sábado, 25 de fevereiro de 2012

Em entrevista de Mizael Bispo de Souza ao Diário de São Paulo, assassino de Mércia diz que chorou 3 dias seguidos... Vai chorar ainda mais...

Diário de São Paulo

25/02/2012 11:49

Mizael se entrega à Justiça e diz ser inocente

Advogado acusado de matar a ex-namorada Mércia Nakashima conversou com exclusividade com o Diário Cristina Christiano

cristinamc@diariosp.com.br

Edilson Dantas/Diário SP
Mizael Bispo de Souza conta que chorou durante três dias até decidir se entregar


Mizael Bispo de Souza conta que chorou durante três dias até decidir se entregar

O advogado Mizael Bispo de Souza, acusado de matar a ex-namorada Mércia Nakashima em 23 de maio de 2010, apresentou-se, às 18h30 de ontem ao juiz Leandro Bittencourt Cano, no Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo. Mizael estava foragido desde 7 de dezembro de 2010, quando teve a prisão preventiva decretada. “A situação estava sufocante, angustiante. Não matei ninguém e também não sou bandido para ficar fugindo”, disse Mizael, em rápida conversa por telefone com o DIÁRIO, na Corregedoria da Polícia Militar.


Por ser ex-PM e advogado, Mizael tem direito à prisão especial. No fim da noite, foi encaminhado ao presídio militar Romão Gomes, na Zona Norte. “O Mizael cumpriu a promessa feita desde o início. Ele disse que se apresentaria no momento em que seus recursos judiciais estivessem se esgotando e não voltou atrás”, afirma o advogado Ivon Ribeiro. Segundo ele, a decisão “é dura, muito dolorida, mas consciente e madura”.

500 METROS/ Segundo Ivon Ribeiro, quando afirmou, em uma sustentação oral feita no STJ (Superior Tribunal de Justiça) que seu cliente nunca se furtou ao cumprimento da Justiça e se apresentaria no momento em que seus recursos se esgotassem, um dos ministros fez a seguinte observação: “Precisa ter coragem”.
O advogado explica que nunca faltou coragem a Mizael porque ele quer provar a sua inocência. “Ele ficou escondido mais de um ano e, nesse período, teve oportunidade de fugir para o exterior, mas não quis. O mais longe que ficou foi a 500 metros da residência dele.”


Ivon Ribeiro conta que há dois dias está negociando diretamente com o juiz a apresentação de seu cliente e ambos foram muito bem recebidos.

Do fórum, Mizael seguiu em viatura até a Corregedoria, na Luz, para formalizar seu encaminhamento ao presídio Romão Gomes. Ele estava no banco de trás, entre dois PMs. Seus advogados o acompanharam em carro particular. A defesa já entrou com pedido de habeas corpus enquanto aguarda o julgamento dos dois últimos recursos em tramitação.

DIÁRIO_ Por que você decidiu se entregar nesse momento?
MIZAEL BISPO DE SOUZA _ Havia prometido a todos que no momento em que meus recursos estivessem próximo de se esgotar eu me entregaria.

Foi difícil para você tomar essa decisão?
Chorei durante três dias seguidos antes de tomar essa decisão com meus advogados, mas estava muito difícil ficar escondido. Sou inocente e não sou um bandido. Nunca me neguei a comparecer a nenhuma audiência e também não fugi ao cumprimento da lei. Quero só provar minha inocência.

Você tem medo de não conseguir provar isso?
Entreguei tudo nas mãos de Deus. Já sofri muito e ainda sofro, mas não perco a esperança e confio na Justiça.

A sua família concorda com a sua apresentação?
Todos estão sofrendo muito também. É muito difícil e doloroso para nós, mas esse era o momento. O meu pai chora com frequência, meus irmãos estão com a vida de pernas para o ar e a minha filha não tem mais sossego na escola.

Como é para a sua família passar por esse sofrimento?
Eles confiam em mim e na justiça de Deus e dos homens. Estou com a consciência tranquila. Vou olhar nos olhos da minha família de cabeça erguida e alma limpa, sem nenhum receio. Não matei ninguém.

Você espera que ficará preso até quando?
A minha vida está nas mãos de Deus. Vou ficar lá até quando ele achar que devo.

O que existe a seu favor tramitando na Justiça?
Existe em Brasília um pedido de habeas corpus e outro solicitando a mudança do local de julgamento para o Fórum de Nazaré Paulista. Nesta semana, o STF (Supremo Tribunal Federal) negou a liminar (decisão provisória), o que era esperado, mas o pedido ainda será analisado no julgamento do mérito (decisão definitiva).


PS: Pois se o Mizael está tão destruído como se lamenta, imaginemos os familiares de Mércia Nakashima... Este desgraçado deveria ter previsto que cometer um assassinato seria tão cruel para a vitima quanto para ele... Dizer que esgotou todos recursos para se entregar é o cacete, sentiu que a Polícia ia invadir seu esconderijo com armas engatinhadas... Quanto a ele dizer que confia na Justiça, pode ficar certo que haverá Justiça... A Juiza Milena Dias abriu precendente específico condenando Lindemberg a 98 anos de cadeia... Mizael deve pegar uns 99, pelo menos... Agora, estamos aguardando aquela imponência toda deste pilantra dando porrada na mesa dentro do Tribunal de Juri... Jorge Schweitzer


Um comentário:

  1. O assassino Mizael e seu advogado são duas personagens bastante bizarras nesse circo de horrores.

    "Não matei ninguém e também não sou bandido para ficar fugindo”. Isso vindo de alguém que ficou 14 meses foragido!!!! Se não fosse triste e trágico, eu diria que é frase tirada de alguma comédia.

    E o advogado, numa patética tentativa de mostrar o caráter e honestidade de seu cliente, diz que o mesmo teve a oportunidade de fugir do país, mas não o fez!
    Bizarrice do tipo: "meu cliente é uma pessoa íntegra porque apenas matou; poderia ter roubado também, mas não o fez".
    Oras, oras, oras...todo mundo sabe que o assassino seria identificado em qualquer aeroporto. A polícia estava fechando o cerco.

    Gostaria de saber o que estão ensinando nessas faculdades de advocacia Brasil afora. Porque uma coisa é defender um cliente, outra é mentir descaradamente, ridicularizar cada um de nós da população.

    Passou da hora do Brasil rever seu código penal. Mas o pior é que quando fazem revisões é apenas para aliviar bandidos. A sociedade fica cada vez mais refém de um judiciário fraco e irresponsável. Qual a pena para Mizael?? Perpétua, sem dúvida alguma. Matou de forma cruel e fugiu. Mas qual será a pena desse bandido? Prefiro nem arriscar.

    Otávio

    ResponderExcluir