terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Doze Minutos...

.





Só acontece comigo...

Fujo, me escondo, esquivo...

Nada...

15h 30min de ontem...

O transito estava um inferno na frente do Asa Branca na Lapa...

Um mendiga seminua sentada de costas no sentido contrário dos carros no meio da via direção Glória...

Passo por ela...

Xingo...

Ela deita no asfalto e cruza as pernas...

Cacete...

Os carros freiam quase antes de atropelarem a mendiga...

A coisa vai ficando perigosa...

Do outro lado da rua, na calçada dos Arcos da Lapa, existe uma patrulha da PM baseada que não está por lá...

Cacete...

Eu não tenho nada a ver com isto, não tenho nada a ver com isto, não tenho nada a ver com isto...

Repito mil vezes para mim mesmo quase como numa infindável ave maria de novena...

Fico olhando pelo retrovisor a confusão...

Um anjo capeta dos infernos espeta meu cerebelo:

E se nos jornais de amanhã descobrir que a tal desgraçada foi atropelada e morta?!

Estaciono na esquina da Rua Mosqueira em frente a Sala Cecilia Meireles...

Retorno caminhando até a mendiga suicida no quarteirão anterior...

Seguro seus dois braços na altura dos cotovelos e puxo até o meio fio...

Ela consegue soltar o braço direito e tenta se desencilhar...

Rogo para que a multidão que assiste a cena me ajude...

Nada, ninguém...

Fico com medo das suas unhas sujas...

Imagino todas doenças que meu preconceito consideram plausíveis...

Não havia mais como voltar atrás...

O trãnsito anda...

Alguns imbecis da platéia dos indolentes me aplaudem...

Tento negociar com minha vítima de todos nós:

- Te dou 2 reais para voce beber uma birita e não voltar a sentar no meio da rua...

Ela balança a cabeça enquanto levanta a camiseta surrada e me mostra os peitos murchos rindo da minha cara...

Mostro a nota de dois reais...

Ela reclama:

- Caralho, puta que pariu, pensei que era 12; quero doze 'real' ou nada feito...

Enfio minha nota de dois de volta ao bolso e parto embora ainda escutando 'volta aqui'...

Na próximo passo batido...

Sou bonzinho idiota mas não sou Madre Teresa de Calcutá...

Estou ficando de saco cheio...

Qualquer dia aprendo...

Juro que aprendo...

É assim mesmo...

Na hora fiquei puto mas fiz o que me pareceu necessário para não me tornar um insone refém dos demonios da culpa...

Oferendo tudo que tenho:

Um abraço, proteção e somente dois reais...

Quando resolvo dormir demoro somente dois minutos para pegar no sono...

Jamais doze...




Jorge Schweitzer














Um comentário:

  1. JORGE,vc lembrada GORETE DO PÂNICO ? quando ela era feia, fizeram um teste, ela parada na rua com pneu de carro furado, levou mais de 20 minutos pra reçeber ajuda, depois de bonita não demorou nada.

    é por ai, se uma gostosinha cai na rua, ja vem um monte ajudar.

    ResponderExcluir