quinta-feira, 19 de julho de 2012

Morre David Henrique Conrado Meira, jogador de basquete do Brasília esmagado pela tabela durante treino




Do UOL, em São Paulo


Nesta quinta-feira, David Henrique Conrado Meira, da equipe sub-22 de basquete do Brasília, morreu no Hospital de Base do Distrito Federal vítima de falência renal, de acordo com o site Super Esportes. O jogador de 19 anos estava internado desde que sofreu acidente quando uma tabela caiu sobre ele durante um treino.


“Realmente ele faleceu, há cerca de 40 minutos”, confirmou Antonio Carvalho, presidente do clube, em contato telefônico com o UOL Esporte.

David sofreu o acidente no último dia 12, quando tentou enterrar em um lance, mas a tabela cedeu e caiu sobre seu pescoço e seu ombro. Inconsciente, o jovem foi atendido ainda em quadra por um médico que estava no ginásio da ASCEB, onde ele treina.

David fazia parte da equipe sub-22 do Brasília, que treinava para a segunda edição da Liga de Desenvolvimento Olímpico, competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) que conta com a participação de jogadores das categorias de base dos times do NBB.


PS: Resta agora somente fiscalização mais rigorosa para evitar próximos acidentes... Sempre achei arriscado esta coisa de enterrada no basquete com jogador com mais de 100 quilos pendurado no garrafão... Existem testes de resistência do material mas a fatiga por continuada repetição do movimento torna imprevisível o grau de tolerância do equipamento... Lamentável... JS



Um comentário:

  1. Jorge, olha só:

    http://www.df.superesportes.com.br/app/noticias/basquete/2012/07/19/noticia_basquete,34500/o-despero-da-familia-pela-vida-do-jovem-david-meira.shtml

    A noite de ontem foi de drama para a família do jovem David Henrique Conrado Meira, de 19 anos, atleta do sub-22 do UniCeub/BRB que está internado em estado gravíssimo no Hospital de Base de Brasília (HBDF). Familiares que estavam no HBDF receberam informações de que o estado de saúde do rapaz piorara consideravelmente e se abraçaram e choraram desesperadamente em frente à portaria.

    Por volta das 20h, o presidente do Instituto Viver Basquetebol, Antônio Carvalho, dono da franquia do UniCeub/BRB, confirmou ao portal UOL que David Meira havia morrido. "Ele morreu há cerca de 40 minutos", disse Carvalho, de acordo com o UOL. A notícia da eventual morte de David contaminou as redes sociais e os colegas do jogador. Uma hora antes, o técnico do time sub-22, Ronaldo Pacheco, havia dito ao Correio que seu atleta havia sofrido "falência múltipla dos órgãos". Mais tarde, às 22h, Pacheco foi ao Hospital de Base se retratar: "Eu falei mesmo. Mas falei no calor da emoção".

    Com a notícia espalhada nos principais sites de esporte do país, incluindo o Super Esportes, a assessoria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal correu para afirmar que David Meira não havia morrido. A informação oficial do Hospital de Base do Distrito Federal é que ele está com o rim sobrecarregado. "Ele é um paciente em estado muito grave", limitou-se a dizer o chefe da UTI do hospital, Renato Viscardi.

    No meio da tarde, por volta das 15h30, os familiares de David Meira foram chamados ao hospital. Entraram o pai de David, Márcio Lopes Meira; a mãe, Valquíria Conrado; a namorada, Giselle Mendes; e o irmão, Fábio Meira. Os quatro passaram cerca de três horas lá dentro e quando saíram, estavam abraçados, chorando muito e gritando: "Ele está indo, ele está indo".

    Logo em seguida, o técnico Ronaldo Pacheco, único em situação de conversar, foi o escolhido para falar com a imprensa: "A falência começou nos rins. O David já está inchado, com a mão retorcida. É questão de minutos ou de horas para ocorrer uma falência múltipla dos órgãos".

    No fim da noite, nenhum dos familiares quis detalhar qual era, de fato, o estado de saúde do garoto. Apenas disseram que ele não havia morrido.
    Às 21h40 de ontem, em contato por telefone com o Correio, a chefe da equipe médica do Hospital de Base do Distrito Federal preferiu classificar como "boato" as notícias da morte do atleta. "Não confirmamos o óbito do paciente", alegou Rosângela Queiroz. "Ele (David) continua internado em estado gravíssimo, na UTI, respirando com ajuda da traqueostomia realizada", informou a médica.

    Apesar da pequena melhora apresentada durante a semana, David piorou durante todo o dia de ontem. "De manhã ele estava muito ruim, eu coloquei a mão na testa dele e ele estava muito quente, com febre. Os médicos disseram que ele estava em estado de choque", contou a mãe do rapaz.

    ResponderExcluir