terça-feira, 19 de julho de 2011

Cissa Guimarães fala de um ano sem o filho Rafael

.



Religião

“Primeiro eu acredito numa força maior, acredito em Deus, acho Jesus Cristo bárbaro, nossa, sou fã dele, sou fã do Sidarta, do Buda, sou fã de Nossa Senhora, sou fã de Santa Clara, sou fã de Cosme e Damião, sou fã de Oxum, sou filha dela, adoro Santa Bárbara, enfim, medito, faço meditação budista que me faz muito bem. Eu acho que na realidade você tem que buscar o que consegue fazer a sua energia vibrar de uma maneira boa (...) Mas estou sempre com os meus aqui (no camarim), minha Nossa Senhora, minha Ave Maria e o meu anjo maior de todos agora, que é o meu Rafael”.

Dramaturgia

“Adoraria ter um programa, de repente, de entrevistas. Claro que a dramaturgia fala mais alto, claro que me toca mais, que me emociona mais, que eu me realizo mais, eu sou atriz em primeiro lugar”.

“Eu acho que (a dramaturgia) aumentou mais e eu acho que não só porque pelo que eu passei e que me salvou literalmente, mas eu acho que quando a gente é um artista, cada vez mais aquilo tem uma importância maior na sua vida, cada vez mais você se agarra no trabalho e esse trabalho da gente tem essa função louca, o poder que tem restaurador da vida, é uma pulsão dentro de você, então cada vez você quer mais, quer trabalhar mais”.

Humor

“Você precisa de vitamina C, você precisa comer, você precisa respirar e você precisa rir. Você precisa rir. Rir de você mesmo. Você precisa gargalhar.”

“Acho que é uma condição sine qua non de boa qualidade de vida, acho que é uma condição sine qua non de uma sobrevivência, que foi a minha. É saúde, humor é saúde. A minha qualidade de humor obviamente mudou. (...) Eu sinto que ainda dou umas gargalhadas intensas, mas a quantidade eu sei que diminuiu é óbvio. Nem quero também mais ficar rindo de qualquer coisa. Até nisso o Rafa me ensina, vamos parar de rir também de bobeira, porque é tão bom, é tão importante você rir bem, é que nem os amores, e tão bom que você tenha um amor de qualidade, tão bom que tenha um sexo de qualidade, que tenha um trabalho de qualidade, que vamos gargalhar de coisas que são muito boas e não ficar rindo de qualquer coisinha”.

Família

“O José é uma bênção na minha vida. (...) Ontem até o Pereio (o ator Paulo César Pereio, ex-marido da atriz, com quem ela teve os filhos João Velho e Thomaz) apareceu lá em casa. O Pereio mora em São Paulo, o avô do José, e o José estava lá em casa, então a gente ficou os dois avós, (...) de lá eu fui fazer ioga, ontem eu não gravei, fiquei com o José até por volta de meio dia, ele foi para o colégio e eu fui para a ioga. Você sabe que eu estava fazendo uma postura, quando eu vi eu estava chorando de felicidade. Eu falei "que barato...que barato". Ontem foi um dia que eu fiquei muito feliz. Eu senti uma felicidade que eu não sentia ha muito tempo”.

Skate

“Assim que aconteceu (a morte do filho), foi uma comoção muito grande para todo mundo. E eles (amigos do Rafael) ficaram muito mexidos. Vai fazer um ano agora, mas eu acho que ainda é uma coisa que é estarrecedora pra todo mundo, a maneira como aconteceu”.

“Essa prática de andar de skate no Túnel Acústico já existe há 10 anos, quando o túnel está fechado para manutenção. Com todo o respeito à prefeitura, essa manutenção acontece muito pouco, então o túnel fica fechado e nada acontece. (...) Não existe nenhum lugar no Rio de Janeiro que seja permitida a prática de skate em vias públicas. O skate é um esporte marginalizado”.

“Quando o túnel estiver fechado para a manutenção, que eles sejam fechados mesmo também, porque dessa vez foi o meu filho, mas pode uma vez, se estiver em manutenção, ser com pessoas da CET-Rio, que passe um outro carro louco e mate uma pessoa da CET-Rio que esteja lá limpando o túnel, porque a manutenção continua. E não tinha ninguém tomando conta do túnel pra ele ficar fechado (no dia da morte do filho). Ninguém. Nem da CET-Rio e nem da prefeitura”.



Entrevista concedida ao G1


Um comentário:

  1. Escola de Administração Judiciária - ESAJ

    ATENÇÃO

    15 de Julho - Dia Internacional do Homem -

    A ESAJ parabeniza a todos os homens pelo seu dia!

    Convidamos para participarem de Evento Comemorativo pelo Dia dos Pais, oferecido em parceria com a ABATERJ nos dias 10 e 11/08/11.

    Haverá exposição de telas pintadas por servidores e magistrados nos corredores da ESAJ.


    Consulte as informações referentes aos eventos no link à esquerda.

    Uma pergunta sobre a nota acima:

    Terá a foto do tec. judiciário que torturou e matou a própria filha?

    ResponderExcluir