domingo, 10 de abril de 2016

Morre Naum Alves de Souza, aos 73 anos, em SP









Artista teve destaque em teatro, televisão, cinema, ópera e balé.
Velório acontece no Cemitério Gethsêmani, em São Paulo.


Do G1, em São Paulo


O dramaturgo Naum Alves de Souza morreu neste sábado (10), em São Paulo, aos 73 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Nascido em Pirajuí, no interior de São Paulo, ele também teve destaque como artista plástico, figurinista, cenógrafo e professor.

Naum contribuiu para a formação de vários artistas com a fundação do Pod Minoga Studio, em 1972, grupo experimental de teatro que incorporava novas linguagens como as do circo, teatro de revista, ópera, cinema e rádio.

Entre suas obras estão as peças "A Maratona", "No Natal a Gente Vem Te Buscar", "Aurora da Minha Vida" e "Um Beijo, um Abraço, um Aperto de Mão".

O velório ocorre no Cemitério Gethsêmani, em São Paulo, a partir das 9h, e o sepultamento está marcado para 17h.


Artistas lamentam


Vários artistas lamentaram a morte de Naum Alves de Souza, como os atores Juca de Oliveira, e Dionísio Neto, o cantor e apresentador Léo Jaime e a cartunista Laerte.

"Além de ter uma grande admiração por ele, pelas suas obras, desde "Aurora da minha vida", todas as suas peças, que traziam um novo enfoque do homem brasileiro, do homem do campo, a sua literatura profundamente romântica, poética, excepcionalmente bem feita, eu tive contato com o grande diretor que foi o Naum", disse Juca de Oliveira à GloboNews.

Juca de Oliveira completou: "Foi um excepcional diretor do teatro que influenciou os novos diretores. Ele encenou comigo a minha peça "A flor do meu bem querer", no teatro Cultura Artística dm São Paulo, que foi um dos maiores sucessos da minha carreira como dramaturgo. Eu suponho que o resultado se deve à excepcional visão do grande diretor Naum, que deixa uma lacuna enorme e que é realmente uma perda terrível para o teatro".

"Neste dia em que grandes artistas das verdadeiras artes cênicas nos deixaram, eu passei filmando a última cena de um curta. Dedico meu dia a você Phedra e a você Naum. Obrigado por cada sorriso que sorrimos juntos", escreveu Dionísio Neto no Twitter, lembrando também a morte da atriz Phedra de Córdoba.

"Contribuição enorme para nossos palcos. Obrigado, Naum", escreveu Leo Jaime no Twitter.

Marcelo Médici lamentou as mortes Flavio Guarnieri, Phedra de Cordoba e Naum Alves de Souza na mesma semana.

"Naum Alves de Souza, querido. Muito querido", escreveu Laerte.

"Naum Alves de Souza é quase sempre lembrado pelo seu trabalho como dramaturgo. Também diretor... Mas uma curiosidade que testemunha as muitas habilidades que esse homem de teatro dominava: é dele a direção de arte, cenografia e figurinos no 'Macunaíma' de Antunes Filho, um marco do Teatro Brasileiro", escreveu no Facebook o dramaturgo René Piazentin.





Nenhum comentário:

Postar um comentário