vaz Nonato, sargento PM de 29 anos, morto em operação do Bope no Morro da Providência, Centro do RJ







Em enterro de PM, Beltrame diz que quem atirar na polícia vai 'levar tiro'
Sargento foi morto durante ação do Bope no Morro da Providência.
Outras cinco pessoas morreram e quatro ficaram feridas na ação.


Do G1 Rio


Foi enterrado na tarde desta sexta-feira (6), no Cemitério de Xerém, na Baixada Fluminense, o corpo do sargento André Luiz Vaz Nonato, de 29 anos. Ele foi morto durante uma operação do Bope no Morro da Providência, no Centro do Rio, na noite de quinta-feira (5). Outras cinco pessoas morreram e quatro ficaram feridas na ação policial.

O secretário Estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, esteve presente no enterro do sargento. Ele afirmou que serão mantidas operações policiais nas comunidades do Rio, inclusive na Providência, e afirmou que ataques à polícia terão revide.

"Quando a gente tem uma operação com o resultado morte, não é nada bom (...) As pessoas que atirarem na polícia vão levar tiro também."

O sargento André Nonato estava em uma kombi descaracterizada da polícia quando foi atingido por um tiro na cabeça. 

Outros dois PMs que estavam no veículo ficaram feridos. São os soldados João Paulo Cavalcanti e Leonardo Soares Garces.

Um dos policiais já recebeu alta e o outro está internado, com quadro de saúde estável.

No mesmo tiroteio, três criminosos morreram e um rapaz de 19 anos ficou ferido. Ele foi atingido por uma bala perdida.

Imagens cedidas pelo Comando de Operações Especiais da PM mostram homens armados com pistolas e fuzis na rua Barão da Gamboa, local do primeiro confronto. Para a polícia, foram esses criminosos que atacaram os PMs.

Nesta sexta, o valor da recompensa por informações que levem à prisão do chefe do tráfico na comunidade subiu. Evanilson Marques da Silva, conhecido como Dão da Providência, é foragido da Justiça, com dois mandados de prisão em aberto.

O Portal dos Procurados oferecia R$ 2 mil de recompensa por informações sobre o paradeiro de Dão da Providência. Nesta sexta, o valor foi aumentado para R$ 5 mil. Segundo o órgão, Dão assumiu o controle do tráfico na Providência depois que seu
irmão Leonardo Marques da Silva, o Sapinho, foi preso.

O Bope foi até a comunidade e houve mais uma troca de tiros. Outro criminoso foi morto no confronto. O homem não identificado estava com uma pistola, segundo a PM.

Duas escolas, uma creche e um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), que ficam na região do Morro da Providência ficaram sem aulas no turno da manhã, por causa do confronto entre policiais e criminosos.

UPP desde 2010

Considerada oficialmente a primeira favela do país, o Morro da Providência teve instalada uma Unidade de Polícia Pacificadora em abril de 2010. Recentemente, no entanto, os confrontos com traficantes têm sido rotineiros.



PS: Subir comunidade deflagrada numa kombi com policiais dentro é indução ao suicídio... Traficantes monitoram este tipo de veículo e os 'cabritinhos' permitidos com estas características têm obrigação de possuírem lâmpadas florescentes dentro para que sejam identificados ocupantes...  Policiais do Bope conhecem todas táticas de invasão de locais sensíveis e nesta operação desastrada o comandante que autorizou bisonha ação  deve ser responsabilizado pelo desfecho previsível...    JS









Nenhum comentário:

Postar um comentário