quarta-feira, 6 de julho de 2011

Luana Neves Ribeiro, 21 => Universitária morre durante procedimento para doar medula no Hospital de Base de São José do Rio Preto

.





Especial para o UOL Notícias
Em Araçatuba (SP)

A estudante de enfermagem Luana Neves Ribeiro, 21, de Promissão (460 km de São Paulo), morreu na noite de segunda-feira (04) após realizar procedimento preparatório para doação de medula óssea no HB (Hospital de Base) de São José do Rio Preto (440 km de São Paulo). O material seria transplantado em uma criança do Rio de Janeiro, portadora de leucemia.

Segundo familiares, a jovem foi internada às 15h de segunda-feira para a colocação de um cateter no coração que permitiria a coleta de células-tronco no dia seguinte. Após o procedimento, ela recebeu autorização dos médicos para voltar ao hotel onde estava hospedada junto com a mãe, Cícera Aparecida Neves de Oliveira. Por volta das 19h, começou a sentir fortes dores e foi levada de volta ao hospital.

“Ela gritava de dor na barriga e falava para a mãe que ia morrer”, disse a prima Sônia Maria Guedes. Luana se formaria em dezembro no curso de enfermagem pela Unimar (Universidade de Marília), e, por isso, segundo a prima, saberia identificar a causa da dor.

O atendimento foi feito pela equipe de enfermagem na Unidade de Transplante do HB. Às 22h10, Luana teve uma parada cardíaca e não resistiu. Luana morreu vítima de choque hipovolêmico, provocado por uma hemorragia no pulmão.

Ela fazia parte do cadastro nacional de doadores de medula desde que foi realizada uma campanha na faculdade e, segundo a família, estava feliz por poder ajudar uma criança.

Em nota, o hospital afirma que o fato está sendo apurado. A instituição informou ainda que, após a colocação do cateter, Luana passou por um raio-x, mas nada de anormal foi constatado.

É a primeira morte de doador de medula nos dez anos de existência da Unidade de Transplante de Medula Óssea do HB.


PS: As autoridades têm obrigação de esclarecer o que houve para não ocorrer uma debandada de doadores que comprometerá o programa... Eu mesmo faço parte do cadastro de doadores e nunca havia escutado acidentes neste procedimento que a primeira vista parece muito simples... JS









Nenhum comentário:

Postar um comentário