quinta-feira, 2 de junho de 2011

A morte do Policial PM Bruno Vinicius Saldanha poderia ter sido evitada...

.





Academias de Policia tem dever de adestrarem policiais não cairem em erros primários que colocam suas vidas em risco...

A sensação de poder absoluto que uma lustrosa pistola na cintura e uma carteira no bolso proporcionam desmoronam diante da crueldade de bandidos...

Policial capturado por traficantes é troféu disputado para alavancar carreiras dentro da hierarquia da bandidagem...

No momento em que faltou combustível no carro descaracterizado dos policiais P2 do 19o. BPM nas imediações da Favela da Pedreira, Saldanha deveria ter deixado sua arma na mala do carro antes de montar na garupa do mototaxista a caminho do posto de gasolina...

Qualquer policial sabe que mototaxistas nas imediações de favelas são o braço alongado do tráfico e muitas vezes estas motocicletas pertencem ao próprio dono da boca local...

Tempos atrás um policial civil pegou meu Táxi em Movimento nas imediações da Secretaria da Rua da Relação numa madrugada...

Seu carro havia ficado na oficina...

Estava voltando prá casa, depois do plantão de 24 horas, e diversos taxistas haviam recusado levá-lo até as imediações da Igreja Universal numa rua transversal da Avenida Suburbana...

Sentou-se ao meu lado e colocou duas pistolas presas entre as pernas...

Negativo...

- Amigo posso te deixar em casa, desde que coloque as armas na mala do carro junto com sua identificação...

- Me sinto mais seguro portando minhas armas para poder reagir...

- Ou coloca na mala ou nada feito...

Não existe mínima chance de cruzar a madrugada naquela área onde traficantes costumam cruzar a pista portando fuzis loucos para encontrar um policial para retirarem o escalpo...

Meu passageiro concordou mas foi resmungando até chegar em seu portão...

Inacreditável que não exista instrução formal para que policiais não se arrisquem sem necessidade...

Policial possui condições de peitar traficante em operações coletivas, sozinho é coisa cinematográfica holidiana com chance zero de sucesso...

Policial armado fora de serviço numa cidade atípica como o Rio de Janeiro serve somente para evoluirem constrangendo cidadãos comuns em imbróglios de transito para vangloriam-se superioridade no 'sabem com quem está falando'; em shows de pagode para entrar sem passar pela bilheteria ou para se exibirem dinamismo para namoradas de ocasião...

Policial armado fora de serviço é armadilha inevitável para o próprio...

Toda tragédia deixa ensinamentos para evitar próximos equívocos...

O episódio do soldado PM Saldanha estampa falta de preparo ao profissional de segurança pública vislumbrar risco evidente...

Mesmo que Bruno Vinicius Saldanha empunhasse solitário uma Barrett .50 não sairia vivo da Pedreira...

Lamentável...




Jorge Schweitzer




Um comentário:

  1. Adorei esse post, acho pertinente esse tema, mas imagine se aquele "garoto" de 17 anos que eu prendi mesmo ele tendo esperneado, oferecido propina, sabe que ele vai ficar com um ódio mortal, e se um dia ele descobrir o meu endereço, se descobrir q tenho o hábito de andar desarmado, pq um colega dele me viu desarmado sem camisa fazendo minha corrida matinal... ele virá, de moto, na minha esquina... mas só não generalize, sou pai de família não sou esse: "Policial armado fora de serviço numa cidade atípica como o Rio de Janeiro serve somente para evoluírem constrangendo cidadãos comuns em imbróglios de transito para vangloriam-se superioridade no 'sabem com quem está falando'; em shows de pagode para entrar sem passar pela bilheteria ou para se exibirem dinamismo para namoradas de ocasião..."

    ResponderExcluir