quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Casa Daros RJ: cinema de graça de 25/02 a 01/03/2015





Casa Daros realiza sessões de cinema com entrada gratuita
Mostra traz cinco filmes que foram destaque de público e crítica

PAULO RICARDO MOREIRA

Rio - A segunda edição do Cine Daros vai mostrar os cinco filmes que mais se destacaram entre o público e a crítica em 2014. A mostra promovida pela Casa Daros, em Botafogo, vai de 25 de fevereiro a 1º de março, sempre às 19h30, com entrada gratuita e sessões realizadas ao ar livre, no pátio interno da instituição. 


“Nesta edição, procuramos filmes que foram destaques na programação do último ano, especialmente em festivais. Temos ainda uma pré-estreia e uma exibição em primeira mão, anterior a pré-estreia oficial, de dois filmes brasileiros”, conta Dominik Casanova, diretor-geral da Casa Daros.

As duas pré-estreias da mostra são o documentário ‘Campo de Jogo’, do cineasta carioca Eryk Rocha, que abrirá o evento no dia 25 e acompanha um campeonato anual de futebol de várzea disputado por 14 times de favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro, e ‘Casa Grande’ (dia 28), primeiro longa de ficção dirigido pelo também carioca Felipe Barbosa, que conta a história de Jean, um adolescente rico que luta para escapar da superproteção dos pais, secretamente falidos.

Os outros três filmes da programação já estrearam no circuito comercial no ano passado. São eles: o americano ‘Nebraska’ (dia 26), de Alexander Payne (‘Sideways — Entre umas e Outras’), a comédia sueca ‘Nós Somos As Melhores!’ (dia 27), dirigida por Lukas Modysson, e ‘Grande Hotel Budapeste’ (dia 1º de março), de Wes Anderson, indicado ao Oscar 2015 para melhor filme, roteiro, fotografia e direção.

Dominik Casanova diz que o Cine Daros no pátio marca o início da nova temporada das sessões no auditório — no próximo dia 8 de março — e a procura de um jeito diferente para assistir a um filme.

“Ao ar livre, num ambiente menos introspectivo que o das salas, torna-se uma experiência coletiva e gregária. Claro que queremos que muita gente assista à nossa seleção, mas estamos muito mais preocupados com a qualidade dessa experiência”, frisa o diretor -geral.

NOVIDADES NO AUDITÓRIO

Dominik ressalta ainda que a programação de filmes no auditório, sempre aos domingos às 16h, também com entrada gratuita, vai manter a mesma qualidade das sessões ao ar livre, com mostras regulares de um ou até dois meses.

“Em março, um ciclo reúne filmes e diretores influenciados pela Nouvelle Vague francesa, além de alguns títulos do período”, adianta.

Segundo Dominik Casanova, outra novidade é uma mostra de filmes, programada para o primeiro semestre, que acontecerá paralelamente à exposição ‘Made in Brasil’, que inaugura em 20 de março.





PS: Taí, não tem mais desculpa para não levar a patroa para dar uma volta... JS 

Os filmes serão exibidos sempre às 19h30, em sessões gratuitas. Não é necessário a retirada de senha, mas os eventos estão sujeitos à lotação. Confira abaixo os detalhes da programação:



25.2.15, às 19h30
Campo de Jogo (2014), de Eryk Rocha
O documentário mostra um campeonato anual de futebol de várzea disputado por 14 times diferentes de favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro. “Campo de Jogo” revela a relação de fascínio entre torcedores e jogadores com o futebol e vários aspectos da cultura brasileira e do amor pelo esporte. O longa foi lançado na mostra competitiva do Festival do Rio em 2014, selecionado para o Festival de Londres e recentemente exibido no MoMA, em Nova Iorque.



26.2.15, às 19h30
Nebraska (2013), de Alexander Payne
Do mesmo diretor de “Os Decendentes” e “Sideways – Entre Umas e Outras”, o longa-metragem traz a história de Woody Grant, um homem que acredita ter ganho US$ 1 milhão após receber uma propaganda pelo correio. Decidido a retirar o prêmio, resolve ir a pé até a cidade de Lincoln, no estado de Nebraska. Sem conseguir convencer o pai de desistir da ideia, seu filho David resolve acompanhá-lo na viagem, que inclui uma parada na cidade onde Woody e a mulher se conheceram e moraram por anos. O filme retrata, então, a reaproximação da família ao longo desta jornada.



27.2.15, às 19h30
Nós Somos as Melhores (2013), de Lukas Moodysson
O premiado filme sueco conta a história de duas amigas inseparáveis, em Estocolmo: Bobo e Klara. Fãs de punk, elas se sentem deslocadas na escola e em suas famílias, onde todos dizem que o movimento morreu. Um dia, elas resolvem montar uma banda e convidam a jovem Hedvig para participar, já que ela sabe tocar violão. Hedvig, no entanto, é uma menina tímida e católica e nada tem a ver com o estilo punk. Sobra para Bobo e Klara a tarefa de iniciar Hedvig no mundo do movimento, nascido no Reino Unido na década de 1970 e imortalizado em figuras como as de Sid Vicious e Patti Smith.



28.2.15, às 19h30
Casa Grande (2014), Fellipe Barbosa
Premiado dentro e fora do Brasil, “Casa Grande” marca a estreia do carioca Fellipe Barbosa na direção de um longa metragem de ficção. O filme conta a história de Jean, um adolescente rico que luta para escapar da superproteção dos pais, secretamente falidos. Sem dinheiro para manter a vida de luxo, os pais de Jean demitem o motorista de longa data da família e o menino tem a chance de pegar um ônibus pela primeira vez na vida. No coletivo, ele conhece Luiza, uma aluna de um colégio público que abre os olhos de Jean para as contradições de dentro e de fora da casa grande de seus pais.



1.3.15, às 19h30
Grande Hotel Budapeste (2014), de Wes Anderson
Sucesso internacional de público e indicado ao Oscar, a divertidíssima comédia de Wes Anderson conta a história da amizade entre um famoso gerente de um hotel europeu e seu jovem empregado no período entre guerras na Europa. O filme narra as aventuras vividas pelos dois, tendo como pano de fundo as transformações históricas da primeira metade do século XX.




Nenhum comentário:

Postar um comentário