quarta-feira, 1 de junho de 2011

André Luis Gusmão de Almeida, o Caubói do BBB9, foi morto com tiro pelas costas na nuca dentro da residência do caseiro







Polícia apura se ex-BBB Caubói foi morto em assalto ou por vingança
Comerciante levou tiro na nuca e foi morto pelas costas, diz investigação.
Assassino fugiu após roubar TV de LCD; vítima teria tido desavenças.


Kleber Tomaz e Luciana Bonadio
Do G1 SP

imprimir De acordo com a Polícia Civil em Alumínio, interior de São Paulo, o ex-Big Brother André Luis Gusmão de Almeida, o Caubói, do BBB9, foi morto pelas costas dentro da casa do caseiro da chácara que o comerciante tinha na cidade. Foi o segundo assassinato no município registrado pela polícia neste ano.

O crime ocorreu na madrugada desta quarta-feira (1º) no local onde também funciona o Sushi Bar Rancho do Cowboy, de propriedade da vítima e de sua mulher. Nenhum suspeito do assassinato ainda foi identificado ou preso.

A delegada Luciane Regina Bachir Toledo e o investigador Marcelo Coutinho disseram na tarde desta quarta ao G1 que a vítima levou um tiro na nuca e a bala ficou alojada sob a pele na região do crânio. O projétil deverá ser retirado pelo Instituto Médico Legal [IML] de Sorocaba, onde o corpo do ex-BBB está, para que a perícia do Instituto de Criminalística (IC) possa tentar identificar de qual calibre de arma ele saiu.

“Identificar o calibre da arma será uma informação a mais para tentarmos localizar quem matou a vítima”, disse a delegada Luciane Toledo.

A investigação da delegacia trabalha com duas hipóteses para explicar o assassinato do ex-BBB: que ele tenha sido morto durante um assalto ou por vingança. O criminoso ainda não foi identificado ou preso.

O que reforça a tese do assalto é o fato de que uma TV LCD de 32 polegadas foi roubada. Ela ficava na casa do caseiro, que naquele momento estava desocupada.

“A única certeza que temos é que o comerciante foi morto pelas costas. Resta saber se ele foi surpreendido, se reagiu a um assalto ou se foi executado. Também vamos apurar se ele foi morto por vingança, por exemplo. Vamos apurar tudo isso”, disse o investigador Marcelo Coutinho.

Vingança

A hipótese de que Caubói foi morto por vingança também será checada porque mulher da vítima disse ao investigador que o ex-BBB chegou a ter desavenças com algumas pessoas.

“Vamos ouvir vizinhos que terem se desentendido com o comerciante. Ele chegou a cavar uma vala na rua de terra para impedir que carros fizessem racha e levantassem poeira. Isso teria incomodado parte da vizinhança, mas não acredito que tenha sido motivo para matar alguém”, disse o investigador Marcelo. “Posso adiantar que ninguém da família dele é suspeito pelo crime”.

Também será apurada uma informação não confirmada que o restaurante do casal estaria passando por dificuldades financeiras e que o comerciante teria contraído dívidas. Para isso, a polícia deverá pedir à Justiça as quebras dos sigilos telefônicos e bancários da vítima. Caso sejam aceitas, elas mostraram as grades das ligações feitas e a movimentação financeira de Caubói.

Em relação aos telefonemas, deverá ser solicitado também o rastreamento das ligações para tentar identificar de onde foram feitos os últimos chamados a partir da localização das antenas das ERBs (Estações Rádio Base).

O crime

Para dificultar o trabalho da polícia, a chácara não possui sistema de monitoramento por câmeras de segurança que pudessem gravar alguma movimentação. A única testemunha do crime é a mulher da vítima, que afirmou informalmente à polícia não ter visto nenhum suspeito. Ela disse que os três cachorros do imóvel começaram a latir por volta da 1h50 e Caubói desceu para averiguar.

“Segundo a mulher dele, a vítima não possuía armas na residência e era considerada destemida pelo fato de já ter praticado artes marciais”, disse a delegada Luciane. Apesar de o temperamento de Caubói, que tinha 37 anos, demonstrar uma possibilidade de que ele tenha reagido a um assalto, a investigação não encontrou indícios aparentes de luta corporal na cena do crime.

Ainda, segundo a polícia, a mulher dele, que tem 35 anos, afirmou que pediu para o marido não sair do quarto do casal para sabe o que estava acontecendo com os cães. “Ela contou para mim que pediu para a vítima ficar porque estava muito frio, mas ele não atendeu ao pedido”, disse a delegada Luciane.

De acordo com a investigação, a mulher de Caubói escutou um disparo, chamou pelo marido quatro vezes e como ele não respondeu, resolveu se trancar no quarto. Dentro do imóvel também estavam três filhos do casal. Em seguida, ela telefonou para a Polícia Militar pedindo socorro.

A assessoria de imprensa da PM confirmou o pedido de socorro para atender ocorrência de disparo de arma de fogo. Os policiais militares que foram ao local e encontraram o ex-BBB caído, baleado e ensanguentado. A vítima foi socorrida e levada ao Pronto Socorro de Alumínio.
O criminoso já havia fugido. A mulher disse que não viu o assassino.

Caubói deu entrada em estado gravíssimo ao hospital de Alumínio, onde foi constatado ferimento por arma de fogo na "região occipital direita" (região da nuca). Ele estava inconsciente e com sangramento intenso, sendo levado em seguida ao Hospital Regional de Sorocaba, onde morreu.

Como era madrugada, o caso acabou registrado no plantão da delegacia de Mairinque, mas será investigado em Alumínio.

Portão ficava aberto

O local do crime foi preservado pela PM para que peritos da Polícia Técnico Científica da região de Sorocaba buscassem pistas que possam esclarecer o crime, que foi registrado como homicídio qualificado.

Segundo policiais, o acesso à chácara é fácil. “A mulher da vítima contou que o portão de madeira sempre ficava aberto. Além disso, uma cerca de arame farpado cercava o terreno. Era muito fácil entrar lá. Principalmente à noite, quando é muito escuro porque a iluminação é ruim”, disse a delegada Luciane. "Apesar disso, não são comuns assassinatos aqui na cidade. A região é considerada tranquila. Neste ano é o segundo caso."

O restaurante especializado na culinária japonesa ficava dentro da chácara, que fica na Estrada Ayrton Senna, 1, no bairro da Santa Rita na cidade de Alumínio. O local funcionava nos finais de semana.

Almeida ficou conhecido após participar da nona edição do reality show em 2009. Uma amiga da família de Caubói informou que ele deverá ser enterrado em Alumínio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário