segunda-feira, 4 de julho de 2011

Quatro bueiros explodem no Rio de Janeiro ferindo três pessoas... Light promete colocar molas para que eles não voem... Parece brincadeira, não é...

.









Luís Bulcão Pinheiro

Quatro bueiros da Light explodiram, por volta das 16h desta segunda-feira, na rua da Assembleia, próximo à avenida Nilo Peçanha, no centro do Rio de Janeiro. Pedestres que passavam pelo local ouviram um estampido forte, seguido por labaredas. De acordo com os bombeiros, que se encontravam no local, três pessoas ficaram feridas e um carro foi danificado durante o incidente. Segundo informações preliminares, as explosões teriam sido causadas por um problema na galeria subterrânea.

O Centro de Operações da Prefeitura afirmou que foi interditado o trecho da rua da Assembleia entre a avenida Rio Branco e a rua da Carioca, o que complicou o trânsito na região. De acordo com testemunhas, as tampas de três dos quatro bueiros voaram a uma altura de 5 m durante as explosões. A Light, concessionária de energia elétrica na cidade, enviou técnicos e assistentes sociais ao local. A empresa confirmou, em nota oficial, que o acidente feriu duas pessoas.

No sábado, um bueiro da Light na rua Debret, no centro do Rio, soltou fumaça e assustou quem passava pelo local. Bombeiros, funcionários da empresa de energia elétrica e da CET-Rio seguiram para o endereço e o trânsito ficou complicado.

No dia anterior, outro bueiro soltou fumaça na rua México, na esquina com a rua Nilo Peçanha, também no centro. A Light informou que foi detectada a presença de água na galeria, o que provocaria a saída de vapor. Os bombeiros não precisaram ser acionados.

O Ministério Público (MP-RJ) tenta acordo com a Light para garantir a reforma da rede de energia de 4 mil câmaras subterrâneas em dois anos. A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte quer incluir no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) uma penalidade de até R$ 1 milhão a cada nova explosão. A empresa é contra. Para o MP, a Justiça poderá estipular a multa caso a Light se recuse a assinar o TAC.

.

.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário