sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Detran - Setor de Exames Médicos e Psicológicos gratuitos, uma ilha de excelência no setor público

.


.


Você sabia que taxista somente paga o Duda e os outros exames médico e psicológico é grátis?

Pois é, basta se dirigir ao setor 4 do prédio do Detran na Presidente Vargas com Avenida Passos...

Nesta condição também se incluem deficientes físicos; motoristas de coletivos; PMs; Bombeiros; Policiais Civis, etc...

Estive por lá para renovação da minha CNH...

Me preparei para adentrar o inferno do serviço público...

Fui surpreendido...

Do primeiro guiche até o final do atendimento posso tranquilamente dar nota dez, com louvor para o setor inteiro...

Parece uma ilha de excelência que outros setores deveriam se mirar...

E olhem que sou um chato juramentado...

Fui fotografado e a moça tentou várias formas para me deixar melhor no retrato, embora impossível...

Não teve burocracia travando o desenrolar com aquelas picuinhas chatas de órgão público...

Foi tudo rápido, ágil e gentil...

Realizei exame médico e me preparei para o psicoteste...

Daí travou, já que a quantidade de candidatos é maior que a capacidade de atendimento de uma sala única onde só acomodam-se 15 pessoas por avaliação...

Fui informado que o teste seria daqui 15 dias...

Pegou...

Minha carteira já havia expirado validade e aguardar meio mês seria desastroso...

Pedi para falar com o diretor do DETRAN - imaginem - ou com serviço de reclamações...

Fui encaminhado a Ouvidoria....

Mas, parenteses, eu mesmo que fui relapso tal um Aécio Neves já que após data limite da carteira ainda resta mais um mes inteiro de tolerância exatamente para acertarmos nossa vida...

A culpa era minha, porém argumentei que deveria haver alguma prioridade nestes casos de omissos quanto eu...

Me aconselharam retornar ao setor de psicotestes para saber da possibilidade de alguma desistência...

Voltei por lá, com aquela cara de pidão armada, e conversei com a chefe do setor Dra. Maria já preparado para me deparar com uma senhora sisuda irredutível...

Fui desarmado ao dar de cara com Dra Maria, uma senhora solícita e atenciosa...

Me prontifiquei retornar todos dias e horários de exames para checar se havia alguém que faltasse já que eu dependia disto para não ficar com o táxi parado...

No dia seguinte lá estava eu as 8 horas da manhã...

Não havia nenhuma desistência e todos 15 candidatos entraram na sala...

Dancei?

Não!

Dra. Maria mandou colocar mais uma cadeira na sala para me atender...

Conversei com a psicóloga na pré entrevista antes dos testes e disse que eu poderia sentar na sua mesa da sala...

Fiquei impressionado com a disposição de todas pessoas do setor em me ajudar...

Me senti na Suiça...

Não foi somente uma atitude gentil e isolada da Dra. Maria, mas todas as pessoas que ela coordena estão imbuídos por esta sinergia do bem...

A gente tem obrigação de elogiar este tipo de atitude, presteza e eficiência de servidores públicos anónimos que compreendem a noção ampla de suas funções...

Lógico que ninguém pode confiar neste episódio para cobrar agilidade além do que o setor comporta...

Mas, certamente, todos por lá lhe atenderão até onde possível...

Dra. Maria das Graças - e equipe - é o símbolo da excelência que o Detran persegue...

O Detran deveria xerocar esta mensagem e colar em cada andar da instituição e em todas viaturas...

Parabéns!



Jorge Schweitzer
.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário