terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dilma Rousseff hoje nos 90 anos da Folha de SP: "todos devemos preferir os sons das vozes criticas ao silêncios das ditaduras"...


.
.
Em tempo, meu blog está sob censura prévia por solicitação de político do PT, partido da presidenta... Nesta semana enviarei a informação para a própria presidenta Dilma Rousseff... Jorge Schweitzer


.







Do G1, em São Paulo


A presidente da República, Dilma Rousseff, defendeu nesta segunda-feira (21), durante a comemoração dos 90 anos do jornal “Folha de S.Paulo”, a liberdade de imprensa. “Uma imprensa plural e investigativa é imprescindível para um país como o nosso. Um governo deve saber conviver com as críticas dos jornais para saber conviver com a democracia”, disse a presidente.

Dilma encerrou os discursos na cerimônia, que ocorreu na Sala São Paulo, na capital paulista. Ela chegou por volta de 21h, e alguns minutos depois o evento começou.

A presidente relembrou o período da ditadura, no qual chegou a ser presa, e afirmou que o país precisa “conviver de forma civilizada” com a liberdade de opinião.

“Quando saímos da ditadura, consagramos a liberdade de imprensa e rompemos com aquele passado, que tornou a censura pilar de atividade que afetou profundamente a imprensa brasileira. (...) O amadurecimento da consciência cívica faz com que tenhamos que conviver civilizadamente com diferentes opiniões. Ao comemorar os 90 anos do jornal, estamos celebrando a liberdade de imprensa no Brasil. (...) Reafirmo, nos 90 anos da ‘Folha de S.Paulo’, meu compromisso inabalável com a garantia plena das liberdades democráticas, entre elas, a liberdade de expressão.”

Ela encerrou o discurso, de cerca de 10 minutos, novamente falando da época da ditadura: “Reitero sempre que, no Brasil de hoje, nesse Brasil com democracia tão nova, todos devemos preferir os sons das vozes criticas ao silêncios das ditaduras.”

Outros presentes
Além da presidente, diversas autoridades compareceram ao evento, como o vice-presidente Michel Temer, o presidente do Senado, José Sarney, o ex-presidente e senador Fernando Collor (PTB-AL), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB-SP), o atual governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), além de vários políticos e empresários.

Alckmin falou antes de Dilma e também defendeu a liberdade de imprensa: ”Nem sempre as relações entre imprensa e poder são harmoniosas. Que seja esse um bom conflito, a divergência dentro da convergência maior, a imprensa tem que ser livre. A expressão imprensa livre deveria ser considerada um pleonasmo. Imprensa só é se for livre.”

Antes da presidente e do governador de São Paulo, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM-SP), também discursou. Uma falha técnica na transmissão do evento impediu que a imprensa acompanhasse o teor do discurso. Os jornalistas estavam acompanhando de telão, quando a transmissão foi cortada. Depois, a imprensa foi liberada para entrar na sala do evento, mas Kassab já estava encerrando sua fala.

A abertura da cerimônia se deu com o discurso de representantes de diversas religiões discursando. A Orquestra Sinfônica de São Paulo encerrou o evento com uma apresentação.












7 comentários:

  1. Do discurso para a ação existe um abismo que nem sempre os políticos conseguem transpor. Defender a liberdade de imprensa em início de mandato com o confete e a serpentina da eleição ainda sobre o colarinho é bastante fácil. Quero ver como reagirão os "companheiros" quando a coisa apertar e os escândalos (coisa tão comum à gestão petista) começarem a pulular na mídia.

    ResponderExcluir
  2. Entre a Dilma e o Alckmin na foto: Dr. Hollywood???

    ResponderExcluir
  3. "Um governo deve saber conviver com as críticas dos jornais para ter um compromisso real com a democracia. Porque a democracia exige esse contraditório", disse Dilma.


    Ainda no discurso, a presidenta afirmou que as críticas dos veículos de comunicação devem ser aceitas "mesmo quando são irritantes, mesmo quando nos atingem, mesmo quando nos afetam".

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa nao ficou bem clara: O que ele alegou para censurar seu blog?

    ResponderExcluir
  5. Não era bem esse o discurso de José Dirceu em setembro do ano passado, quando soltou a pérola: “o problema no Brasil é o monopólio das grandes mídias, o excesso de liberdade e do direito de expressão e da imprensa”.

    Idem para as bravatas de Franklin Martins no mesmo período.

    Ou os dois estão fora do partido ou o discurso de Dilma não tem lastro.

    ResponderExcluir
  6. ou será esta liberdade só vale para os jornais, ja que na net podem censurar e a maioria do povo nem fica sabendo ?

    ResponderExcluir
  7. Olha só anônimo das 16:28;

    Alegou tudo o que todos alegam; que não fez nada do que está declarado em juízo; que estou o difamando; que ele é um homem de bem; blá-blá-blá...

    Você conhece os políticos, meu caro anonimo...

    Não foi em razão de palavreado chulo ou imagens imorais...

    Tradução: censura mesmo...

    Mais eu acho que ainda não devo falar...

    Mas, dentro em breve todos saberão com toda variação de detalhes possíveis...

    Se ele tiver um mínimo de discernimento retira a censura e me pede desculpas...

    Caso contrário estará acabado para a política depois que tudo isto passar...

    JS

    ResponderExcluir