quinta-feira, 8 de março de 2012

Pricilla de Oliveira Azevedo, major PMERJ, é homenageada pelo Departamento de Estado americano em Washington



Da EFE


O Departamento de Estado americano premiou nesta quinta-feira (8) "a liderança e a coragem excepcional" da major da Polícia Militar Pricilla de Oliveira Azevedo, primeira mulher a comandar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio de Janeiro.

Por conta do Dia Internacional da Mulher, a secretária de Estado, Hillary Clinton, presidiu em Washington a entrega anual dos prêmios com os quais os Estados Unidos distinguem mulheres com coragem ao redor do mundo

O Departamento de Estado louvou o papel de Pricilla na pacificação das favelas do Rio, onde enfrentou traficantes perigosos e chegou a sofrer um sequestro-relâmpago em 2007.

"Seu trabalho criou não apenas um programa modelo, também representou uma melhoria das condições das pessoas que vivem nessas circunstâncias", apontou um porta-voz do Departamento de Estado.

A major se emocionou e chorou durante a cerimônia.

Ela foi uma das dez vencedoras do prêmio e recebeu o troféu das mãos da primeira-dama dos EUA, Michelle Obama.


Também participaram da homenagem Leymah Gbowee e Tawakkol Karman, que ganharam o Prêmio Nobel da Paz de 2011.

Desde 2007, o Departamento de Estado premiou 46 mulheres de 34 países diferentes por sua luta pelos direitos femininos, com o risco pessoal que isso costuma representar, informou em comunicado.


PS: Na época em que a então Capitã Pricilla comandava a Unidade de Policiamento do Santa Marta estive no alto do morro, base da UPP, tentando entrevistá-la para o 'Táxi em Movimento' e ela acabara de sair em direção ao 2o. BPM da Rua Real Grandeza... Não mais retornei por falta de tempo... Tempos depois passei pela agora Major Pricilla dentro de uma viatura da corporação na Rua Assunção e a cumprimentei com ela me devolvendo um sorriso bacana... Atualmente Pricilla trabalha no planejamento e coordenação das UPPs... Em 2007 Pricilla foi sequestrada por bandidos e torturada violentamente que ela após ficou admirada de não haverem quebrado nenhum dos seus dentes... Que nada, Pricilla: também não alquebraram sua vocaçao de policial... Esta moça é um exemplo para toda coorporação... Parabéns Pricilla! JS




Nenhum comentário:

Postar um comentário