sábado, 13 de março de 2010

O assassinato do Cartunista Glauco e o Chá do Santo Daime...












Há poucos dias o Chá do Santo Daime foi liberado por Lei resguardadas algumas restrições...

Agora, após o assassinato do cartunista Glauco por um doidão que se achava Jesus Cristo o assunto deve retornar ao debate...

Lembro de Lucélia Santos, décadas atrás, falando maravilhas dos poderes do Chá do Santo Daime que abria a mente para compreensão das coisas das florestas...

Acho arriscado essas viagens alucinógenas...

Quanto mais quando associadas a seitas de fé induzida...

Tem tudo para acabar em tragédia individual como a do cartunista Glauco ou coletiva como a patrocinada pelo Jim Jones na Guiana Francesa...

Tempos atrás levei quatro rapazes para participarem de uma reunião do Santo Daime no meio da floresta...

Foi pouco antes do Pan Americano aqui no Rio de Janeiro...

Descrevi no meu antigo blog que foi deletado pela Microsoft...

Faziam parte da seleção brasileira de remo em preparação para as olimpíadas...

Todos gaúchos...

Subimos a Estrada das Canoas inteira...

Eram oito horas da noite...

Subimos prá cacete...

Passamos em frente ao acesso da rampa de decolagem das asas deltas que aterrizam na Praia do Arpoador...

Continuamos subindo até a estrada finalizar num platô da floresta completamente deserto e sombrio...

Durante o percurso procurei saber se o tal chá Ayahuasca não era considerado doping...

Eles não sabiam...

Estavam curiosos...

A reunião acabaria pela madrugada...

Perguntaram como sairiam dali...

Não tinha a menor ideia...

Por infeliz desatenção deixei o número de meu celular, nem sei porque...

Voltei prá casa e fui dormir...

Fui sacudido pelo Rodrigo por volta das três da manhã:

- Pai, o senhor tem que resgatar um pessoal no alto do morro...

- Quê?

- Tem um sujeito com sotaque igual ao teu que tá pedindo ajuda...

- Pô filho, quero dormir... Ninguém me tira de casa numa hora destas...

- Já preparei um café preto para acordar o senhor... Se amanhã aparecerem todos mortos na capa do jornal é que o senhor não vai conseguir dormir mais...

- Problema deles...

- Pai, é rapidinho...

É mesmo, eles estavam hospedados no Hotel da Santa Clara - o Sol Copacabana - ao lado lá de casa...

Segui para lá...

Subi novamente toda a Estrada das Canoas deserta...

Coisa de filme de terror que o Rodrigo providenciou me tornar coadjuvante...

Chovia quando alcancei o platô maldito...

Os remadores entraram no Táxi sem acreditarem muito que eu fosse real materializado em taxista...

Estavam estranhões...

Tinham olhos avermelhados, voz pastosa e riam abobalhados...

O aspecto era de quem houvesse fumado maconha a exaustão como bobocas...

Curioso como todos outros participantes da tal reunião não lhes deram carona para descerem até onde fosse possível apanharem uma condução...

Alegaram que os carros estavam lotados e as várias vans de excursão idem...

Não creio, numa situação limite viriam no colo de alguém...

Me mostraram vários objetos que adquiriram após o culto...

Pedaços de paus, flores, colares e outros badulaques...

Meu celular tocou com o Rodrigo preocupado...

Um deles me deu de presente um pedaço de casca de árvore de uns 10 centímetros que jurou pagar vinte reais...

Cheiro fortíssimo de eucalipto...

Coloquei no bolso da jaqueta de couro com intenção de incensar o banheiro lá de casa...

Tentei saber detalhes da encenação Santo Daime...

Cada um me contava um versão diferente da parada...

Fiquei sem saber...

Cheguei em casa e encontrei o Rodrigo ainda acordado...

- Ufa pai, deu tudo certo?

- Trouxe até uma madeira do Santo Daime para perfumar o banheiro depois que você der uma barrigada...

- Pai, você fica debochando da crença dos outros o tempo todo...

Tiro a raspa de árvore do bolso da jaqueta para comprovar as propriedades miraculosas do eucalipto...

- Pô pai, não tem cheiro nenhum...

Para comprovar que não sou doidão involuntário reviro o forro do bolso esverdeado catingando de essência vagabunda vendida em qualquer camelô pilantra de final de feira...

Pôs bueno...

Nem acho apropriado - em meio a tragédia - me atrever a julgar a disposição do cartunista Glauco de fundar uma igreja própria para doidões desequilibrados se drogarem até perderem o controle por completo até concluirem que são Jesus Cristo de Nazaré...

Lamento indignado com a babaquice que levou Glauco a se tornar refém - junto com a família - de seus devaneios desnecessários...

Fundar igreja é coisa de Valdemiro Santiago, R.R.Soares, Edir Macedo que não têm mais nada a perder na vida...

Pessoas de branco com detalhes em azul participaram dos funerais no sítio de Glauco...

O chá dos doidões ainda irá providenciar outros cadáveres...

Aguardem...


Jorge Schweitzer






Um comentário: