domingo, 11 de janeiro de 2015

Manifestação pela morte de Alex Schomaker Bastos em Botafogo, neste domingo 11/jan/2015



Ato contra a violência presta homenagem a universitário assassinado em assalto em Botafogo
Cerca de 100 pessoas participam da manifestação

 

por Natália Castro


 

RIO - Com blusas brancas e carregando cartazes com a foto de Alex Schomaker Bastos, cerca de cem pessoas estão reunidas neste domingo na Rua General Severiano, em Botafogo, local onde o estudante de Biologia foi assassinado a tiros na última quinta-feira, para protestar contra a falta de segurança na cidade. 

No ato, amigos e parentes usam o slogan "Eu sou Alex", numa referência à campanha "Je suis Charlie", lançada nas redes sociais após o atentado na redação da revista francesa “Charlie Hebdo”.

— Ainda não caiu a ficha. Meu irmão era uma pessoa boa, amorosa e do bem. Ele não merecia isso. Não tenho mais esperanças de que as autoridades vão fazer algo, mas estamos aqui seguindo o script de quem perdeu uma pessoa muito querida para a violência do Rio. Eu quero honrar meu irmão, ele jamais brigou na vida e nunca reagiu. Não venham dizer que ele reagiu e mereceu o que aconteceu, isso não existe. Agora, temos que cuidar de nossos pais diante do inexplicável — disse Olívia Bastos, irmã da vítima.

Muito emocionada, a mãe de Alex foi ao ato.

— Ninguém se preocupa com a educação. Ele era meu, nasceu de mim, era um menino estudioso que a fazia a diferença no mundo. Morreu com o Riocard no bolso, Deus largou o meu menino aqui. Dia 26, ele receberia o diploma. Ele não vai ser biólogo, não vai ter filhos, não vai estudar na Finlândia e eu vou fazer o que com o diploma dele? Temos o direito de ficar em um ponto de ônibus a hora que a gente quiser e não sentir medo — desabafou Mausy Schomaker.



PS: Ontem a tarde passei em frente da entrada da UFRJ pela General Severiano e uma patrulha da PM estava lá; a noite ela sumiu... Aquele ponto é rota de fuga em direção ao Aterro do Flamengo, Praia de Botafogo e Mena Barreto... Bandidos de motocicletas tem enormes chances de não serem apanhados pela multiplicidade de opção... Enquanto isto uma blitz ininterrupta com um uma viatura e dois PMs engarrafa o acesso à Rua da Passagem... Faça chuva, faça sol... O exato local onde o estudante Alex foi assassinado justifica presença permanente e ostensiva da PM 24 horas... A lamentar apenas que somente 100 pessoas estivessem na manifestação cobrando agilidade nas investigações... JS



Um comentário:

  1. O "Eu sou Alex" não é alusão a manifestação francesa e sim uma slogan já usado há muito tempo em manifestações deste tipo.
    Obrigada por ter postado. "Somos todos Alex".

    ResponderExcluir