sexta-feira, 3 de junho de 2011

Alunos e estudantes de escola em MG raspam a cabeça em solidariedade a colega em tratamento contra câncer









Do G1 MG

Estudantes do ensino médio de uma escola em Governador Valadares, na Região do Vale do Rio Doce de Minas Gerais, rasparam o cabelo para apoiar um colega de sala que faz tratamento para curar um câncer. Eles organizaram uma surpresa para o garoto de 17 anos, que acabou de passar pelas primeiras sessões de quimioterapia. A ação foi filmada nesta segunda-feira (30) e postada na internet.

“Fiquei meio sem ação. Só consegui rir. Quem não ficaria?", disse Arthur Gonçalves ao G1, contando o que sentiu ao abrir a porta da sala e encontrar os amigos com os cabelos raspados. Ele elogiou a atitude da turma e disse que se sentiu muito acolhido pelos amigos. “Não dá pra explicar, não. Me senti acolhido”, completou, dizendo que a surpresa trouxe motivação e força para continuar o tratamento.

Gonçalves está no terceiro ano e vai tentar vestibular para Engenharia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele enfrenta a doença com o apoio da família e da namorada.

O gesto foi emocionante, segundo a mãe dele. “A atitude dos meninos não foi comum. Foi uma coisa tão alto astral. Fizeram para que ele não se sentisse excluído por estar careca”, disse a mãe. Ainda segundo ela, as garotas da sala também se mobilizaram e acompanharam os colegas até o salão onde cortaram o cabelo.

O câncer, segundo a família, foi descoberto por acaso numa ida ao cabeleireiro. Ao perceber o caroço, ele foi ao médico e uma biopsia contatou um Sarcoma de Ewing na cabeça. O tratamento começou há 21 dias.

A ação do corte de cabelo coletivo foi toda idealizada pelos estudantes, segundo o diretor da escola Rodrigo Cunha. Mas ele e mais dois diretores também resolveram cortar os cabelos. “Resolvemos entrar pelo espírito de solidariedade, em apoio ao aluno e, principalmente, para ele não se sentir diferente da gente. Principalmente por isso. Para ele sentir um clima harmonioso ao regressar às aulas”, completou. Ainda segundo Cunha, o caso gerou uma boa notícia relacionada à educação. “A gente vê tantas tragédias, coisas ruins”, disse.

O vídeo postado na internet já foi visto por mais de 26 mil internautas em quatro dias. Um ex-aluno da escola assistiu ao vídeo em uma rede social e se emocionou com o caso. “Gostaria muito de partilhar a alegria profunda que senti quando soube da história. É uma motivação para as pessoas”, disse Victor Teixeira Aguiar.


8 comentários:

  1. Li essa matéria pela manhã e emocionada constatei que a solidariedade faz parte da vida de muitos jovens nesse país da exclusão.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Essa escola merecia um prêmio nacional para dar esse belo exemplo de presente a toda Nação tão amargurada com uma violência que nós brasileiros não merecemos e a Constituição diz nos garantir a SEGURANÇA e esses políticos não tem capacidade de nos restituir à PAZ só estão preocupados em saber como multiplicar seus patrimônios ! TODOS DESSA ESCOLA PARABÉNS eu aqui da Bahia gostaria de fazer o mesmo PARA ME JUNTAR A ESSE MUITO BONS MINEIROS ! PARABÉNS DE CORAÇÃO ! Essa escola poderia ter um Diploma de CIDADÃO para cada ilustre participante dessa linda campanha !
    Ângela Míriam

    ResponderExcluir
  3. Essa escola merecia um prêmio nacional para dar esse belo exemplo de presente a toda Nação tão amargurada com uma violência que nós brasileiros não merecemos e a Constituição diz nos garantir a SEGURANÇA e esses políticos não tem capacidade de nos restituir à PAZ só estão preocupados em saber como multiplicar seus patrimônios ! TODOS DESSA ESCOLA PARABÉNS eu aqui da Bahia gostaria de fazer o mesmo PARA ME JUNTAR A ESSE MUITO BONS MINEIROS ! PARABÉNS DE CORAÇÃO ! Essa escola poderia ter um Diploma de CIDADÃO para cada ilustre participante dessa linda campanha !
    Ângela Míriam

    ResponderExcluir
  4. Essa escola merecia um prêmio nacional para dar esse belo exemplo de presente a toda Nação tão amargurada com uma violência que nós brasileiros não merecemos e a Constituição diz nos garantir a SEGURANÇA e esses políticos não tem capacidade de nos restituir à PAZ só estão preocupados em saber como multiplicar seus patrimônios ! TODOS DESSA ESCOLA PARABÉNS eu aqui da Bahia gostaria de fazer o mesmo PARA ME JUNTAR A ESSE MUITO BONS MINEIROS ! PARABÉNS DE CORAÇÃO ! Essa escola poderia ter um Diploma de CIDADÃO para cada ilustre participante dessa linda campanha !
    Ângela Míriam

    ResponderExcluir
  5. Essa escola merecia um prêmio nacional para dar esse belo exemplo de presente a toda Nação tão amargurada com uma violência que nós brasileiros não merecemos e a Constituição diz nos garantir a SEGURANÇA e esses políticos não tem capacidade de nos restituir à PAZ só estão preocupados em saber como multiplicar seus patrimônios ! TODOS DESSA ESCOLA PARABÉNS eu aqui da Bahia gostaria de fazer o mesmo PARA ME JUNTAR A ESSE MUITO BONS MINEIROS ! PARABÉNS DE CORAÇÃO ! Essa escola poderia ter um Diploma de CIDADÃO para cada ilustre participante dessa linda campanha !
    Ângela Míriam

    ResponderExcluir
  6. Parabéns para esa escola de MG, que exemplo, que lição! A gente até se emociona com uma notícia dessas, hoje em dia esse tipo de atitude é raríssima.
    Desejo força para esse menino e que esses colegas continuem levando à diante a solidariedade, amizade, e outros valores para a nossa sociedade que está carente disso.

    ResponderExcluir
  7. eu vi essa história hj no jornal e, como paciente oncológica, fiquei muito emocionada.
    sou daqui
    http://equeroquevocevenhacomigotododia.blogspot.com/

    bju

    ResponderExcluir
  8. Sou irmã de um dos amigos do Arthur, eles são amigos de anos.
    Vou deixar um breve testemunho...

    Neto, meu irmão era um sacrificio para cortar o cabelo. No dia em que ele chegou aqui em casa com os cabelos raspados eu logo perguntei.
    Netinhoooo, ta careca? Voce foi chamado para o tiro de guerra? Ele respondeu que não e eu não sabia sobre o amigo ate então. Depois percebi que tinha algo diferente nele e perguntei e foi quando ele me disse sobre Arthur. Mais tarde meu pai disse a ele o quanto sentia orgulho pela atitude e todos choramos e logo comecei as minhas oraçoes por Arthur que é um amor de menino acreditem.

    Neto falou com Arthur no computador ainda quando ele fazia a quimio. Lembro de estarmos no carro esperando por ele porque estava a falar com o amigo. Nao me esqueço do sorriso dele ao entrar no carro e dizer. Pai o Arthur disse que esta muito bem

    Na segunda, nao sei bem, ele me mostrou o video e me disse que Arthur só ria...

    Queria partilhar dese momento com voces, e dizer que é um orgulho para mim, saber que meu irmão e os amigos tiveram essa atitude.

    ResponderExcluir