sábado, 12 de janeiro de 2013

Batalhão do Choque desfaz cerco a Aldeia Maracanã






Batalhão de Choque desfaz cerco e deixa antigo Museu do Índio no Rio 


PMs ficaram mais de oito horas no local, sob protesto de indígenas. 


Local será demolido pelo estado do RJ para obras da Copa de 2014. 


Priscilla Souza Do G1 Rio 


 O Batalhão de Choque da Polícia Militar desfez o cerco ao antigo Museu do Índio, no Maracanã, na Zona Norte do Rio, na noite deste sábado (12). 


A PM deixou o local por volta das 19h30, sob apauso de indígenas que são contrários à demolição do imóvel para as obras de expansão do estádio Maracanã, para a Copa do Mundo de 2014. 


O clima de tensão durou mais de nove horas. No fim da tarde deste sábado, o defensor público federal Daniel Macedo disse que foi informado que os representantes do governo decidiram fazer o pedido de imissão de posse apenas a partir de segunda-feira (14). 


A decisão teria sido tomada em reunião realizada no Palácio Guanabara. 


O defensor explica que a imissão de posse é o ato judicial, pelo qual a posse de alguma coisa é entregue a determinada pessoa. 


Defensor critica governo 


O defensor Daniel Macedo e o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) questionam o motivo da Polícia Militar ter sido enviada ao local, já que o governo ainda não fez pedido de imissão de posse. 


 “Eles [governo do estado] se atrapalharam, mandaram a polícia para cá sem ter uma decisão judicial, um mandado específico. Essa é a segunda vergonha que o governo passa. A primeira foi dizer que a demolição do Museu do Índio era uma exigência da Fifa, o que não se confirmou, porque a própria Fifa enviou um comunicado por escrito informando que não teria feito a exigência. E agora eles mandam a tropa de choque sem um mandado judicial”, relata o defensor. 


Daniel Macedo adiantou que essa semana vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça, para tentar evitar a imissão de posse. Segundo o defensor, a ação, que tem como objetivo impedir a demolição e manter a posse do local pelos índios, ainda está tramitando na primeira instância da Justiça Federal. 


A Secretaria de estado de Assistência Social de Direitos Humanos informou que representantes do órgão estiveram no antigo Museu do Índio, para atualizar o cadastro social dos indígenas, para realizar a remoção. 



PS: Enquanto a mídia estiver por lá a tropa dificilmente arriscará confronto com índios que estará estampado nas primeiras páginas do mundo inteiro... Sérgio Cabral é tonto mas não trouxa... JS











Um comentário:

  1. A demolição do museu será bom para todo mundo.. os índiso podem ser transferidos para outro local.

    ResponderExcluir