sábado, 2 de março de 2013

Polícia com mil homens e blindados da Marinha ocupará Parque Alegria, Parque Boa Esperança e Barreira do Vasco neste domingo 03/março/2013








André Naddeo 

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro dá, na madrugada deste domingo, o primeiro grande passo para a ocupação territorial de outro grande complexo de favelas para a instalação de novas Unidades de Polícia Pacificadora, as UPPs. 

Mais de mil homens do agrupamento Centro de Operações Especiais (COE) - que engloba, dentro da PM, o Batalhão de Operações Policiais Especiais, o Batalhão de Choque, o Batalhão de Ações com Cães e o Grupamento Aeromarítimo -, vão ocupar o Complexo do Caju, conjunto de favelas que, no total, abrange 13 comunidades. 

A Barreira do Vasco, comunidade próxima, também receberá a força de segurança que deve contar com blindados da Marinha. 

Toda operação ocorre na zona norte da capital fluminense. 

 No total, cerca de 20 mil moradores vivem no Caju, e outros sete mil na Barreira do Vasco. 

Neste sábado, policiais militares realizam blitzes no entorno do complexo na etapa preliminar da operação, revistando carros, motoqueiros e averiguando documentação. 

Por volta de 4h deste domingo, a Linha Vermelha, principal ligação entre zona norte, centro e zona sul, estará fechada para a circulação de veículos civis. 

A previsão é que, além de proteger a população de eventuais confrontos, a via expressa sirva também de pátio de manobras dos blindados. 

A Linha Vermelha, aliás, junto com a avenida Brasil, são estratégicas na ocupação, já que, respectivamente, são porta de entrada obrigatória dos turistas e empresários, que chegam ao Rio via Aeroporto Internacional do Galeão, ou mesmo de quem chega de carro e ônibus - as favelas permeiam praticamente toda a rota. 

O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, já disse em entrevistas que, pelo plano de ocupação traçado, o objetivo final de recuperação territorial é o conjunto de favelas da Maré, outro reduto próximo e perigoso do tráfico, fechando o "cinturão" de pacificação da região, o que só deve ocorrer depois da Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações, em julho. 

 Nos locais a serem ocupados, está prevista a instalação de três UPPs: Parque Alegria, Parque Boa Esperança e Barreira do Vasco. 

Na primeira etapa das operações, o Bope, junto dos fuzileiros navais, permanecem nas comunidades fazendo o cerco por armas, drogas escondidas e membros da facção criminosa local, até a chegada do efetivo da PM (cerca de 500 homens, estima-se) que trabalhará permanentemente nas favelas.



PS: Amanhã vou tentar chegar por lá para registrar imagens para mostrar por aqui... JS







Nenhum comentário:

Postar um comentário