segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ivone Fernandes de Mendonça, a Gaúcha, e sua atração pelo crime



Herculano Barreto Filho

As múltiplas personalidades de Ivone Fernandes de Mendonça não se limitavam à cor dos cabelos. Gaúcha, como ficou conhecida no crime, trabalhou como servente de pedreiro, ganhou a vida como garota de programa, foi mãe de família, estelionatária, presidiária em reabilitação e morreu como bandida, com uma arma na mão e disposição para atirar.

— Todos os dados cadastrais dela eram falsos. Isso dificultava a localização dela. Ao longo do tempo, ela foi se profissionalizando no mundo do crime. Era ardilosa, sedutora e demonstrava frieza na hora de agir — disse o delegado Ruchester Marreiros Barbosa, da 18ª DP (Praça da Bandeira), que investiga a tentativa de assalto a um restaurante na Tijuca, nesta segunda-feira.

Até o local de nascimento passa uma impressão equivocada sobre suas origens. Nasceu em Tubarão, em Santa Catarina, há 34 anos. Mas de catarinense tinha apenas a identidade. A filha mais velha do serralheiro Jorge Ribeiro Mendonça e da dona de casa Marta Fernandes Mendonça foi criada numa casa simples em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre.


Ela teve infância pobre, vivida numa rua de chão batido e calçada de grama na Vila Elza, divisa com Alvorada, um dos municípios mais violentos do Rio Grande do Sul. Lá, casinhas com portões enferrujados parecem proteger só a roupa no varal, com cães vira-latas latindo com a aproximação de quem passa pela rua, quase sem carros. No casebre onde Gaúcha foi criada, o portão é de madeira. Na Escola Estadual Nisia Floresta, próximo à casa onde ainda moram a mãe, o irmão e a filha de 16 anos da criminosa, a lembrança da aluna magra e estudiosa agora serve apenas de contraponto ao seu trágico destino.


— Era uma guria alegre. Todo mundo por aqui ficou surpreso — comentou o diretor Renato Maciel, ex-professor da criminosa, que parou de estudar até a 5ª série.

Ainda adolescente, deixou a casa dos pais para ganhar o mundo. Acabou como garota de programa numa boate em Capão da Canoa, litoral gaúcho. Mas a trajetória de prostituta não durou muito. Gaúcha deixou o prostíbulo após conhecer Volmer Rodrigues dos Santos, segurança de casas de veranistas, alvo fácil de assaltantes no inverno.

Volmer largou a mulher e quatro filhos pequenos para ficar com ela. O casal tinha hábitos curiosos. Gaúcha usava botas, roupa camuflada e saía com o marido, interrogando as pessoas.


— Ela dizia que era detetive. Fantasiava com isso. Era alegre, gostava de conversar e de aproveitar a vida — lembra o corretor de imóveis Lourival Schmitt Dicksen, de 62 anos.

Deixou a cidade com o marido e uma filha pequena, sem que ninguém soubesse o destino. Aos 25 anos, foi presa por estelionato e receptação. Depois de solta, tentou levar uma nova vida no Rio. Mas foi, novamente, atraída para o mundo do crime. E quando voltou a Viamão para visitar a família, no fim do ano passado, apareceu com roupas de grife e boa aparência. Bem diferente daquela garota que trabalhou até como servente de pedreiro para ajudar no sustento de sua família.


Quando participava de um roubo, os movimentos de Gaúcha eram naturais, como se não houvesse tensão em apontar uma arma para quem quer que fosse. Durante a tentativa de assalto ao restaurante da Tijuca, na segunda-feira, a bandida manteve a mesma frieza demonstrada em outros crimes quando foi abordada por um dos policiais militares que impediram o crime.

— Você tem identidade? — perguntou o policial.

— Tenho duas — respondeu Gaúcha, enquanto puxava uma arma da bolsa, sem qualquer tipo de hesitação.

O PM ficou sem reação. Só escapou da morte porque um colega percebeu que a criminosa iria atirar e a baleou.


Gaúcha reeditou uma versão própria, contemporânea e tupiniquim de Bonnie e Clyde, casal de criminosos que aterrorizou os Estados Unidos na década de 30.

— Ela teve um relacionamento com um cara certinho, que gostava dela. Só que ela tinha atração por bandido — lembra José Júnior, coordenador do AfroReggae, onde Gaúcha trabalhou como recepcionista, após ser beneficiada pelo regime semiaberto.

Gilberto Nascimento da Silva, o Play, de 36 anos, seu companheiro há 5 anos, foi seu parceiro em pelo menos dois roubos. No celular de Gaúcha, a polícia encontrou fotos do casal num jet-ski e mensagens de amor do casal bandido.


OS FATOS

O começo no crime - Em julho de 2002, aos 24 anos, foi indiciada por estelionato e receptação ao ser encontrada com talões roubados em Porto Alegre. Em dezembro, tentou abastecer o carro com um cheque roubado. Em janeiro de 2003, foi presa no Aeroporto Salgado Filho enquanto tentava comprar biscoitos, salame, garrafas de vinho e licor com cheque roubado.

Briga na prisão - Naquele mesmo ano, Gaúcha foi presa por estelionato e receptação enquanto tentava comprar dois pacotes de fraldas descartáveis e uma camisa numa farmácia. Dois meses depois, se envolveu numa briga no presídio feminino.

Rolling Stones - Saiu de Porto Alegre e tentou recomeçar a vida no Rio, em 2006, sob o pretexto de assistir ao show dos Rolling Stones em Copacabana. Mais uma vez, foi seduzida pela vida do crime e acabou presa, em novembro.


Gaúcha deixou para trás uma bolsa com identidade falsa, durante fuga por buraco do ar-condicionado, após roubo às Lojas Americanas, em Botafogo


Baleada em roubo - Na ocasião, Gaúcha atirou na dona de uma pizzaria, em Botafogo, para roubar o seu carro. Nem a chegada de um policial a intimidou. Ela rendeu um motociclista para fugir e baleou o PM. Ele revidou e ela foi atingida na perna, antes de ser rendida e presa.

Baleada na perna - Em vídeo feito pela ONG AfroReggae, onde trabalhou como recepcionista por um ano, Gaúcha disse que cometeu o crime por causa do vício em crack.

Onda - Segundo a polícia, Gaúcha teve participação confirmada em seis roubos a estabelecimentos comerciais.



PS: Excelente matéria do competente Herculano... Faltou somente maiores detalhes sobre a lan house que Ivone tinha na Rocinha e sua recaída final no crack que a levou à morte... JS








Nenhum comentário:

Postar um comentário