sábado, 23 de abril de 2016

Marcio José Mendonça Machado, presidente demitido (após desabamento da Ciclovia da Niemeyer) da Fundação GEORIO é fotógrafo









Portal do Servidor RJ
“Ser servidor da GEORIO representa ‘tudo’ na minha carreira”

16/12/2013 04:00:00
Desde 1983 na prefeitura, quando entrou para estagiar na GEORIO, ainda como estudante de engenharia civil, Marcio tem vivido muitas realizações. Três anos depois de estar no município, já passou a ocupar o cargo de Diretor de Divisão até 1992, quando, no ano seguinte, foi promovido a Gerente de Obras, cargo que exerceu por 8 anos. Daí, passou a Diretor de Obras e finalmente presidente da GEORIO. 

Uma carreira única, coerente e bem sucedida, que o realiza até hoje. "Em termos profissionais, fiz minha carreira no serviço público e somente na GEORIO. Tudo que aprendi devo à instituição e às pessoas que passaram e ainda estão por lá. Seus quadros técnico-administrativos sempre foram de excelência. É difícil achar uma pessoa que não se adapte e não goste de trabalhar lá", revela Marcio José, que tem tido a chance de vivenciar, através do órgão, momentos importantes na sua trajetória até aqui.

"Participei intensamente das grandes chuvas registradas na cidade nos anos de 1988, 1996 e 2010, que marcaram a cidade no cenário dos grandes desastres naturais ocorridos no Brasil", diz Marcio. Por conta disso, sempre esteve envolvido com projetos imprescindíveis para a cidade. "Dentre os mais recentes, posso destacar a execução do inédito Plano de Gestão de Risco do Município do Rio de Janeiro, iniciado após as chuvas de 2010. Por meio dele, a cidade passou a conhecer melhor as áreas de alto risco, implantar um sistema de alarme sonoro, diagnosticar e executar as obras necessárias à eliminação do risco", relata o presidente da Fundação, que faz questão de lembrar: "hoje a GEORIO está sendo reconhecida nacional e internacionalmente pela sua expertise técnica e operacional, com investimentos recordes".

E como a carreira do presidente da GEORIO é movida a grandes desafios, novos projetos já o esperam no ano que vem. O Novo Joá e a ciclovia da Avenida Niemeyer são alguns deles. "Prometem deixar um legado fantástico para a cidade do Rio", revela.

Para além de todas essas realizações, o engenheiro Marcio José tem um hobby que também o realiza muito: a fotografia. Principalmente a que retrata a cidade. "Tudo começou quando passei a fazer voos acompanhando o fotógrafo Ari Maciel para fotografar as obras nas encostas, por volta dos anos 80. Dali surgiu o meu maior hobby que foi aperfeiçoado com cursos, expedições fotográficas, exposições e tudo mais relacionado à fotografia. Hoje devo ter mais de 50 mil fotos digitais. O RIO visto do alto é deslumbrante, um sonho para qualquer fotógrafo", conta com prazer Marcio.

Um profissional tão inspirado assim, vale a pena conhecer.

Mandou Bem

1. O que você mais gosta na cidade?
Das belezas naturais e de sua gente.

2. E o Rio que prefere esquecer?
Das tragédias naturais.

3. Qual é a música que tem a cara do Rio?
São duas: Samba do Avião e Cariocas.

4. O fim de semana é bom para...
Atualmente, descansar ou fazer um programa cultural.

5. O que está faltando na cidade?
Alguns cariocas valorizarem e respeitarem mais a sua cidade.

6. E o que você acha que está bom?
Esse momento transformador que a cidade está vivendo.

7. Literatura, cinema, show ou teatro?
Todos fazem parte do meu cardápio cultural, acrescento ainda exposições, principalmente as fotográficas.

8. Qual é o prato que não pode faltar?
Carne vermelha e frutos do mar.

9. Onde o Rio é mais bonito?
Do alto das suas encostas.

10. Servidor feliz é...
Ser reconhecido profissionalmente com uma remuneração digna.


http://www.rio.rj.gov.br/web/portaldoservidor/exibeconteudo?id=4504506





PS: Resta ao sr. Marcio Machado responder razão de tantos aditivos multiplicados por oito para conclusão em seis meses atrasada da obra que ruiu... Pedir demissão é confissão de culpa... Correto seria encarar o erro e responder pelos equívocos... JS



Nenhum comentário:

Postar um comentário