segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Rolls-Royce e o suborno pago à Petrobrás






Reportagem do jornal britânico Financial Times publicada nesta segunda-feira afirma que a Rolls-Royce pagou suborno a funcionários da Petrobras para conseguir um contrato de 100 milhões de dólares com a estatal brasileira. 

A empresa, famosa pelos carros de luxo, também fabrica turbinas de gás para plataformas de petróleo.

Na reportagem, publicada com destaque, na capa, o Financial Times cita depoimento do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, que teria dito à polícia que recebeu pelo menos 200.000 dólares da Rolls-Royce. 

O depoimento foi dado no âmbito da Operação Lava Jato na Justiça do Paraná.

Barusco afirmou à Justiça, em acordo de delação premiada, que o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, recebeu de 150 milhões a 200 milhões de dólares em propina de 2003 a 2013, por meio de desvios e fraudes em contratos com a Petrobras. As revelações de Barusco, ex-braço-direito de Renato Duque, que comandava a Diretoria de Serviços por indicação do ex-ministro José Dirceu, colocaram o PT no centro do escândalo do petrolão.

Na resposta ao jornal, de acordo com a reportagem, a Rolls-Royce disse que “não tolera conduta empresarial indevida de qualquer tipo” e que tomará “as medidas necessárias para garantir o cumprimento das leis”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário