sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Esquema de trânsito em Copacabana no Réveillon 2014/2015




Prefeitura divulga esquema especial para Réveillon de Copacabana
Bairro será totalmente interditado às 22h do dia 31, além disso, três delegacias funcionarão como Central de Flagrantes


Felipe Freire

Rio - A Prefeitura do Rio divulgou nesta sexta-feira o esquema especial de trânsito para o Réveillon de Copacabana, na Zona Sul. A expectativa é de que 2 milhões de pessoas participem da festa no bairro, que terá três palcos (Copacabana Palace, Santa Clara e Leme). Como nos anos anteriores, as intervenções na Avenida Atlântica começam a partir das 7h do dia 31. Já o fechamento total do bairro será às 22h, com liberação às 5h do dia 1º de janeiro.

Às 7h do dia 31, a pista da Atlântica junto à orla será bloqueada, do Posto 6 ao Leme, funcionando como área de lazer. Já às 15h, as duas pistas da via serão totalmente interditadas. Para garantir a fluidez do tráfego, haverá 124 câmeras da Prefeitura monitoradas pelo Centro de Operações e mais 16 do evento em pontos estratégicos de fiscalização. Serão ainda 1825 agentes da Secretaria de Ordem Pública e Guarda Municipal atuando nas ruas da região.

O público que pretende passar o Ano Novo em Copacabana deve ficar atento: a partir das 18h do dia 31 até as 5h de 1º de janeiro, todos os acessos ao bairro - por Ipanema, Lagoa, Corte do Cantagalo, Túnel Velho e Enseada de Botafogo - serão fechados. Apenas ônibus de linhas comuns e táxis poderão entrar na região, porém, só até as 22h, quando há o fechamento total do bairro.

Desta vez, os ônibus de turismo também não poderão estacionar em Copacabana nem nos bairros do entorno. Haverá um estacionamento próprio no Teleporto para esses coletivos.

"A gente espera a mesma quantidade de público do ano passado se o tempo estiver bom. É fundamental que as pessoas cheguem cedo para se acomodar com calma. Teremos belíssimas atrações até as 4h para que as pessoas também saiam com tranquilidade da praia", declarou o secretário de Turismo, Antônio Pedro, durante a coletiva no Centro de Operações, no Centro do Rio.

O secretário disse ainda que as fiscalizações das balsas de onde serão detonados os fogos serão realizadas na próxima segunda-feira (29). A montagem foi iniciada na manhã desta sexta-feira (26), na Ilha do Governador, Zona Norte. As 24 toneladas de fogos serão transportadas para a praia da Zona Sul somente no dia 31.

Três delegacias funcionarão como Central de Flagrantes

Este ano, a Polícia Civil reforçará sua atuação no Réveillon de Copacabana. Três delegacias do bairro funcionarão como central de Flagrantes. Como nos anos anteriores, a 12ª (Hilário de Gouveia) e a 13ª (Av. N. Sra. Copacabana) receberão as ocorrências.

Mas além das duas unidades, a Delegacia Especial de Atendimento às Pessoas da Terceira Idade (DEAPTI), na Rua Figueiredo de Magalhães, estará aberta. A Especializada vai funcionar normalmente e concentrará ocorrências de menores infratores.

Proibição de estacionamento:

Começam no dia 30 as proibições para estacionamento no bairro. A partir das 18h, não será permitido na Rua Gustavo Sampaio. Às 21h, na Av. Nossa Senhora de Copacabana, na Rua Barata Ribeiro e na Rua Prudente de Moraes. Já a partir das 23h, o estacionamento fica proibido em toda área de Copacabana e Ipanema.

Três pontos de embarque vão garantir a saída do bairro

Para garantir a saída do público, serão montados três pontos de embarque fora de Copacabana. A caminhada até os locais são de cerca de 2 quilômetros. O Embarque 1 fica na Enseada de Botafogo (Av. das Nações Unidas), com ônibus para o Centro, Grande Tijuca e Zona Norte.

O Embarque 2 fica próximo ao Corte de Cantagalo (pista sentido Túnel Rebouças), com linhas para a Zona Norte e Centro. Já o ponto de Embarque 3 ficará na Avenida Vieira Souto, até a Rua Vinícius de Moraes, com transportes para a Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Zona Oeste em geral.




Nenhum comentário:

Postar um comentário