terça-feira, 20 de janeiro de 2015

PM Luis Paulo Mota Brentano, assassino do surfista Ricardinho, é transferido para ficar preso em quartel de Joinville SC





DC

Policial militar que atirou em surfista é transferido para Joinville
Luis Paulo Mota Brentano já foi réu em dois processos na Justiça Militar nos quais foi absolvido

O policial militar que atirou contra o surfista em Palhoça é Luis Paulo Mota Brentano. Ele atua no 8º Batalhão da Polícia Militar, em Joinville, desde 2008. De acordo com a Comunicação Social da PM, Brentano sempre atuou em atividades operacionais e há pouco tempo havia ingressado no Serviço de Inteligência. O PM também se formou em Direito há aproximadamente um ano. 

Brentano estava preso em um quartel da PM em Florianópolis, mas foi transferido para Joinville na tarde desta terça-feira. Ele deve ficar preso no 8º BPM durante a investigação.   

O comandante do 8º BPM, tenente-coronel Nelson Coelho, disse que a instituição, em nível local, não deve se envolver e que todos os procedimentos disciplinares serão adotados pelo comando da corporação, em Florianópolis. 

Segundo Coelho, é preciso que tudo o que ocorreu na praia seja devidamente apurado, inclusive as diferentes versões da discussão que acabou em tragédia. 

— A versão que nos chegou é diferente. É preciso que tudo seja esclarecido.

Como o policial militar estava em férias, a própria família deve providenciar defesa jurídica ao policial e ao irmão que é menor de idade e presenciou o crime. 

Conforme a chefe de comunicação social da PM, tenente-coronel Claudete Lehmkuhl, além de responder pelo crime na Justiça Comum, por meio do inquérito da Polícia Civil, o policial responderá a um Inquérito Policial Militar, que será encaminhado para a Justiça Militar,  e a um processo administrativo disciplinar. 

Em depoimento na delegacia, Brentano confirmou que havia ingerido bebida alcoólica na noite anterior, mas negou ter feito uso de drogas - versão que circulou durante o dia do crime. O soldado se submeteu a exame toxicológico, cujo resultado deve sair nos próximos dias.  

Como o surfista atingido por Brentano morreu no hospital, o crime investigado deixa de ser tratado como tentativa e passa a ser considerado como homicídio consumado. Além de responder às punições criminais, o policial militar corre o risco de ser expulso da corporação ainda no decorrer do processo. 

— Essa é a diferença de um policial militar para um cidadão comum. As leis (para o policial) são muito mais rígidas. A corporação não aceita nenhum excesso de postura, para que a sociedade possa ter a certeza de proteção diante de um policial militar — destacou a tenente-coronel Claudete Lehmkuhl.

Brentano chegou a responder a um processo na Justiça Militar por lesão corporal leve e ameaça. Porém, foi absolvido por falta de provas. Em outro processo no qual o policial aparece como réu, segundo a Justiça Militar, o próprio Ministério Público entendeu que não era caso para denúncia, por isso, o processo foi arquivado. 

Porte de arma fora do expediente é recomendação da PM

A arma utilizada por Brentano para atirar contra o surfista é da Polícia Militar. Apesar de estar em férias, ele poderia estar portando a arma que utiliza no trabalho. De acordo com a chefe de comunicação da PM, tenente-coronel Claudete Lehmkuhl, a arma serve de proteção individual. Mesmo durante a folga, os policiais estão sujeitos a atender uma ocorrência, caso se deparem com alguma situação específica. 

— Os policiais podem se deparar com uma ocorrência e também usam a arma pelas ameaças que recebem pelo exercício da função. Todo policial militar tem uma arma sob sua responsabilidade — esclareceu. 



PS: Agora, se um cidadão comum se apresentar na delegacia sem camisa e com máscara  ninja   feito um babaca como este PM Brendano, toma um telefone bem no centro das orelhas para  aprender a respeitar os outros... Como ele é PM foi lhe dado esta prerrogativa de se vestir de idiota desdenhando da autoridade policial que não teve a lucidez de enquadrá-lo para ele deixar de  fazer papel de palhaço... JS






Nenhum comentário:

Postar um comentário