quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Guarda do Embaú de luto por Ricardo dos Santos






Ângela Bastos
angela.bastos@diario.com.br

O sol que anunciava uma tarde bonita desta terça-feira se escondeu atrás das nuvens. Ao mesmo tempo, a maré subia diferente do que de costume. Alcançava lugares que só atinge em fortes tempestades. Pelo celular chegava uma notícia que fez banhistas deixarem a praia, guarda-sóis se fecharem, comércio encostar as portas. Por volta das 13h30min desta terça-feira, morria o surfista Ricardo dos Santos, 24 anos, o Ricardinho.

"Luto no Paraíso", anunciava o cartaz colocado momentos depois no centrinho da vila da Guarda do Embaú, em Palhoça. Os relatos sobre as alterações do belo cenário esculpido pela natureza são dos moradores. Gente consternada com a perda do menino que viram crescer com a prancha embaixo do braço. Uma comunidade revoltada com a forma com que o mais famoso nativo foi morto.

Ricardinho morreu em consequência dos três tiros que o atingiram na manhã de segunda-feira. Resistiu por quase 30 horas no Hospital Regional de São José, onde passou por três cirurgias. Acostumado a vencer ondas cabulosas (o mesmo que esquisitas no vocabulário dos surfistas), ele não conseguiu aplicar um 360º naquilo que parece cada vez mais banalizado, a violência.

— Passei por ali bem cedo e eles (Ricardinho e o avô) estavam arrumando o cano na frente da casa. Ele me deu bom-dia e levantou a mão — conta Nelson Otavio Marques, pioneiro no serviço de barcos da travessia do canal do Rio da Madre para a praia Guarda do Embaú.

O neto dele também é surfista e amigo de Ricardinho desde criança. Morador da região, o aposentado que trabalha com barraca na beira da praia disse que a notícia da morte do "nosso menino" entristeceu a todos. O impacto foi grande. Além do sucesso da grande promessa do surfe brasileiro, a família é muito conhecida no lugar, onde tem comércios.

Por volta das 17h uma chuva forte desabou. Irrigou a memória dos amigos, que lembravam das qualidades de Ricardinho, a quem consideram desapegado das coisas materiais, humilde e tranquilo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário