sexta-feira, 24 de junho de 2011

Hackers fazem 'pichação' no site do IBGE: "'Governo vivenciará maior número de ataques na história'

.


Site do IBGE é invadido por hackers
'Governo vivenciará maior número de ataques na história', diz mensagem.
Hackers se identificam como um grupo nacionalista.


Do G1, em São Paulo


Hackers se identificam como grupo nacionalista
em mensagem deixada no site


O site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi invadido por hackers na madrugada desta sexta-feira (24). No topo da página na internet, está escrito "IBGE Hackeado – Fail Shell", e uma imagem com um olho representando a bandeira do Brasil vem logo abaixo.

O IBGE confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a invasão ocorreu por volta das 4h. Pouco depois das 8h, o site foi retirado do ar por segurança e para manutenção. O órgão informou que o banco de dados não foi atingido.

Ao pé da página, os hackers ainda negam ter relações com os grupos LulzSec ou Anonymous no Brasil, que seriam "grupos sem qualquer ideologia", segundo a mensagem deixada pelos hackers.

O LulzSecBrazil é apontado como o responsável pelos ataques que derrubaram sites do governo na madrugada de quarta-feira (22). Foi o maior ataque sofrido pelo governo, com mais de 2 bilhões de tentativas de acesso em um curto período de tempo, segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O órgão informou que o ataque não causou danos às informações disponíveis nas páginas e partiu de servidores localizados na Itália.

A ação realizada pelos hackers na página do IBGE é diferente da que derrubou os portais da Presidência e do governo brasileiro na quarta. No caso do IBGE, foi feita uma “pichação” no site, ou uma alteração de página. Para derrubar os portais do governo, os hackers utilizaram sistemas que faziam múltiplas tentativas de acesso ao mesmo tempo, técnica batizada de “negação de serviço” e conhecida pelas iniciais em inglês DDoS (Distributed Denial of Service).

Nenhum comentário:

Postar um comentário