sexta-feira, 29 de março de 2013

A Chave da Porta da Frente







.




Jamais imaginei que a Rua São Miguel abriga um asilo de velhos numa de suas curvas logo abaixo da comunidade do Casa Branca antes da próxima de onde se vislumbra a favela do Borel por inteiro antes de se chegar na Usina a caminho da sinuosa subida do Alto da Boa Vista...

Descobri na tarde com um sol batendo mais um de seus recordes de temperatura desértica compatíveis a todos desacordos de Kyoto...

O tal asilo da Rua São Miguel é um simpática casa de muros altos aonde, por de trás, se abrigam memórias aprisionadas em recordações enrugadas e mãos murchas como sacolas plásticas furadas na base sem mais serventia...

No banco da frente de meu táxi, um senhor da minha idade...

Atrás, sua irmã e a mãe idosa e tagarela...

Apanharam meu táxi na Rua Visconde de Albuquerque...

Fui parado por um daqueles serviçais de guarita do Jardim Pernambuco...

Deduzi que o destino seria algum elegante restaurante próximo do obelisco..

Errei...

- O senhor conhece a Rua São Miguel na Tijuca?

Conheço bem....

Mas somente afirmo que 'sim'...

Viajo em lembranças enquanto dirijo....

Na realidade trabalhei no Colégio Marista São José ali próximo na Rua Conde de Bonfim onde ao lado existia a Fábrica de Cigarros Souza Cruz...

Como era um goleador competente e sortudo do time da Escola acabei sendo convocado para jogar no time do Borel num terreno - onde atualmente existe um CIEP - que se chamava 'Beira Rio' as margens do Rio Maracanã...

Carlos Alberto Pintinho e Geraldo do Flamengo também jogavam por lá enquanto baforavam antes de entrar em campo...

Aquilo era uma festa...

Devaneio que algum parente duro convidou-os para encontro social programa de índio insuportável...

Nada...

Sou despertado pela mãe de ambos que remexe a bolsa...

- Acho que perdi minhas chaves... Como vou entrar em casa?

Chegamos...

Enquanto a filha aperta a campainha do asilo da Rua São Miguel e entra com
a mãe...

O filho pede para que eu aguarde me confidenciando que ali é um asilo onde sua mãe será internada ...

- Vou retornar com o senhor... Sabe como é... A corrida será ótima... Preciso apanhar as coisas dela novamente no Leblon e voltar... A vida é assim mesmo... Ela está com muitos problemas... Alzeihmer... Aqui é o melhor prá ela... Nós a amamos muito, muito... Seriam necessários quatro enfermeiras se ela continuasse em casa... Custa caro... Se eu fizesse as malas na frente dela ia ser complicado... É rápido... A família está administrando o problema... Estamos sofrendo muito...

Salto do carro...

- Só fiquei aborrecido por vocês terem lhe tomado as chaves da porta de casa...

- Que bobagem!

- Sua mãe tem direito de conservar o sonho de algum dia retornar....

- Impossível...

- É triste saber que não temos mais uma casa para voltar...

- É fácil julgar quando se está de fora...

Pode ser...

Pode ser...

Preferi não fazer o restante da corrida...




Jorge Schweitzer









7 comentários:

  1. Coincidência meu amigo;

    http://ecoeantigos.blogspot.com.br/2013/03/quando-um-velho-homem-morreu-na.html

    ResponderExcluir
  2. Tadinha...
    Doente realmente dá trabalho...
    Um problema que eles preferem não conviver...
    Lamentável...
    Faltou o amor!
    JV

    ResponderExcluir
  3. Custa caro....de fato.Custa mais caro dar vida a um filho, criar, amamentar... passar noites insones, dor de ouvido, de barriga, ensinar os primeiros passos, as tarefas da escola, buscar a tardinha .. abraçar ...beijar, ouvir as queixas dos primeiros amores, chorar junto, e muitas vezes criar os netinhos.È facil julgar quem está do lado de fora, mas quem disse que amar é fácil??? Me lembro de um adolescente rebelde dizendo que ia viver com o pai pois comigo estava difícil..rsrs o pai depois de 15 dias(quinze) dias me ligou desesperado..."não quero esse menino comigo, é muito difícil.Está ficando muito caro.Ele é terrível." Devolvido o menino.Por isso...amar é muito caro..Carissímo. Bem mais caro que 4 enfermeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Convém lembrar que qualquer casa do Condomínio Jardim Pernambuco do Leblon, onde apanhei a família, custa no mínimo 10 milhões de reais...


      JS

      Excluir
  4. Em pensar que ela passou noites acordadas, trocou-lhe as fraldas, amamentou, socorreu nos deveres da escola...
    Ela talvez nem se lembre mais..
    Mas os filhos se lembram muito bem
    Tomara que os folhos dos filhos lembrem bem do tratamento dado a avó..

    ResponderExcluir
  5. Quando comecei a ler, logo pensei: " O homem vai ficar bravo...", mas, fiquei estarrecida com a frase: ..." Só fiquei aborrecido por vocês terem lhe tomado as chaves da porta de casa... Dai eu fui entender a história e quem acabou brava e aborrecida fui eu...Demorei para comentar, pois tive que sair do computador para preparar o café para minha mãe...Acho que eu nunca havia preparado um café para ela com tanto amor...Alimentar, auxiliar no banho, dar os remédios na hora certa e dormir com " olhos abertos", conversar, rir e brincar, abraçar e beijar é tudo que posso fazer por ela...Ela teve mais tempo para cuidar de mim, do que eu dela..Não sei quanto tempo ainda, mas, sempre darei o melhor de mim... Bjs, amigo! Obrigado por mais essa lição.

    ResponderExcluir
  6. "Custa caro....de fato.Custa mais caro dar vida a um filho, criar, amamentar... passar noites insones, dor de ouvido, de barriga, ensinar os primeiros passos, as tarefas da escola, buscar a tardinha." (anônimo 11:40 )

    Dá medo muito medo a velhice, justamente por esses motivos. Os velhos pais geralmente dão trabalho muito mais do que os filhos que eles criaram. E os filhos por sua vez não tem paciência e nem tempo para cuidar de seus velhinhos.

    Agora não sejamos hipócritas, quantos pais hoje abrem mão de suas vidas profissionais para cuidar de seus filhos? Quantos bebês hoje não vivem sob os cuidados de pessoas estranhas enquanto os pais estão ocupados com várias coisas menos com a criação e educação de seus filhos?

    Da mesma forma os filhos de hoje estão ocupados demais para cuidar de seus velhos e trabalhosos pais.


    lamentável


    Marinalva

    ResponderExcluir