quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Incêndio no Teatro Villa-Lobos, Avenida Princesa Isabel, Leme, Copacabana



Incêndio destruiu reforma de R$ 2 milhões do Teatro Villa-Lobos, no Rio
Fogo, que começou na noite de terça, foi controlado nesta quarta-feira.
Segundo Secretaria estadual de Cultura, algumas áreas ficaram intactas.


Do G1 RJ

A assessoria de imprensa da Secretaria estadual de Cultura informou que já haviam sido gastos R$ 2 milhões na reforma de modernização da sala de espetáculos e do palco do Teatro Villa-Lobos, em Copacabana na Zona Sul do Rio de Janeiro. Os dois setores foram destruídos por um incêndio que começou por volta das 23h de terça-feira (6), e que só foi controlado na manhã desta quarta-feira (7). Ninguém ficou ferido, já que o teatro estava fechado para as obras.

A assessoria da Secretaria de Cultura não confirmou as informações iniciais dos bombeiros, de que o fogo havia atingido os quatro andares do teatro. Segundo a assessoria, as chamas não passaram para a parte de trás do teatro por causa das portas corta-fogo, instaladas na reforma. Ainda de acordo com a assessoria, o prédio não sofreu danos estruturais e há partes do edifício que não foram atingidas pelo incêndio, e ficaram intactas, como os elevadores para cadeirantes instalados recentemente.

Segundo a assessoria da Secretaria de Cultura, os laudos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e da Defesa Civil, sobre as causas do incêndio, devem sair em até 30 dias. A partir daí, será elaborado um cronograma para recuperar a parte destruída pelo fogo e retomar as reformas de modernização.

O combate às chamas foi feito pelos bombeiros de Copacabana, que contou com o apoio de outros quatro quartéis. Durante a manhã, as equipes fizeram o trabalho de rescaldo.

A suspeita é que três explosões de um transformador do último andar tenham provocado o fogo, mas somente a perícia poderá confirmar as causas do incêndio. Pelo menos 38 bombeiros trabalharam no local. Eles jogaram água do alto de um hotel vizinho, que não chegou a ser atingido pelo incêndio.

Princípio de incêndio em abril
No início de abril, um princípio de incêndio atingiu o Teatro Villa-Lobos, mas foi controlado pelos bombeiros. De acordo com a Secretaria estadual de Cultura, na ocasião "houve um pequeno princípio de incêndio na casa de máquinas" do teatro, mas o "fogo foi rapidamente contido pela equipe do teatro e pelo Corpo de Bombeiros". Ninguém ficou ferido.

Reforma iniciada em 2010


Inaugurado em 8 de março de 1979, o Teatro Villa-Lobos foi idealizado por Adolfo Bloch e Geraldo Matheus, e conta com três unidades cênicas: o teatro propriamente dito, a sala Monteiro Lobato (Espaço II) e a sala Arnaldo Niskier (Espaço III). Mas, temporariamente, essas duas salas estão fechadas para obras de manutenção. Em meados de 2010, o espaço começou a passar por uma ampla reforma.

O espetáculo Pato com laranja, com Paulo Autran e Marília Pêra, foi o primeiro a ser encenado no Teatro Villa-Lobos, estreando em 13 de março de 1979. Em 9 de setembro do mesmo ano, Rasga coração, de Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974), foi encenado por Raul Cortez, Vera Holtz e Lucélia Santos, entre outros, marcando o processo de abertura político-cultural do país após os anos de chumbo.

Ao longo das três décadas de existência, o Teatro Villa-Lobos foi palco de grandes espetáculos, como Hotel Paradiso, O Ateneu, As Cantoras do Rádio, Dias felizes, Ensina-me a viver, Ligações perigosas, Don Juan, Ópera do Malandro, Mary Stuart, Deus lhe pague, Rádio Nacional, Peter Pan, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rei Lear e Senhora Macbeth.

O Teatro Villa-Lobos pertence à Funarj (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro), vinculada à Secretaria estadual de Cultura.



PS: Tem que investigar esta coincidência de obras públicas pegarem fogo durante reforma... JS






Nenhum comentário:

Postar um comentário