quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Jorge Schweitzer está a venda! Quem dá mais?














(texto escrito as três horas da manhã do dia 06/setembro/2011)



De antemão aviso que não valho nada...


Não tenho amigos...


Nenhum...


Todos fogem assombrados...


Me consideram um panfletário a pregar no deserto...


Meus discursos são inócuos...


Os ecos se perdem nas montanhas e nas selvas duras...


Ontem pedi socorro...


Após encontrar três famílias com suas crianças perdidas ao lado do prédio da Favela da Manchete agora retomada por Ordem Judicial...


Fotografei o local e enviei para quem poderia repercutir além de postar no Táxi em Movimento...


Voltei a trabalhar acreditando que eu seria atendido e minutos após estas famílias seriam amparadas pelo Serviço Social da Prefeitura do Rio de Janeiro ao tomarem conhecimento...


Sabem o que aconteceu?


Nada!


Algumas outras vezes aconteceu o mesmo fenômeno do silencio incompreensível como quando uma família se dirigiu ao IML para cobrar laudo da morte de uma criança...


Notícias ótimas são de mortes por atacado e não dramas isolados no varejo...


Logo após receberei enxurrada de explicações a consertar novamente...


Não importa...


Ontem...


Eu sozinho...


Fui responsável por algumas famílias miseráveis passarem esta próxima madrugada na rua enquanto todos nós dormimos em nossos edredons com cheiro de amaciante...


Se soubesse que desprezariam meus recados teria tentado outras alternativas...


Não fiz, confiei...


Como sempre insisto em confiar que numa véspera de feriado não estariam enchendo o porta-malas de seus automóveis luxuosos para saborearem o conforto de suas casas de praia ou da serra...


Ou no check-in de algum aeroporto em translado para seus paraísos...


Sequer utilizaram o blackberry - como sempre me respondem de pronto - para extrair toda esperança da alma dos desvalidos...


Mas, eu sou o culpado...


Sozinho...


Se ocorresse de uma única baleia encalhada eu conseguiria mobilizar a mídia inteira do país, mais o NYT, o Le Monde e toda população do Rio de Janeiro para se fingirem de guardiães a salvar o mamífero parrudo...


Se fossem três lindos pinguins da Antártida chegaria metade do contingente da Defesa Civil para sair bem na foto...


Se fosse uma família de brancos endinheirados do Leblon que perderam a fortuna em cassinos ou equivocados ao apostar na Bolsa e acabaram debaixo dos viadutos do Gasômetro apareceria o Fantástico disputando com o Domingo Espetacular a matéria...


Negros, pobres e ferrados já não constrangem comoção humana...


Pertencem ao imaginário que pobres se acostumaram com a crueldade do desconforto...


E pronto...


Eu queria somente que les misérables da Frei Caneca experimentassem apenas uma próxima noite inesquecível em que seriam tratados como cidadãos brasileiros numa véspera de nosso feriado de 7 de setembro da Independência do Brasil....


A reproduzirem para seus filhos que há motivos para não perderem a Fé...


Não consegui...


Nesta bosta de país desgraçado de todos poderes dos vagabundos enfatiotados ladrões a indignação deve ser deglutida no fel amargo sem que alguma gota de lágrima exponha nossa repulsa...


Melhor acostumar o olhar ao mondo cane e o olfato às desumanidades fedorentas para não vomitarmos a cada esquina da morte anunciada de todos ideais de igualdade e respeito pelo próximo...


Mas...


Engraçado como estas crianças abandonadas não sentem-se infelizes...


A cada fotografia eu tinha que mostrar no monitor como ficou...


Me abraçavam e riam quase sem acreditar na mágica...


Um deles beijou minha mão e os outros dois repetiram me zoando...


Registrei imagens de seus pais que almoçavam em vasilhas improvisadas e preferi não reproduzir todas fotos por aqui...


Uma senhora sentada sobre um colchão na rua ao lado com único dente no sorriso...


Outra moça na praça em frente em olhar perdido com suas inúmeras bolsas de plástico do Mundial e um fiel cachorro vira latas...


Tal ficção Blade Runner dos fins dos tempos...


A sociedade do cada um por si admirando estufados umbigos a emoldurar a pança forjada nas bandejas forradas por receitas escoladas nos matutinos programas da TV...


Faltou na porta da Favela da Manchete resolutas ONGs oportunistas que só mostram-se quando holofotes espocam a primeira página do dia seguinte...


E...


Um Deus Omnipotente e Onipresente em Triunvirato que só acode em falsos milagres pastores picaretas...


Oh Deus, onde estais, caramba?


Um Deus que só creio como brasão dos ventrílocos vendilhões do Templo a captar dízimos multiplicadores de rebanhos crédulos que a felicidade só nasceu pelas mãos do Criador para afortunados que adornam roupa adequada para adentrarem igrejas encarpetadas; capacidade mental para decorebas de versículos repetidos e holerites que identifiquem dez por cento...


Cansei!


Fim da linha...


Estou a venda...


Por qualquer trinta balas traçando 762 vezes sobre os céus dos acomodados...


Estes sorridentes meninos abandonados serão os próximos soldados...


Quem dá mais?





Jorge Schweitzer






PS: Vencendo minha falta de solidariedade me preparei para passar a noite com eles na frente do Instituto Felix Pacheco ao lado da Favela da Manchete transmitindo on line para meu blog e telefonando para os Bombeiros; PM; Conselho Tutelar - já que existiam crianças desprotegidas - e também para redações de jornais, até àquelas que me odeiam... Coloquei créditos nos celulares; peguei dois cobertores; comprei dez pastéis de queijo; duas Coca-Colas pet e segui para o local... Pela primeira vez na vida eu faria algo real... E... Não foi possível... O destino nunca me permite... Num intervalo de duas horas entre eu ir em casa e retornar já não estavam por lá... Alguém finalmente os acolheu... Ainda bem... Eu seria considerado oportunista pegando carona na desgraceira alheia... Acelero até a Glória e localizo meninos usuários de crack no monumento ao lado da Praça Paris... Ao mostrar o lanche ficam desconfiados com tanta generosidade celestial... - Não tem chumbinho, tio?... - Escolham qualquer pastel que como para vocês confiarem... Um deles mais arrojado... - Se é para morrer, melhor de barriga cheia... Conto que já fotografei alguns deles por ali... - Fotografa agora, tio, a gente comendo... Antes de ir embora deixo meu nome e telefone escrito atrás de um recibo do Táxi em Movimento que um deles guarda no meio dos seus trapos... Juro novamente que esta é a última vez que acabarei fazendo parte das tragédias humanas que narro por aqui... Juro... Na verdade não sou Valjean, sou Javert...






Pouco antes de postar este texto recebi telefonema de uma emissora de TV querendo fazer matéria sobre o caso... Não há mais nada a declarar... O que era para ser falado está acima...





25 comentários:

  1. Vc sabe que vc falou uma coisa certa..hoje me dia baleia...pinguim...cachorro..tem mais valor que gente.Em todo lado é abrigos sendo abertos pra cachorro...gente gastando uma fábula pra pentear e perfumar os bichos...nda contra os cachorros mas vem cá...que inversão de valores é esse? Tá certo que devemos amar todos os seres vivos...mas tratar melhor um cachorro que uma criança esfomeada aí já é demais.To cheia de ver esse ibope todo com bicho e ver criança de 8 anos jogada..fumando ckack; que merda de mundo virou esse.

    ResponderExcluir
  2. nunca desista JORGE, as fotos que fiquem ai mesmo, para amaanhã vbc poder usar, principalmente em epoca eleitoral.

    guarde , pois vc com certeza voltará a usá-las

    ResponderExcluir
  3. vc sabe que deve parar.
    quem não conhece vc não sabe de nada.

    ResponderExcluir
  4. Jorge, milhares de anônimos se espelham e confiam em você. E precisam de você com lucidez, sem destempero. A sensação de solidão pode ser verdadeira, mas a sua missão também é. Tenha calma, respire fundo e comece tudo de novo. Sua luta não é infrutífera.

    ResponderExcluir
  5. Qual seria o preço para notícias sem interesses políticos, pessoais, ou.... Qual seria o preço de sua luta por justiça por Joanna Marcenal...Luta esta que nenhuma mídia tem interesse de comprar ou divulgar... Com se sentiria Cristiane Marcenal? se vc é tão importante nesta luta!!hein Jorge Coragem!!! Qual seria o preço de informações tão rápidas..precisas..polêmicas..divertidas...realistas...Qual seria o preço de chegar no escritório todos os dias e abrir o "Taxi em Movimento" e não encontra-lo mais...Como ficaria minha rotina...
    Qual seria o preço de não poder fazer mais comentários e não me fazer ouvir um pouquinho através de você...QUANTO CUSTA????

    ResponderExcluir
  6. jorge, seu preço é muito alto meu querido, mas, saiba já foi pago por alguem que te ama muito.Esse
    sim é seu verdadeiro amigo.

    abração amigo.

    Ando muito sem tempo, afogada em meio a tantos livros. Mas, sempre que posso entro no taxi pra saber como estás dirigindo.

    Marinalva

    ResponderExcluir
  7. Jorge,
    O dia D está chegando...
    Aguarde!
    Espere o IMPOSSÍVEL!
    Lembremos da música do Lulu santos:
    Como Uma Onda
    Composição: Lulu Santos / Nelson Motta

    Nada do que foi será
    De novo do jeito que já foi um dia
    Tudo passa
    Tudo sempre passará

    A vida vem em ondas
    Como um mar
    Num indo e vindo infinito

    Tudo que se vê não é
    Igual ao que a gente
    Viu há um segundo
    Tudo muda o tempo todo
    No mundo

    Não adianta fugir
    Nem mentir
    Pra si mesmo agora
    Há tanta vida lá fora
    Aqui dentro sempre
    Como uma onda no mar
    Como uma onda no mar
    Como uma onda no mar

    Nada do que foi será
    De novo do jeito
    Que já foi um dia
    Tudo passa
    Tudo sempre passará

    A vida vem em ondas
    Como um mar
    Num indo e vindo infinito

    Tudo que se vê não é
    Igual ao que a gente
    Viu há um segundo
    Tudo muda o tempo todo
    No mundo

    Não adianta fugir
    Nem mentir pra si mesmo agora
    Há tanta vida lá fora
    Aqui dentro sempre

    Como uma onda no mar
    Como uma onda no mar
    Como uma onda no mar
    Como uma onda no mar
    Como uma onda no mar
    Edna Brazil.

    ResponderExcluir
  8. Não sei exatamente o efeito da internet na sociedade.

    Mas sei que quando uma Mara Maravilha vai à público e declara que quem não paga dízimo a deus está roubando deus e que não importa o que o pastor faz com o dinheiro, isso mostra o quanto a internet é necessária e precisa existir para combater esse e tantos outros expoentes de ignorância, mediocridade, injustiça e canalhice que ainda existem aos montes numa sociedade como o Brasil.

    Uma sociedade que abandona suas crianças nas ruas é uma sociedade doente, assim como é doente uma sociedade que aceita a tortura de crianças. Faço muito pouco pela sociedade em que vivo, mas faço alguma coisa sim. De alguma forma as pequenas ações do dia a dia vencerão esse oceano de corrupção, irresponsabilidade e incompetência de pessoas que estão roubando e se aproveitando de todos nós.

    A internet precisa de vozes independentes. Essa é uma ferramenta que os abutres não contavam.

    Otávio

    ResponderExcluir
  9. VC é como Mastercard...
    Tudo pode ser comprado,mas a sua amizade não tem preço!!!!!
    Mãe.

    ResponderExcluir
  10. Jorge,
    A tarde deste dia tirei minha soneca
    como de costume e tive um SONHO: Que
    o Alexandre Nardone tinha tirado o
    seu tempo de cadeia e estva livre, que a justiça estava mudando o seu
    nome e que iria fa zer uma plástica
    no rosto; fiquei muito preocupada,
    angustiada e indignada e nisso me
    veio que ainda tinha a CONCIÊNCIA;
    essa ninguém meteria a mão ou
    APAGARIA. isso me acalmou; saber
    que ele iria leva-la no pensamento
    para o resto da sua VIDA. E nessa
    também a Justiça humana não PODE
    METER a SUA CUMBUCA!
    Bjsssssssssss Tô com MUITA
    SAUDADE...........
    Mais sei que o Teu TAXIEMMOVIMENTO
    está nos trazendo novidade e das
    Quentinhas.
    Edna Brazil.

    ResponderExcluir
  11. Jorge, estou preocupada. Há dias vc não posta mais nada. Entro todos os dias (várias vezes ), e continua sem nada de novo. Vc está doente? O que está acontecendo com vc amigo?

    ResponderExcluir
  12. amigo sai dessa caverna!!!!
    nos estamos aqui fora te esperando

    ResponderExcluir
  13. Edna Brazil,
    A novidade QUENTINHA é que acabou. FIM!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. to preocupada voçe que pensa nao ter amigos de noticias

    ResponderExcluir
  15. Anônimo Imbecil acima,
    Mudou a prosa ,mas o verso continua o mesmo.Se eu fosse vc me preocuparia muito.
    O Jorge não dá ponto sem nó.
    Não se esqueça : SOmos Muitos!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Eu Vi,eu vi,a sela onde André ficou eu vi ,eu vi...nanananana..eu vi ,eu vi.
    No Jornal ,no chão, eu vi,eu vi....
    Nananana eu vi eu vi.
    (cantem ao ritmo de sete anões voltando da mina de ouro)

    ResponderExcluir
  17. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
    Mateus 5, 3-12

    ResponderExcluir
  18. JORGEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE,
    CADÊ VOCÊEEEEEEEEEEEEEEEEEE?????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  19. Querido amigo(permita-me chama´~lo assim)...não sei expressar-me tão bem como tu, não tenho o dom de traduzir em palavras exatas meus sentimentos...o que é uma lástima pq neste mnomento em que as emoçoes se multiplicam e se debatem dentro de mim, gostaria realmente de poder expô-las simples e exatas como tu o fazes. este sentimento que colocas e td tua revolta , é tão quanto semelhante ao meu....peço peço, imploro ,rogo e nada fazem(quem realmente é responsável em fazer) para procurar minha JOANA XAVIER DE SOUZA LISBOA DESAPARECIDA EM 13 03 2011. MEU SENTIMENTO, ALÉM DE IMPOTENCIA É DE INUTILIDADE COMO CIDADÃ, E DEPLORÁVEL COMO MÃE. ENTENDO E MUITO O QUE SENTES AO SER ARAUTO DAS SITUAÇÕES INJUSTAS E ESTA !TROMPETA! SER POR MUITÍSSIMAS VEZES MUDA.... ainda procuro minha filha, já mexi céus e terras, e coNtinuarei fazendo, até que eu saiba, ao menos ,o que aconteceu.Grande abraço, LENORE XAVIER DE SOUZA

    ResponderExcluir
  20. Lenore,

    Neste exato momento estou fazendo mais uma tentativa para repercutir o desaparecimento da sua Joana.

    Uma pessoa deverá entrar em contato.

    Você o identificará com facilidade.

    Me avise!

    Abraço,

    JS

    ResponderExcluir
  21. jorge graças a Deus vc está "Bem" pelo menos respondeu pra mãe da Joana,mais uma mãe aflita.... Volta nosso Amigo sentimos a sua faltaaa!!! Bjus

    ResponderExcluir
  22. Amigo, use o tempo que precisar para refazer-se e lembre: estamos aqui esperando você.
    Um grande abraço
    Janice Clezar

    ResponderExcluir
  23. Hoje o Boechat citou na BandNews FM em rede nacional o telefonema com Lenore, mãe de Joana Xavier de Souza Lisboa...
    Estou solicitando o áudio para reproduzir para vocês...
    JS

    ResponderExcluir
  24. Não se trata de permanecer com os braços cruzados diante do mal e da injustiça, mas de lutar com todos os meios lícitos para promover a justiça e reprimir a injustiça e a violência. A esse esforço, que todos os homens de boa vontade realizam, a fé acrescenta uma ajuda e um apoio de valor inestimável: a certeza de que a vitória final não será da injustiça, nem da prepotência, mas da inocência. Fr. Raniero Cantalamessa, ofmcap - Omelie .

    ResponderExcluir
  25. NEONUTRE.COM disse...

    amigo sai dessa caverna!!!!
    nos estamos aqui fora te esperando

    12 de setembro de 2011 17:25

    que bom tê-lo de volta.

    marinalva

    ResponderExcluir