quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Meu censor Tomaraquecaia, o Tonho da Lua, em fuga pelo Centro do RJ com a turba no encalço








Como não posso estampar o nome do meu censor por aqui vamos substantivá-lo de Tonho da Lua Tomaraquecaia...

Pôs bueno...

O fato que passo a narrar ocorreu cerca de 15 dias passados e completamente real muito embora eu não tenho a precisão correta dos diálogos mas no cômputo geral é fidedigno...

Vamos ao relato...


Uma senhora que lembra a simpática Tia Anastácia do Sítio do Pica Pau Amarelo, muito embora tenha silhueta próxima a uma Camila Pitanga, digamos assim, caminha pelo Centro do Rio de Janeiro...

13 horas da tarde...

Eis que de repente, não mais do que de repente, nossa Anastácia Pitanga fica na frente de ninguém mais, ninguém menos, que o próprio Tonho da Lua Tomaraquecaia...

- Senhor deputado federal Tomaraquecaia, que surpresa estar na sua presença!

- A senhora me reconheceu, isto me deixa lisonjeado.

- Já votei no senhor!

- Agradeço muito, este carinho e reconhecimento das nossas bases que nos recompensa por entregarmos nossa vida em prol da população do Rio de Janeiro e do Brasil!

- Acho que não adiantou muito meu voto, o senhor não se reelegeu mas ganhou cargo de sub secretário de Direitos Humanos.

- A senhora sabe tudo mesmo da minha trajetória.

- Sei também que o senhor é tio do ASSASSINO da minha sobrinha Joanna Marcenal chamado André Rodrigues Marins!

- A senhora dele estar enganada, não sei do que a senhora está falando!

- DO ASSASSINO DA MINHA SOBRINHA JOANNA MARCENAL!

Começou a juntar gente...

Anastácia Pitanga tava nem aí para a Hora do Brasil...

Virou barraco...

Parecia cena inspirada do Woody Allen, associado ao non sense do Scorcese concatenado aos devaneios do Almodovar dirigido pelo enfurecido meu ex-amigo do peito Gerald Thomas...

Só que era real...

Em pleno centro nervoso carioca...

As pessoas começaram a repetir ASSASSINO, ASSASSINO sem entender muito que aquele empaletozado era apenas o tio do ASSASSINO...

A coisa desandou e o Tomaraquecaia teve que sair em disparada apesar da artrose, bico de papagaio, espasmos de esquecimento e dormência do lado esquerdo do peito...

Os camelôs desmontaram barracas imaginando o rápa...

Seguranças de lojas tentavam passar uma rasteira para o intrépido fugídio se esborrachar nas pedras portuguesas...

Um bundalelê...

Uma senhora gritava apontando:

- É o de paletó preto, é o de paletó preto!

O Tomaraquecaia sumiu tão rápido que parecia favorito do meeting do Grande Prêmio Brasil do Joquey Clube...

Pela direção que passou feito uma mistura de Usain Bolt com Mark Spitz depois de uma tarde tragando skank, deve ter se refugiado na Confeitaria Colombo...

Já Anastácia Pitanga teve que ser acudida numa outra Confeitaria que fica na Uruguaiana com Sete de Setembro enquanto aguardava o SAMU e sua família para resgatar minha heroína...

Deviam ter enviado o Exército, a Aeronáutica, Fuzileiros Navais, o Bope, os Dragões da Independência...

Uma cena destas é antológica...

Anastácia Pitanga, se porventura solteira, queira aceitar meu convite de noivado...

Caso com você semana que vem...

Esta Anastácia Pitanga é maravilhosa...

E ainda me vêem vocês me chamando indevidamente de 'Coragem', por favor parem com isto...

Perto da postura da Anastácia Pitanga sou um frouxo...

Ao ver a aguerrida Germana...


A Regina...

A incansável Cristiane...

A gente se emociona...

Estas mulheres...




Jorge Schweitzer



PS: Pessoal somente citei algumas mulheres que lembrei de pronto; mas todas são fundamentais no Caso Joanna... Se alguma ficar com ciúmes basta me ligar que me desculpo de viva voz...
















12 comentários:

  1. Eu costumo estar no Centro e lamento ter perdido essa oportunidade.
    Confesso que não paro para ver tumulto, batida de carro e coisas do gênero, mas nessa hora saia do salto tranquilamente.
    Lamentável ter perdido o barraco e não ter participado do mesmo.
    Como diriam meus jovens: Cena bizarra!

    ResponderExcluir
  2. Lembrando do saudoso Nelson Rodrigues:

    "Nada nos humilha mais do que a coragem alheia."

    ResponderExcluir
  3. Só faltou ela perguntar se ele sabia com quem ele estava falando.Com uma Tia INDIGNADA, com uma Tia REVOLTADA, com uma Tia que não vai se CANSAR de gritar por sua SOBRINHA aqui na terra. É a revolta dos sem JUSTIÇA!

    ResponderExcluir
  4. HAHAHAHAHAHAHAHA
    ACHO QUE A PARTIR DESSE ACONTECIMENTO ELES VÃO SE ARREPENDER DE TER NASCIDO!!!
    HAHAHAHAHAHAHA
    NÃO ENTENDIA COMO ESSES VERMES SE DESLOCAVAM SEM MEDO, SEM VERGONHA... AGORA SIM!!!
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    SERÁ QUE ELES VÃO PROCESSAR TODOS OS CARIOCAS???
    JANAÍNA VALLE

    ResponderExcluir
  5. Ai, ai, eu queria morar no RIO (só diante de uma situação dessas). Merecia uma enorme platéia. Essa é a marca registrada que essa 'raça' de assassinos diretos e indiretos de Joanna terão que carregar pelo resto da vida.
    Janice Clezar (SC)

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela lembrança!!Rí muito, pois a cena ia passando em minha mente!! É o que sempre falo por aqui, os olhos de Deus estão em todos os lugares. E o do povo também! Tendo uma chance .... olha nós lá!!!!!! Só lamento não estar por perto para egrossar o coro!! rsrsrs Um mais um é sempre mais do que dois! Somos muito mais do que eles pensam.

    ResponderExcluir
  7. Sou obrigado a contrariar uma leitora do blog. Sempre que usamos a palavra "deus" talvez fosse bom tentar tirar a prova do que se estah falando.

    "os olhos de Deus estao em todos os lugares".

    Bom, entao "ele" faz vistas grossas pra criançada. Sao tantos e tantos e tantos inocentes mirins padecendo nessa Terra de uma forma tao cruel. Se o sujeito estiver olhando...eh miope.

    Com relaçao ao povo...puts...a unica coisa que VISAO e POVO me lembram quanto estao juntos eh uma passagem do Ensaio sobre a Cegueira do Saramago: uma enorme e gigantesca luta de cegos no meio da merda. Um cego se atracando com o outro, tudo no meio das fezes deles mesmoz.

    Desculpe o "tom" negativo da minha mensagem. Nao eh nada pessoal. Mas eh ateh otimista se compararmos como vamos ficar daqui a pouco (digo os que acompanham o caso Joanna)...Conspiraçao sim...total e nojenta...

    Ainda espero estar errado...

    Otavio

    ResponderExcluir
  8. Jorge,

    Não sei se rio ou se choro.

    Desde ontem estou numa grande tristeza , sentindo uma total descrença e desesperança na justiça do nosso corrupto Brasil.

    Hoje,leio seu texto.Uma delícia em todos os sentidos. Nova energia surge para me abastecer e me fortalecer para juntos lutarmos para que a justiça seja feita para nossa Joaninha .

    Quanto à nossa Heroína Anastácia Pitanga foi perfeita! Lavei a minha alma! Pagava para estar lá engrossando o coro.

    Em relação ao empaletozado Tonho da Lua Tomaraquecaia só ele ainda não percebeu que a máscara caiu .

    Agora eu choro de tanto rir!

    Obrigada!

    Isabel

    ResponderExcluir
  9. Jorge,

    Não sei se rio ou se choro.

    Desde ontem estou numa grande tristeza , sentindo uma total descrença e desesperança na justiça do nosso corrupto Brasil.

    Hoje,leio seu texto.Uma delícia em todos os sentidos. Nova energia surge para me abastecer e me fortalecer para juntos lutarmos para que a justiça seja feita para nossa Joaninha .

    Quanto à nossa Heroína Anastácia Pitanga foi perfeita! Lavei a minha alma! Pagava para estar lá engrossando o coro.

    Em relação ao empaletozado Tonho da Lua Tomaraquecaia só ele ainda não percebeu que a máscara caiu .

    Agora eu choro de tanto rir!

    Obrigada!

    Isabel

    ResponderExcluir
  10. Dona Pitanga Coragem, sou sua fã.

    ResponderExcluir
  11. Estou tentando depoimento da própria Anastácia Pitanga para acrescentar algum detalhe que eu tenha pulado...

    Esqueci de dizer que teve um "PEGA, PEGA, PEGA, LINCHA".

    Por estas e outras que duvido que o André Marins dê sopa por aí...

    Dei plantão dois dias seguidos em frente ao Forum revezando as portarias entre 11h e 13 horas e não vi o Dedeca entrar, só se desceu de helicóptero (apesar do heliporto fechado e ele duro feito cocô no sol) ou está usando carro filmado para entrar pela garagem...

    Estive até em frente a VEP e acho que ele está mesmo dando expediente na seção dos 'di menor' que eu não localizei.

    JS

    ResponderExcluir
  12. Otávio, infelizmente nem todos entendem.

    ResponderExcluir