quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

PMs Marcio José Watterlor Alves e Delviro Anderson Moreira Ferreira são presos pela morte de Haissa Motta no RJ






PMs responsáveis por morte de jovem na Baixada Fluminense são presos
Delviro Anderson e Marcio José participaram da ação que culminou com a morte de Haissa Vargas, em agosto de 2014
O Dia

Rio - Os policiais militares Delviro Anderson Moreira Ferreira e Marcio José Watterlor Alves, lotados no 41ºBPM (Irajá), foram presos na manhã desta quinta-feira. Eles se apresentaram batalhão e, após a realização de exames médicos, serão transferidos para a Unidade Prisional, em Benfica, na Zona Norte. Eles são os responsáveis pela morte da jovem Haissa Vargas Motta, em agosto do ano passado, na Baixada Fluminense.

Delviro e Marcio José tiveram a prisão preventiva decretada na quarta-feira, pela Justiça do Rio. Os policiais responderão pelo crime de homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e recurso que dificulta ou impossibilita a defesa).

Segundo o juiz Glauber Bitencourt Soares da Costa, da 1ª Vara Criminal de Nilópolis, apesar de os réus terem sido afastados de suas funções, a medida é insuficiente para assegurar a livre coleta de provas.

“O trabalho da polícia foi concluído em novembro e, por circunstâncias que desconheço, a denúncia foi recebida ontem (terça-feira). Após ler todo o inquérito, foi decretada as prisões. Agora eles vão constituir advogados, e o quanto antes, marcaremos a audiência, já que se trata de um processo com urgência”, relatou o juiz.

O magistrado afirma em sua decisão que ‘é dever do Poder Judiciário assegurar às testemunhas a tranquilidade necessária para que compareçam em juízo, livre de qualquer temor’. Para ele, não há dúvidas sobre a autoria do crime, evidenciada em vídeo da câmera da viatura dos PMs, obtido pela revista ‘Veja’: “as imagens, em juízo preliminar de valor, denotam que inúmeros disparos de arma de grosso calibre foram efetuados na direção de um veículo com cinco jovens, conduta que ceifou a vida da jovem Haissa”.

A Polícia Militar informou que ao todo quatro PMs serão submetidos a Conselho Disciplinar e podem ser expulsos da corporação por conta do fato. Além dos denunciados pelo MP, os cabos Gutemberg de Carvalho Gomes Júnior e Carlos Henrique Ribeiro Furtado, que participaram da perseguição em outra viatura, também serão submetidos ao procedimento.


O HB20 branco, onde Haissa e outros quatro jovens estavam, apontado como um veículo suspeito, foi alvejado na Avenida Roberto da Silveira, no bairro de Olinda, após serem perseguidos por duas viaturas. Pelas imagens da câmera interna do carro da polícia, os agentes constataram que somente os PMs efetuaram disparos antes que o veículo parasse. Os amigos de Haissa, que voltavam de pagode, contaram que não ouviram os avisos policiais por estarem com o som alto.

Governador pede desculpas aos familiares da jovem

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, pediu desculpas, pelo telefone, à família de Haíssa. De acordo com o pai da jovem, Ironildo Motta, a irmã da vítima, Andressa, foi quem conversou com o governador na noite de terça-feira. “Minha outra filha foi quem falou com ele, por volta das 22h, e ouviu o pedido de desculpas. Ora, desculpas não trazem minha filha de volta. Estamos passando necessidade, pois a Haissa contribuía com a despesa da casa”, lamentou Ironildo.

O advogado da família, João Tancredo, informou que um encontro entre familiares e Pezão deve ser agendado na semana que vem. A defesa da vítima já tem um laudo médico que atesta a necessidade de atendimento psicológico aos familiares e deve finalizar, ainda esta semana, uma ação indenizatória contra o Estado. Após ser baleada, Haissa foi levada pelos próprios colegas a um hospital, onde já chegou sem vida. Em um trecho do vídeo transcrito no inquérito, ao chegar à unidade, o cabo Delviro se responsabiliza pela ação desastrosa.

“Patrick: veja bem, nada justifica o policial (Márcio) ter atirado, tá (sic)? Não tô (sic) querendo justificar isso não, tá (sic) bem? Tá (sic) bom? Nós vamos responder por todos os nossos atos, tá (sic) bom?”. A PM informou que vai criar um novo modelo de análise das câmeras instaladas nas viaturas policiais, já que isto não era feito até então.

O programa, que será executado pelo Escritório de Indicadores da PM, irá propor um cruzamento entre as análises de estatísticas criminais dos batalhões com as imagens das viaturas. Com isso, com base nos principais casos de cada área, será possível monitorar a conduta de policiais envolvidos em grandes ações. Ao todo, cerca de 2 mil veículos possuem circuitos de câmeras internas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário