sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Yure Silva Melo, 3 anos, retorna para o RJ após 4 meses desaparecido







Após ser localizado em SP, menino sumido há quatro meses chega ao RJ

Menino de 3 anos foi levado para abrigo em Mesquita, na Baixada Fluminense.
Delegado indiciou mãe do menor, que é acusada de abandono de incapaz.

Do G1 RJ

O menino Yure Mello, de 3 anos, que estava desaparecido desde outubro, e foi localizado no último dia 17, em São Paulo, chegou ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira (23). Agentes da 53ª DP (Mesquita) buscaram a criança em um abrigo para menores, em Lorena, no interior de São Paulo.

O delegado titular da 53ª DP (Mesquita), Júlio Silva Filho, informou que Yure está provisoriamente em um abrigo, em Mesquita, na Baixada Fluminense, aguardando a decisão da Justiça, que vai definir o destino dele.

Segundo o delegado, a mãe do menino foi indiciada pelos crimes de abandono de incapaz, material e moral. Para a polícia, ela foi negligente no sumiço do filho. Na época do desaparecimento da criança, ela relatou que o filho brincava no portão de casa.

“Nós descobrimos que há negligência por parte da mãe com relação aos seis filhos que ela tem. Essa criança já foi vista no raio de 1 km da residência. Já foi vista perambulando pela rua. Essa criança já desapareceu outra vez, foi encontrada por terceiros e levada para o Conselho Tutelar”, contou o delegado.

Polícia investiga ida da criança a Lorena

A polícia ainda investiga como Yure chegou a Lorena. Antes de ser levado para um abrigo, ele morava com uma família, que, segundo o delegado, não sabia que se tratava de uma criança desaparecida no Rio de Janeiro.

Júlio Silva Filho explica que, após a divulgação da imagem da criança na mídia, a polícia chegou ao paradeiro do menino e o levou para um abrigo, ainda em Lorena. De acordo com o delegado, a família diz que uma mulher entregou a criança, argumentando que não tinha condições financeiras para criá-la.

"O inquérito ainda não terminou. Agora estamos investigando quem levou essa criança para Lorena e quem foi a pessoa que deu o menino para essa família criar", detalhou o delegado.




PS: Na época, assim que divulguei o desaparecimento do Yure cheguei a imaginar que o menino poderia ter sido dado para alguém cuidar quando a mãe da criança declarou que gostaria de conhecer a Xuxa e a Ana Maria Braga... Repassei esta opinião para pelo menos dois jornalistas que trocamos emails sobre o caso... Um me respondeu: 'Schweitzer, vc fez o que certo em divulgar o desaparecimento o resto vai aparecer'... Pedi a um deles checar um tio do Yure que a mãe acusou inicialmente que não foi encontrado... Mas, Yure poderia também ter sido negociado para tráfico de órgãos e acusar a mãe de abandono de incapaz poderia precipitar final trágico... Agora, com Yure protegido, a mãe terá que explicar direito esta história... Yure não demonstrou nenhuma emoção no reencontro com mãe... Yure é uma criança que se adapta com bastante facilidade, tanto quando foi encontrada por uma delegada em SP quanto agora aqui no RJ continuou com seus brinquedos sem dar a mínima para movimentação em volta... Tomara que Yure encontre uma família de verdade para lhe dar um futuro bacana... JS







Nenhum comentário:

Postar um comentário