domingo, 28 de agosto de 2011

Descarrilhamento do bonde de Santa Teresa: 5 mortos e 54 feridos













Trecho de rua em Santa Teresa segue interditado para perícia de bonde
Trânsito da Rua Joaquim Murtinho está sendo desviado para outras 2 vias.
Acidente no Centro do Rio no sábado deixou 5 mortos e mais de 50 feridos.

Do G1 RJ

Perícia em bonde de Santa Teresa que descarrilou
e matou 5 pessoas foi iniciada às 6h deste
domingo (28) (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)O trecho da Rua Joaquim Murtinho, na altura da Rua Francisco Muratori, em Santa Teresa, no Centro do Rio, permanece interditado neste domingo (28) para a realização da perícia do bonde que descarrilou e tombou no sábado (27), deixando cinco mortos e mais de 50 feridos.

De acordo com o Centro de Operações Rio, o trânsito no local está sendo desviado da Rua Francisco Muratori para a Rua Silvio Romero, e da Rua Almirante Alexandrino para a Rua Dias de Barros.

Segundo a polícia, um caminhão munck - que é capaz de erguer objetos muito pesados - segue para o local para desvirar o bonde, dando continuidade à perícia das equipes do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), iniciada por volta das 6h deste domingo (28).

Depois dessa fase, o bonde será transportado por outro caminhão para a garagem, onde continuará a ser periciado. Ainda segundo a polícia, a perícia deve continuar a ser feita também na segunda-feira (29). Já o laudo deve sair em 30 dias.

'Foi trágédia anunciada', diz líder de moradores

"O que aconteceu aqui foi uma tragédia anunciada", afirmou na manhã deste domingo (28) Elzbieta Mitkiewicz, presidente da Associação de Moradores de Santa Teresa (Amast), sobre o acidente de sábado (27). "Estamos cobrando do Ministério Público e do governo, mas parece que todo mundo está surdo".

Elzbieta contou que a associação de moradores enviou vários e-mails em fevereiro deste ano para a empresa responsável falando sobre problemas nos bondes, mas nada foi feito. "Desde 2008 o governo do Rio foi condenado a recuperar todo o sistema de bondes de Santa Teresa - que inclui rede aérea, trilhos, gradis e 14 bondes -, chegou a recorrer e perdeu, mas até agora nada foi feito", afirmou.

Procurado pelo G1, o governo do RJ informou que só vai se pronunciar oficialmente na segunda-feira (29) sobre o caso, mas afirmou que o trecho onde ocorreu o acidente de sábado "estava reformado e a rede aérea, recuperada".


Um pano preto foi colocado por moradores no alto do muro em frente ao local do acidente com o bonde de Santa Teresa para marcar o luto pela morte de cinco pessoas (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)A presidente da associação de moradores de Santa Teresa afirmou ainda que após o acidente, os funcionários da empresa que administra o bonde estão preocupados. "Soube ontem à noite, conversando com os funcionários, que há cerca de 10 dias foi trocada a sapata de freio do bonde que se acidentou e que eles estão muito preoucpados com essa troca", contou Elzbieta, acrescentando que atualmente apenas três dos 14 bondes existentes estão em circulação no bairro. "Com isso, as filas ficam quilométricas e os bondes ficam superlotados. A espera em média é de uma hora pelo bonde. Adorava andar de bonde, mas desisti por causa disso".

Representantes da Agetransp, agência reguladora de transportes, do Crea-RJ e da empresa que administra o bonde de Santa Teresa também estão no local acompanhando a perícia.

Moradores colocaram um pano preto no alto do muro que fica em frente ao local onde ocorreu o acidente para marcar o luto pela morte de cinco pessoas no descarrilamento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário