quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Foto: Menina toma banho em bueiro no Centro do RJ

Foto de Marcelo Piu


Flagrante que choca: menina toma banho em bueiro
Prefeitura faz buscas no Centro para achar criança, que teria 5 anos e estaria ao lado do pai, com sinais de embriaguez


por Gustavo Goulart


RIO - A cena comoveu quem passava, na manhã desta terça-feira, pela Rua Luís de Camões, no Centro: num dos pontos mais movimentados da cidade que sediará as Olimpíadas de 2016, ainda é possível ver situações como a de uma menina, aparentando ter 5 anos, tomando banho num bueiro. Com a tampa de cimento removida, escorada no que sobrou de um fradinho, o buraco cheio de água suja fazia a alegria da criança num dia em que a temperatura passou dos 36 graus. A poucos metros dela, sentado numa calçada, um homem que seria seu pai parecia estar embriagado. Ele pediu dinheiro ao repórter fotográfico do GLOBO, mas a menina o repreendeu e fez um apelo à equipe de reportagem:

— Não deem dinheiro para ele, não. Ele gasta tudo.

O homem contou que a família mora em Vilar dos Teles, distrito de São João de Meriti. Ele disse que estava ali esperando a mulher, que distribuía panfletos pelas ruas da região.

— Em Vilar dos Teles, não consigo comer com R$ 5. Aqui, no Centro, dá para almoçar com um real — justificou ele, sem fazer qualquer referência à alimentação da criança.

Relatada pela equipe de reportagem, a situação sensibilizou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adilson Pires, que acionou uma equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para tentar localizar a menina. A Secretaria de Conservação informou que o buraco dá acesso a uma tubulação da Cedae e será tampado hoje.

Segundo um censo da Secretaria de Desenvolvimento Social da 2013, 5.580 pessoas vivem nas ruas. Desse total, um terço estaria em calçadas do Centro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário