quarta-feira, 17 de março de 2010

Medo de Avião...

.




Ontem...

Enquanto o céu escurecia prometendo abrir todas torneiras eu me dirigia ao Galeão...

Meu passageiro atrasado para seu vôo em direção à Angola...

Só que...

Seu avião não sairia sem ele..

Trata-se de um dos pilotos da TAAG, a companhia angolana...

Quando apanhou meu táxi consegui, de imediato, identificar sua função pelas divisas do seu uniforme...

Já trabalhei em aviação, só que no chão...

Daí...

- O vôo é direto?

- É direto...

- Quantas horas de viagem Rio-Luanda?

- Depende, na ida ou na volta?

- Ué, o percurso não é igual?

- É, mas depende do sentido em razão da rotação da Terra...

É mesmo, nunca pensei nisto já que atendia somente viagens nacionais...

Numa direção você persegue sentido horário, noutra no contra horário com a Terra em movimento inverso...

Lógico...

Quer dizer, lógico para quem precisa ou faz este trajeto constantemente...

Para leigos passa em brancas nuvens...

Nem lembramos que a Terra se move como nos foi ensinado no primário escolar longínquo da vida...

Bacana, né?

Tem mais...

Resolvi acelerar em busca de outras curiosidades...

E descobri...

Uma viagem de Angola em direção à Europa leva mais tempo e consome mais combustível que o inverso Europa-Angola...

Por quê?

Porque Angola-Europa é subida, o contrário descida...

Como uma estrada íngreme do Planeta...

Como nadar contra uma maré e à favor descendo...

Os vôos que saem do Rio e São Paulo em direção à Europa são desviados até o nordeste brasileiro para evitarem uma subida em linha reta...

Na minha santa ignorância acreditava em razões de autonomia de combustível e reabastecimento, caso necessário...

Meu passageiro recomendou que eu pesquisasse cartas de navegação aérea para comprovar...

Não necessito...

Acredito que ele não teria razão para me repassar informações inverídicas somente para me zoar...

Espero...

Em contrapartida informei a razão dos aviões atuais terem uma escotilha redonda como janela ao invés das primeiras imensas tal vistosas janelas de trem após acidentes que fragmentaram ...

Ele não sabia, ficamos quites...

Conversamos sobre acidentes de Air France; da TAM; sobre pitots; groovings; áreas de turbulência acima do Equador; Triângulo das Bermudas e o medo de avião que todos mortais possuem...

Todos não...

Meu passageiro é a pessoa mais tranquila do Planeta antes de embarcar no seu avião...

Me conta que cada um dos dois parabrisas da sua aeronave pesa meia tonelada e tem dez camadas...

Já ocorreu de uma se partir por problema de variação de temperatura externa e interna sem nenhuma interferencia na segurança da viagem...

Turbinas modernas possuem saídas para despejarem restos de alguma ave triturada na decolagem...

Acidentes anteriores trataram de aperfeiçoar dispositivos atuais...

Alguns fabricantes aperfeiçoaram tanto o comando automático que impossibilita o manejo manual do piloto e estão revendo procedimentos...

Acho que necessitou um mar de cadáveres para...

Meu passageiro me conta sobre aquelas estatísticas clichês onde mais fácil morrer no elevador ou num campo de golfe do que num avião...

Nem tanto...

Retruco que algo mais pesado que o ar e movido a explosão nos causa preocupação incontrolável...

Ele ri...

A conversa foi longa e só reproduzi parte...

Não me pareceu incomodado com tantas dúvidas e até agradeceu no final - quando fui apanhar o carrinho para acomodar sua mala e duas sacolas - pela conversa agradável que lhe fez nem perceber o engarrafamento...

Foi muito bom saber que pilotos têm plena confiança no equipamento que manipulam...

Que marcam almoço para o dia seguinte sem sombra de dúvidas que chegarão sem sobressaltos numa noite sobre o oceano em sentido horário...

Medo de avião é coisa do sumido cantor Belchior que pediu para segurar pela primeira vez na mão - e gerou a canção - da cantora paraguaia Perla que na década de 70 usava cabelos escorridos como nenhuma outra de então...

Eu ainda não perdi o medo de avião...

Porém...

Todas as mulheres atuais conseguem possuir o mesmo cabelo esvoaçante da Perla com escova progressiva chocolate à base de formol...

Não é nada, não é nada?

Para mulheres é tudo...




Jorge Schweitzer





Nenhum comentário:

Postar um comentário