terça-feira, 19 de julho de 2011

Caso Juan => MP pede prisão temporária de 4 PMs envolvidos na morte do menino na Favela Danon

.






MP-RJ pede à Justiça prisão de 4 PMs suspeitos pela morte de Juan
Menino sumiu durante ação da PM em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Corpo foi achado perto de rio; antes perícia informou que corpo era de menina.

Do G1 RJ


O Ministério Público do Rio pediu nesta terça-feira (19) à Justiça a decretação da prisão temporária, de 30 dias, dos quatro policiais militares suspeitos de envolvimento no sumiço e na morte do menino Juan Moraes Neves, de 11 anos. Segundo a assessoria de imprensa do MP, o pedido foi enviado à 4ª Vara Criminal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A assessoria do MP explicou que a prisão temporária dos PMs foi pedida em relação a dois homicídios duplamente qualificados (a morte do menino Juan e de um suposto traficante), duas tentativas de homicídio duplamente qualificado (do irmão de Juan, e de um jovem de 19 anos - ambos estão no Programa de Proteção à Testemunha) e ocultação de cadáver de Juan.

No entanto, a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça informou que não sabe se o juiz recebeu o pedido dos promotores.

Juan desapareceu em 20 de junho, após uma operação da Polícia Militar, na comunidade Danon, onde morava, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Os quatro policiais militares do 20º BPM (Mesquita) que estavam na comunidade no dia da morte do menino estão sendo investigados e foram afastados das ruas pelo comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte. Outros sete policiais que estavam patrulhando a comunidade no dia da operação policial também são investigados.

Perita presta depoimento
Ainda nesta terça, a perita que identificou o corpo de Juan como sendo de uma menina prestou depoimento na Corregedoria da Polícia Civil, na Zona Portuária do Rio. A polícia não informou o conteúdo das declarações da perita, já que a sindicância instaurada corre em sigilo.

A corregedoria da Polícia Civil afirmou que outras pessoas que participaram da perícia no corpo de Juan serão ouvidas. A polícia investiga o que motivou o erro na análise do corpo encontrado no último dia 30 de junho, no Rio Botas, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O local onde o corpo estava fica a cerca 18 km do local onde o menino foi visto pela última vez.

Inicialmente, a perícia disse que o corpo encontrado à beira do rio era de uma menina. Depois foram feitos exames de DNA que comprovaram que o corpo era de Juan. A Polícia Civil divulgou apenas em 6 de julho que o corpo encontrado era mesmo do menino desaparecido. A perita foi afastada do cargo.

A ONG Rio de Paz organizou, nesta terça-feira (19), um protesto contra a violência e a impunidade no Rio, um mês após a morte do menino. Voluntários do movimento fixaram 177 placas com a pergunta "Quem Matou Juan?", no Aterro do Flamengo, na Zona Sul.

Alguns dias após o sumiço do menino, o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou que caso sejam comprovados erros de policiais no episódio, eles serão punidos.

"Mesmo que, muitas vezes, a gente erre, como a polícia errou, essas pessoas vão ser responsabilizadas por esse erro, e se, por ventura, esses policiais tiverem qualquer tipo de participação neste fato horrendo, eles vão ser punidos exemplarmente", disse Beltrame



2 comentários:

  1. Os cartazes com os dizeres "QUEM MATOU JUAN" deveriam ser corrigidos.

    O correto é "QUEM MATAMOS JUAN".

    Uma sociedade é o todo. Quando crianças são fuziladas, torturadas, abandonadas e assassinadas e o povo elege verdadeiros patetas a cada eleição, somos NÓS os responsáveis pela violência que as massacra. Só como exemplo, em São Paulo disseram que o candidato Tiririca foi eleito como protesto. Pois são os nossos filhos que pagam o preço por nossa irresponsabilidade (que de protesto não tem nada). Como se não bastasse, corruptos de carteirinha foram reeleitos escancarando mais uma vez a deprimente alienação de um povo. Sim, tem tudo a ver com a morte do menino Juan.

    Somos nós, milhões de nós, que debatemos vivamente quem deve ser o técnico de uma seleção de milionários, enquanto que a corrupção e a incompetência dos serviços públicos correm livres e soltos em todas as esferas da sociedade. QUASE todos os dias há uma reunião de pessoas ADULTAS na frente de onde moro. O assunto é um só: futebol.

    Repito: "QUEM MATAMOS JUAN" é o correto.

    Otávio

    ResponderExcluir
  2. Otávio, é exatamente como você disse.
    Com nossa omissão, conivência, preguiça e ignorância, somos responsáveis pelo que acontece no país.
    Pela fome, falta absoluta de educação e saúde, pela corrupção em todos os órgãos.
    Somos responsáveis pelas crianças torturadas e assassinadas, porque somente ELAS NÃO TIVERAM ESCOLHA.
    Nós, mães, escolhemos mal os pais de nossos filhos, não fazemos um planejamento econômico para suprir suas necessidades básicas.
    Nossas crianças são torturadas e mortas porque nós permitimos.
    É muito triste, mas
    NÓS MATAMOS JUAN.

    ResponderExcluir