quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Ônibus com jardim no teto na Catalunha e Nova Iorque


 





Ônibus com jardim no teto circulam em cidades europeia e norte-americana
Projeto, que pode ser ampliado em Catalunha, na Espanha, e em Nova Iorque, também contribui para o aumento da flora


O Dia

Rio - Se trocar o automóvel pelo transporte público já é uma atitude sustentável, imagina atravessar uma cidade, levando um verdadeiro jardim para cada ponto. Quem aguarda nos pontos de ônibus de Catalunha, na Espanha, e de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pode vê-los circular. O coletivo possui um jardim no teto do veículo, criando mais áreas verdes.
Em Nova Iorque, Ônibus abriga um laboratório e proporciona mais uma área verde na cidade

O projeto espanhol foi desenvolvido pelo paisagista Marc Grañen, para um ônibus de turismo, com objetivo de colaborar com a purificação do ar das grandes cidades e a polinização da flora. Além disso, há aproveitamento da água oriunda do aparelho de ar-condicionado para irrigação das plantas.


Já o de Nova Iorque ainda está no Bio Bus, que abriga um laboratório ciência e não transporta passageiros. Foi elaborado pelo designer Marco Antonio Castro, para a Universidade de Nova Iorque durante a graduação. Segundo os cálculos do designer, se fossem plantados jardins no teto de toda frota municipal, ao total 4.500 unidades, haveria 35 hectares de área verde, equivalente a quatro vezes ao Bryant Park de Manhattan, de mais de 38 mil metros quadrados.




PS: No RJ acho que não vai dar muito certo, não... Hoje ocorreram dois acidentes de ônibus somente na parte da manhã e quatro foram com ônibus articulados BRT, que circulam em faixas exclusivas... Veja só, um camarada que anda em linha reta sem necessidade de ultrapassar ninguém e nenhum carro o atrapalhando consegue bater em outro ônibus... Em dois casos, segundo passageiros, os motoristas estavam ao celular... Êta praga esta porcaria de WhatsApp... Estou resistindo bravamente em não baixar... Só que ontem uma amiga passava recados para outra e comentou que eu estava ao lado... Ela enviou, direto da praia, uma foto de corpo inteiro tomando sol... É a pura verdade e ela até permitiu eu reproduzir por aqui... Não vou fazer... Mas, WhatsApp,  tá difícil resistir... JS



Nenhum comentário:

Postar um comentário