quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Bombeiro Magno Reis, de 47 anos, filma ônibus pegando fogo em São Gonçalo: 'Vi gente em chamas'









Ricardo Rigel

Com 25 anos no Corpo de Bombeiros, Magno Reis, de 47, passou por um dos momentos mais difíceis de sua vida, no início da manhã desta quarta-feira: ao ouvir o barulho de uma forte batida, ele correu para a frente de sua casa, na Rua Doutor Getúlio Vargas, em Santa Catarina, São Gonçalo, na região Metropolitana do Rio, e viu o ônibus da linha 532 (Alcântara-Niterói) em chamas. Sem ter os equipamentos apropriados para ajudar as pessoas que estavam no coletivo, tudo o que pôde fazer foi ligar para o quartel do município.

- Estou anestesiado. Não pude fazer nada. Naquele momento, ouvi pessoas gritando, vi pessoas em chamas, mas não tinha equipamento para tentar ajudar. A única coisa que pude fazer foi ligar para os companheiros para eles virem logo - contou Magno.

Segundo ele, durante a noite de terça-feira choveu forte no bairro. A Rua Doutor Getúlio Vargas encheu e, depois de a água escoar, a pista foi tomada por muita lama. Para a delegada da 73ª DP (Neves) - onde o acidente será registrado -, Daniele Peres, isso pode ter feito o coletivo derrapar e atingir o poste, fazendo com que o transformador caísse e provocasse o o fogo.

Frentistas ajudaram a retirar vítimas

Dois frentistas de um posto de gasolina perto do local do acidente viram quando o ônibus passou em alta velocidade pela rua. De acordo com Leandro Dias, de 29 anos, um outro coletivo que vinha no sentido oposto estava na contramão para ultrapassar um carro. O motorista do ônibus que incendiou não conseguiu frear e derrapou.
- Peguei um extintor do posto e corri para tentar apagar o fogo. As pessoas gritavam muito e pediam socorro. Conseguimos quebrar algumas janelas e retiramos quatro pessoas. Mas tinham outras pegando fogo. Foi impossível de tirá-las - disse Leandro.

O frentista Joel Guimarães, de 46 anos, contou que nunca viveu uma experiência semelhante:

- Um garoto em chamas gritava, pedindo ajuda. Mas a mochila dele o impediu de pular. Minha vontade era entrar naquela ônibus e tirar todo mundo. Me senti impotente.

Bombeiros continuam no local do acidente. De acordo com a delegada Peres, nove pessoas morreram. Entre as vítimas, segundo os bombeiros, estavam mãe e filha, de cerca de 3 anos. Os corpos das duas foram encontrados na parte de trás do ônibus, abraçados. Cinco feridos foram levados para o Hospital estadual Alberto Torres, também em São Gonçalo.
Geovane Farias, de 20 anos, está em estado grave com grande parte do corpo queimado e segue na UTI. Ele era casado com a mulher que morreu abraçada à criança. José Soares Ferreira, de 52 anos, Leandro Fagundes da Silva, de 35, Anderson Morli, de 26, apresentam quadro que inspira cuidados. William Lemos da Silva sofreu escoriações e já foi liberado. Ele seguiu para a 73ª DP para prestar depoimento.

O motorista do coletivo, Waldnei Rangel, e o cobrador Ângelo Gomes da Silva seguiram para a Casa de Saúde São José dos Lírios. O estado de saúde eles é grave.






PS: A chamada da capa do Globo ponto 'com' nos deixa a vontade para imaginarmos que o bombeiro Magno Reis ao invés de tentar salvar as vítimas se colocou a filmar a desgraceira, enquanto os frentistas se arriscavam... Se isto ocorreu - mesmo que o Magno Reis, alegue que - por possuir experiência - sabia dos riscos do contato com eletricidade e tal ele ficou deveras mal na fita... Na tentativa de aparecer a qualquer preço e enviar seu WhatsApp para o Globo ele perdeu a mão e agora ficou exposto na janela a todo tipo de crítica e questionamento de seu comando no Batalhão... Pô, que raio de Bombeiro é este? ... Quando li apenas a chamada acreditei que o Magno Reis era apenas bombeiro hidráulico... JS


Nenhum comentário:

Postar um comentário