sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Reynaldo Gianecchini => Infectologista David Uip descarta outras doenças: "Fizemos todos os exames, inclusive de HIV, e deu tudo negativo",




David Uip, médico da equipe do Hospital Sírio Libanês que está cuidando do tratamento de Reynaldo Gianecchini contra o linfoma (tumor maligno no sistema linfático), disse à reportagem de QUEM, nesta sexta-feira (12), que foram realizados todos os tipos de exames e não apenas os que conseguiriam detectar o tipo da doença do ator. "Fizemos todos os exames imagináveis, inclusive HIV, e deu tudo negativo", comentou.

"Por decisão da anatomia patológica (que lida com o diagnóstico da doença), os exames também foram enviados a Harvard (nos Estados Unidos) para abrir a avaliação.

É um procedimento de praxe quando o caso é delicado, não comum, ou de grande repercussão. Por enquanto, acredito que nem no final de semana teremos novidades a respeito disso."

Sobre a disposição do paciente, David Uip garantiu que Gianecchini está bem. "Ele prometeu que iria correr na esteira hoje. Ele correu ontem."

Sobre o caso de câncer na família, (o pai do ator, o professor Reynaldo Cisoto Gianecchini está se tratando de um câncer no fígado desde o início do ano), o médico disse se tratar de uma infeliz coincidência.

"Só uma mulher muito forte para suportar o que está acontecendo com marido e o filho ao mesmo tempo", disse, referindo-se à Dona Heloísa, mãe do ator, que está ao lado do filho "o tempo todo".

A QUEM, a hematologista Yana Novis, que também compõe a equipe que acompanha o ator, explicou que algumas doenças podem levar ao linfoma.

"Não existe uma causa única. Pessoas com doenças que alteram a imunidade e alguns vírus como HTLVI, HIV, EBV, podem ter um papel no aparecimento dos linfomas. Exposição a radiação, pesticidas e solventes também podem ter uma chance aumentada de desenvolver a doença", disse a médica, nesta sexta-feira (12).

O ator teve seu problema detectado logo após uma reação alérgica e inflamatória. "Quimio e radioterapia são contra-indicadas agora. Por enquanto, ele trata uma infecção. Para isso, está tomando antibióticos para curá-lo deste quadro infeccioso. Depois de curar essas infecções, será iniciada a proposta terapêutica", explicou o infectologista David Uip.

Maria Manoela, que contracena com Gianecchini na peça "Cruel", chegou para visitá-lo no início da noite desta sexta-feira (12).


VEJA NA ÍNTEGRA O BOLETIM MÉDICO

"O ator Reynaldo Gianecchini foi internado no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, apresentando aumento dos gânglios na região do pescoço. Após exames iniciais e biópsia, obteve-se o diagnóstico inicial de linfoma não-Hodgkin. Seu estado geral é bom e não há previsão de alta.

O paciente está sendo acompanhado pelas equipes coordenadas pelos professores doutores Yana Novis[hematologista], Raul Cutait [cirurgião gastrointestinal] e David Uip[infectologista]".


“Estou pronto para a luta”

Por meio de um comunicado divulgado pela Central Globo de Comunicação, o ator confirmou o diagnóstico. “Após ser internado com suposto sintoma de faringite, foi diagnosticado um linfoma não-Hodgkin. Estão sendo realizados novos exames para especificação adequada. Estou pronto para a luta e conto com o carinho e amor de todos vocês", diz o ator na nota.

De acordo com o médico David Uip, Gianecchini "pede apoio aos fãs e à sociedade, mas respeitando a sua privacidade". Longe da televisão desde o fim da novela "Passione" em janeiro, o ator se dedicava ao teatro, atuando na peça "Cruel". As apresentações do espetáculo foram canceladas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário