sexta-feira, 19 de março de 2010

Cabral: 'Mais fácil o Sargento Garcia prender o Zorro que Lula não vetar a Emenda Ibsen'... Sei não?

.







.
.
.
.
.
.
.

Vem cá?!

Se o presidente Lula já declarou que ele e o governador Sérgio Cabral 'formam um casal que só não fazem sexo', por quê não mandou a Dilma Roussef para participar da passeata no Rio de Janeiro?

Hein?



Jorge Schweitzer






Um comentário:

  1. Triste espetáculo infantil de nossos políticos. Lula é totalmente incapaz de pronunciar uma única frase que proponha um equilíbrio no processo de distribuição dos royalties. Ao contrário, usa o fato de que em tempo de eleição não se mexe em nada para cair fora. Oras, se existe eleição presidencial a cada quatro anos, será que 25% do tempo o Brasil tem que parar?
    Um presidente razoavelmente preparado poderia ecoar a idéia de que a União precisará ceder parcela maior e abrir mão de parte dos 40% que deterá do pré-sal.
    Isso cobriria ao menos parte das perdas do RJ, ES e SP e ao mesmo tempo todos outros Estados começariam a receber os royalties como a emenda prevê. Ou seja, está nas mãos da União equilibrar a divisão.

    Mas isso leva a uma outra reflexão:
    Lula (ou qualquer outro presidente anterior) e tanto seus comparsas como seus inimigos sabem que enquanto o Brasil for mal-administrado eles continuarão no poder. Eles precisam de um país doente, ignorante e alienado. Nossos políticos precisam disso. Mas é ainda pior, a coluna vertebral da sociedade também se baseia na exploração do outro. É um complexo ciclo vicioso de uma hierarquia entre exploradores e explorados.

    Lembro que o Brasil emprestou 10 bilhões ao FMI recentemente. Cresci vendo que o Brasil estava atolado em dívidas e os juros do FMI eram gigantescos e por isso não saíamos do buraco. Mas estamos em 2010 e não precisa nenhum esforço pra constatar que o buraco ainda está lá (um quarto da população ganha meio salário mínimo, índices de Educação e Saneamento ainda de quarto mundo em grande parte do país, etc). Será que isso não é o mais puro reflexo da incompetência administrativa desse país? É o péssimo gerenciamento dos recursos do país (soma-se a isso a imensa corrupção) que mantém essa condição de precariedade social.

    A briga pelos royalties é como a festinha que acaba em guerra de comida. Estão brigando por causa do dinheiro, mas sabemos que a grande parte dessa verba vai acabar ou no lixo ou no bolso de poucos.
    Otávio

    ResponderExcluir