sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Adão Orlando Crespo Guimarães faltava plantões há cinco anos; médico colega dele usava sua matricula e o substituía para neurologista não ser demitido...



Médico do caso Adrielly faltava plantões há 5 anos, diz polícia 

Segundo delegada, outro médico trabalhava por Adão Orlando Crespo. 

Neurocirurgião foi indiciado por omissão de socorro e estelionato. 


Priscilla Souza 
Do G1 Rio 

As investigações da Delegacia Fazendária (Delfaz) sobre o caso da menina Adrielly comprovaram que o neurocirurgião Adão Orlando Crespo não comparecia aos plantões no Hospital municipal Salgado Filho, no Méier, no Subúrbio do Rio, há pelo menos cinco anos. 

A informação foi confirmada pela polícia na noite desta sexta-feira (11). 

As faltas do médico vieram à tona depois que ele não compareceu ao plantão na unidade na noite do dia 24 de dezembro, quando a menina Adrielly dos Santos, de 10 anos, baleada na cabeça, teve de esperar oito horas por uma cirurgia. 

A criança morreu no dia 4 de janeiro, no Hospital municipal Souza Aguiar, para onde havia sido transferida. 

De acordo com a titular da Delegacia Fazendária, Izabela Santoni, um outro médico do Hospital Salgado Filho, cujo nome não foi divulgado, trabalhava nos plantões no lugar de Adão Crespo. 

"Há pelo menos cinco anos, um outro médico do próprio hospital usava a matrícula do Adão e tirava os plantões por ele. Era esse médico que efetivamente trabalhava. Isso era um acordo entre eles", afirmou a delegada, acrescentando que esse médico, além do chefe do plantão e chefe do setor de neurocirurgia foram chamados para prestar depoimento sobre o caso. 

Procurado pelo G1, o médico negou que faltasse ao plantão há cinco anos, mas confirmou que usava um substituto. 

Segundo ele, essa prática era comum entre os médicos do Hospital Salgado Filho há cerca de dois anos. 

A Secretaria municipal de Saúde disse que o processo administrativo disciplinar instaurado vai apurar todos os aspectos do caso para definir as responsabilidades e aplicar aos eventuais responsáveis as sanções previstas. 

Chefes afastados 

A secretaria municipal de saúde afastou preventivamente dos cargos de chefia dois funcionários que trabalhavam na noite do dia 24 de dezembro no Hospital Salgado Filho. 

O chefe do plantão Ênio Lopes e o chefe do setor de recursos humanos, Alexandre Moreira de Carvalho. 

Segundo Izabela Santoni, a polícia já solicitou ao hospital os prontuários do neurocirurgião Adão Orlando Crespo, mas até a noite desta sexta-feira não tinha recebido documento algum. 

"Não deve ter prontuário dele porque ele não trabalhava. De qualquer forma, nós pedimos todos os prontuários do plantão", disse. 

Adão Orlando Crespo foi indiciado nesta sexta-feira por estelionato, já que recebia salário sem trabalhar. 

O neurocirurgião já havia sido indiciado por omissão de socorro no inquérito da 23ª DP (Méier) na terça-feira (8). 

Adão afirmou ainda que era de pleno conhecimento do chefe de serviço, José Renato Ludolf Paixão, e de conhecimento também dos chefes de equipe. 

De acordo com Adão Crespo, este era o motivo de as faltas não serem lançadas na folha de ponto já que a equipe era conivente com a prática. Em entrevista ao G1, na terça-feira, ele disse que foi "transformado em alvo".



PS: Pois é, dr. Adão Crespo, aos poucos tudo começa a vir à tona como eu previ desde o princípio... A melhor maneira das coisas aparecerem é quando há desavença entre quem anda a margem da Lei... Parceiros do crime sempre se desentendem mais cedo ou tarde e aí delatam uns aos outros ou se matam... Vem mais coisa por aí, a área de saúde é um antro de corrupção, desmando e falcatruas; uma máquina contaminada; um organismo infectada... Esta conivência espúria entre chefias e comandados é somente o começo que desemboca em coisa mais barra pesada que vai de desvio de medicamentos, próteses e equipamentos até sabe-se lá aonde... Se a Delegacia Fazendária resolver aprofundar vai parar muita gente na cadeia... A Polícia igualmente irá averiguar quais pessoas morreram em plantões em que o dr. Adão Crespo foi substituído e se quem utilizou sua identificação possuia formação de neurologista para atendimento as vítimas... Possivelmente haverá ação coletiva dos parentes de mortos destes cinco anos que não foram atendido pelo dr. Adão ou clinicados pelo pseudo Adão Orlando Crespo Guimarães...  Dr. Adão Crespo e seus chefes devem estar sem dormir,  e com  razão...  Aguardemos... JS







11 comentários:

  1. Quero ouvir agora, o CRM do Rio de Janeiro. Sou médica. Aguardo desfecho.

    ResponderExcluir
  2. Para mim, a única diferença entre o bandido que atirou na Adrielly e o Adão, é que este último tem Dr. antes do nome. Porque os dois são bandidos e devem ir para trás das grades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por causa dessa dita "diferença"traçada por pessoas efetivamente pouco esclarecidas e que bandidos continuam,soltos por ai matando pessoas muitas vezes por um tenis de marca ou roupas de grife.A função do médico ou de seu substituto que inclusive,autorizado pelo conselho federal de medicina,e de salvar vidas reparando o mal ,causado por terceiros,que no caso o BANDIDO,que deve estar a gargalhadas,desde então,quiçá debochando do cidadão OTARIO,que para variar sustenta o bandido na tal chamada cesta basica( vale ocioso)....

      Excluir
  3. Tem certeza que o substituto trabalhava como sendo o Adão ou apenas substituía?

    Qual sua fonte? Tem prova?

    Não invente nem distorça.

    Não defendo ninguém, mas sim a VERDADE. E sei que quem ia o fez sem se dizer ser o Adão, mas com a própria identidade e matrícula. Só que o cara parou de ir, não quis mais ir, ninguém é obrigado a substituir ninguém. Só que o Adão não voltou a ir.

    Se quer manter o blog, fale a Verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade é:

      "Há pelo menos cinco anos, um outro médico do próprio hospital usava a matrícula do Adão e tirava os plantões por ele. Era esse médico que efetivamente trabalhava. Isso era um acordo entre eles", afirmou a delegadatitular da Delegacia Fazendária, Izabela Santoni...

      Se você 'anônimo' se identificar posso repassar mais detalhes...

      Entregar fontes jamais...

      Vem mais coisa por aí, basta aguardar...

      Se o Adão resolver entrar na delação premiada a coisa engrossa mais ainda e aparecerá o nome do seu substituto que deve ser a mesma pessoa 'anônima' que postou comentário acima...

      Aguardemos...




      JS

      Excluir
  4. Puxa! Que viagem na maionese! O cara para chutar cachorro morto inventa loucuras fantasiosas, como se a lama real não bastasse! O cara não se fez passar pelo Adão mas sim foi no lugar do Adão, só substituiu e era colega dele. O JS deturpou tudo que tem nas mídias sérias, como G1, O Globo e outros. E que ouvimos e vimos as autoridades falarem diretamente. Isso é pura invenção do JS em cima do fato!!! Agora ficou até hilário! Ridículo... Duvido que o JS publique isso aqui! Verdade, não, Sensacionalismo Incendiário, sim, lema agora visto praticado pelo JS. Sua fama será por ser o que mais falou mal do malvado, nem que fosse criando matéria fraudulenta :D

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Não existe nenhuma razão para não publicar seu comentário... Se sua exposição servir para nos reconduzir à alguma verdade que não esta publicarei integralmente... Seria até preferível que todos nós estivéssemos enganos... Se tudo é fantasia e a saúde pública é um primor com médicos descentes atendente todos seus plantões gostaríamos da narração para podemos aplaudir,,,

      JS

      Excluir
    2. Em que planeta fico imaginando o seu Js,diga se passagem taxista,que lida com o público vive? Não entendeu ainda,quesem descencia administrativa por escalonamento nada funciona?
      A saude não pode ser primor exatamente porque quem se elegeu duas vezes para prefeitura se apoiando na idéia de melhorar a saude não fez ate agora e seu tempo mandato urge.Mas para ficar bonito na fita até porque vem ai olimpiadas e seu nome não pode aparecer,tenta jogar com tudo em cima desses medicos que terão que comprovar administrativanente o seu trabalho.Quanto a substituição quando informada por registro e cadastro coisa que cabe ao setor administrativo hospitalar e perfeitamente normal e legalmente cabível,desde que seja esta substituição feita por profissional habilitado e autorizado legal para efetuar as cirurgias específicas no paciente.Não seria isso possível depois de cinco anos,atuando assim se fosse ilegal até porque nas mudanças de prefeitos e exigido administrativamente contas do mandato anterior que o próximo devera receber dentro.das.conformidades.Sendo assim a administração pública e conivente com a devida.anuência.do responsável pela.administração, nestes passados cinco anos do trabalho dos médicos E preciso muita cegueira da administração pública,deixar rolar uma coisa fora de uma conformidade por cinco anos.Isso confere o diploma de incompetência administrativa.

      Excluir
  5. O "sujeito" agora está com medo, né? Deveria saber que "um dia a casa cai."

    ResponderExcluir
  6. Estão querendo desviar o foco da questão, ou seja o médico faltou no dia que a menina precisou do seu atendimento e morreu, sobre as faltas dos outros dias é outra questão. Ele deve ser responsabilizado pela morte da Adryelle sim, afinal nós contribuintes, pagamos o seu salário, mas para ele trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente,senhor contribuinte o seu dinheiro usado para atender conveniências,e só lembrar o caso de ambulâncias usadas e desviadas para o evento do Rock Rio,desfalcado,os hospitais na ocasião.Sendo assim pela lei,quem deve pagar por isso e o estado.Quem deve ser responsabilizado e quem efetivamente disparou o tiro contra a criança,pois se não fosse essas,a criança estaria brincando até hoje e não estaria passando na porta de um hospital.Quanto ao médico esse medicamento falando e de acordo com o código penal não executou nenhuma ação médica ,presencial,logo não pode ser omisso.Ninguém pode ser responsabilizado a distância,se fosse assim ninguem atender em consultório

      Excluir