quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Familiares e amigos de Márcia Calixto e do menino Matheus fazem Manifestação na Praça Montevidéo em Porto Alegre cobrando justiça






'Queremos que ele pague', diz irmão de mulher morta com o filho no RS

Rafael, irmão de Marcia Calixto, participou de ato de repúdio à violência.
Manifestação reuniu amigos e colegas da vítima em Porto Alegre.





Roberta LemesDo G1 RS


Durante ato de repúdio à violência contra a mulher realizado na tarde desta quarta-feira (1) em Porto Alegre, Rafael Calixto, irmão da enfermeira Marcia, assassinada junto com o filho de 5 anos no dia 26 de julho, defendeu a manifestação como maneira de o crime não ser esquecido. "Queremos que ele pague pelo que fez", disse ao G1, sobre o principal suspeito e marido da vítima, que segue internado na capital e teve a prisão preventiva decretada. O protesto reuniu dezenas de pessoas na Praça Montevidéu, no Centro.

"Fiz questão de acompanhar esse ato para que a sociedade não esqueça e que a justiça seja feita. Queremos que o culpado pague pela barbárie que cometeu, queremos ele preso", desabafou Rafael, acompanhado da esposa Elisa e da filha Manuela, de apenas 2 meses. "Trouxemos a pequena porque a Marcia era madrinha dela."


Segundo ele, a irmã vinha sendo verbalmente ameaçada, mas nunca tinha sido agredida fisicamente pelo marido. "Ela não procurou ajuda para não expor o filho e por não acreditar que ele fosse realmente capaz de machucá-los", disse. "A violência acontece em todas as classes sociais e não importa o quanto a mulher queira preservar a família, é melhor denunciar."

O protesto realizado no início da tarde na Praça Montevidéu, no Centro da cidade, foi marcado por lágrimas e falas emocionadas. Ao microfone, Isete Maria Stella, amiga e colega de Marcia, fez um alerta. "Toda ameaça que não é levada a sério é uma tragédia anunciada. É preciso que as vítimas de violência peçam ajuda."

Outra amiga e colega da enfermeira, Eliane Ceccon, disse que é preciso zelo das autoridades no julgamento do caso. "Marcia me contou que o marido a perseguia, vigiava, olhava o celular todos os dias. Teve uma vez que ele ameaçou: "vou te mandar para um lugar onde não vai precisar de celular". Não podem vitimizar o agressor, como se houvesse alguma maneira de justificar essa brutalidade."

Durante a manifestação, os participantes usaram camisetas com a foto de Marcia e o filho Matheus, além de frases pedindo respeito e paz. Ao final do ato, integrantes da Coordenadoria Municipal da Mulher e do Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência distribuíram material informativo sobre a Lei Maria da Penha. Mudas de flores foram entregues aos que passavam pelo local.

Delegado foi ao hospital ouvir depoimento

O suspeito foi ouvido informalmente no final da manhã desta quarta-feira (1) pelo delegado responsável pela investigação do crime. Cléber dos Santos Lima, da 1ª Delegacia de Homicídios e Desaparecidos, foi ao Hospital de Pronto Socorro. Acorrentado à cama, sob custódia, o bioquímico aparentava perturbação.

"Ele chorou ao ser questionado sobre o filho. Demonstrou muito distúrbio, ele está muito perturbado", disse o delegado após a conversa com o homem. "Ele admitiu a autoria", completou. O relato do suspeito, no entanto, não será incluído na investigação, já que ele optou por se manifestar oficialmente apenas em juízo.

Ainda conforme o delegado, o homem tentou se matar com uma faca na cena do crime, a própria casa da família, no Bairro Tristeza, na quarta-feira (25), antes de pular de uma ponte na BR-290. Devido a isso, ele se recupera de uma perfuração no pulmão. "Pude entender que houve um surto no momento do crime", afirmou o delegado acrescentando que o suspeito "demonstra muito arrependimento".




4 comentários:

  1. Psicopata!!!vai pagar o que fez, em vida, vai sofrer até morrer. Assassino. Vai para prisão, onde estão te esperando, para te dar as boas vindas, ordinário. Tua foto ta na vitrine!!

    ResponderExcluir
  2. FDP desgraçado, nada justifica um crime brutal destes. E agora não adianta ficar se fazendo de louco, doente mental...até ofende as pessoas que realmente são doentes e mesmo doentes não são capazes de cometer uma atrocidade dessas. Justiça gaúcha, mostrem que pelo menos aqui existe justiça, coloquem esse ANIMAL atras das grades, ANIMAL não vive em sociedade e sim enjaulado. Não vamos deixar que mais crimes como esse ocorra.

    ResponderExcluir
  3. Este cara foi frio e calculista. No presente momento do crime ele sábia o que estava fazendo. Imagina, se ele passar somente 10 anos ou ser absolvido, provavelmente fará outra família, ai...

    ResponderExcluir