quinta-feira, 19 de julho de 2012

Demival Vasques Filho: Se beber, não case!





Marcos Lavezo e Juliana Barriviera Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Casos de amnésia como o que teria acontecido com o empresário Demival Vasques Filho, de São José do Rio Preto (SP), que ficou desaparecido por 15 dias e só retornou para casa na última sexta-feira (13), não são tão incomuns como parecem. Especialistas ouvidos pelo G1 afirmam que este tipo de perda de memória acontece, principalmente por algum transtorno emocional forte ou algum tipo de droga.

Para a psiquiatra Ururahy Barroso, um transtorno emocional pode causar a perda de memória. Ela afirma que isso pode acontecer, mas em um tempo tão prolongado como teria acontecido com Demival é mais difícil. “A pessoa passa por uma carga de estresse muito grande e o cérebro desliga a consciência. É como se fosse um mecanismo de defesa. É um recurso inconsciente”, afirma a psiquiatra.


O neurologista Fábio Nazaré afirma que já teve vários pacientes que perderam a memória. Para ele, os especialistas tratam este caso como amnésia global transitória. “É como se fosse uma crise de enxaqueca, que pode ser causada por uma depressão, estresse”, explica o médico.

Demival sumiu depois de comemorar seu aniversário de 30 anos, no sábado (30). O empresário viajou até Foz do Iguaçu sem ter ideia do que estava fazendo e só percebeu que estava na cidade paranaense quando acordou no dia seguinte. Ele só começou a recuperar a memória 10 dias depois de desaparecido, quando estava em São Mateus, no Espírito Santo. “Ele pode ter caído em uma depressão profunda. Ele pode ter tido a ideia de sumir por um tempo, mas nesse intervalo a depressão muito forte pode ter causado a perda da memória”, afirma o neurologista Eduardo Carlos.

Atualmente, o empresário passa por uma bateria de exames para diagnosticar qual tipo de amnésia ele poderia ter tido. Ele é supervisionado por dois neurologistas e dois psiquiatras. O pai do empresário, Demival Vasques, é neurologista e também acompanha os exames do filho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário