terça-feira, 5 de julho de 2011

As Profissões

.












Ser taxista é bom...



Mas pode exasperar fatores inatos de comportamento alheios a razão...

Característica de atividades automáticas e repetitivas...

Passo a acreditar – lunático e frenético - que tenho poderes extra-normais de adivinhação...

E nesse delírio ambulante me sinto à vontade para tentar encaixar, como num quebra-cabeça, cada cidadão acomodado em meu banco traseiro numa atividade compatível com seu perfil:

Zen, semblante tranquilo, olhar divinal, voz aveludada, gestos leves, sorriso esboçado no canto dos lábios:

MÉDICO

Treinado a nos induzir que devemos parar de fumar, de beber, alimentarmo-nos corretamente e abandonar o sedentarismo sob pena de morte sem que possamos considera-lo carrasco que ceifa prazeres mínimos e inabandonáveis...

Paletó, gravata, contestador, quando lhe indico um caminho duvida, quando lhe exponho uma opinião apresenta outra:

ADVOGADO

Colete de brim com incontáveis bolsos, rabo de cavalo e brinco:

FOTÓGRAFO PROFISSIONAL (ou Ministro do Meio Ambiente)

Ouvinte, atento, deixa-me discorrer longamente sobre diversos assuntos intercalando com perguntas casca-de-banana:

JORNALISTA

Aperta minha mão e me abraça sem nunca ter oportunidade de me ver mais magro e acha correto tudo que descrevo:

POLÍTICO EM CAMPANHA

Passageiro com características de pânico, suor na face apesar do ar ligado, meticuloso, fala sem me olhar, concorda e logo após discorda sobre o mesmo assunto:

ANALISTA DE SISTEMAS

Explicativo, detalhista, preocupado se entendi a explanação:

PROFESSOR PRIMÁRIO

Barba por fazer, roupa suja de graxa, palito no canto da boca, pelo menos dois anéis - um no dedo minimo outro de São Jorge - irritado esbravejando palavrões:

TAXISTA VOLTANDO DO MECÂNICO



Tem mais...


Não quero cansá-los...


Jorge Schweitzer









Nenhum comentário:

Postar um comentário