domingo, 4 de setembro de 2011

Colegas das vítimas do massacre da Escola Tasso da Silveira de Realengo fazem passeata em Copacabana








Lilian Quaino
Do G1 RJ

A jovem Luiza Paula Silveira Machado, que completaria 15 anos nesta segunda-feira (5), não terá a festa de aniversário que estava planejando. Ela foi uma dos 12 jovens mortos no ataque de um ex-aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no subúrbio do Rio, no dia 7 de abril.

Mas, as colegas de colégio de Luiza organizaram uma festa para ela na praia de Copacabana, na manhã deste domingo (4), quando, numa passeata, se lembraram de como a amiga era alegre, e muito querida por elas.

Agatha da Silva, de 12 anos, uma das organizadoras da passeata, disse que a festa de 15 anos era todo o que Luiza queria. Ela só falava na festa e avisou às amigas que já preparassem os vestidos. Agatha e as colegas começaram um mês atrás a preparar a festa de Luiza na praia, mandando fazer camisetas com fotos dela. Amigos, parentes de Luiza e as famílias dos alunos da Tasso da Silveira saíram em passeata levando balões cor de rosa.


Os pais de Luiza, André Silva Machado e Adriana da Silveira, muito emocionados, contaram que quando a filha morreu já estavam pagando a festa, que aconteceria numa casa de festas em Realengo, onde moram. Adriana chorando lembrou que a filha, que morreu numa quinta-feira, estava toda animada porque no sábado iria com a mãe escolher o bolo de aniversário.

"Era uma menina alegre, doce, sonhadora, queria ser pediatra, depois, mudou de ideia e sonhava em ser engenheira", disse Adriana.


Quem também compareceu à caminhada foi o sargento Márcio Alexandre Alves, o primeiro a chegar escola, atirando em Wellington Menezes e evitando que ele prosseguisse com o massacre.

"Eles me convidaram, eu estou de folga, fiz questão de vir", disse ele, vestindo uma camiseta com a foto das crianças vítimas.

Ao lado dele, estava aquele que o sargento considerou "o número 1 dessa história", o menino Alan Mendes Ferreira da Silva, que estava na primeira sala de aula invadida por Welington e, mesmo baleado no rosto, correu em direção a sua casa e ao encontrar o sargento no caminho o avisou da tragédia.

A mãe de Alan, Aline Mendes, lamentou a falta de algum representante da escola na manifestação.

"Não tem ninguém da escola aqui. Ninguém liga para as crianças", disse.

As colegas de Luiza caminharam cantando a música "Quando a chuva passar", que ficou famosa na voz de Ivete Sangalo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário