sábado, 2 de março de 2013

Gravações da médica Virgínia Soares de Souza: "E o próximo que nós vamos desligar é o Ivo"... Médico: "Ah, eu já tô indo com o Ivo" ... Vírgínia: "Ótimo" ... Médico: "Não gostei dele"... Virgínia: "Não, coitadinho, pelo amor de Deus, né?" ...




Trecho de gravações do inquérito mostra médica chorando após morte 

Médica é suspeita de induzir mortes em UTI de hospital em Curitiba. 

Virgínia Soares era chefe da UTI geral do Evangélico e nega as acusações. 

Do G1 PR 


Um dos trechos das gravações telefônicas usadas no inquérito da médica Virgínia Soares de Souza, presa desde o dia 19 de fevereiro, em Curitiba, mostra que ela se emociona após a morte de uma criança. 

As gravações, que totalizam mais de 30 horas feitas entre os dias 23 de janeiro e 7 de fevereiro de 2013, foram obtidas com exclusividade pela RPC TV. 

Virgínia é suspeita de induzir mortes na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Evangélico, na capital. Segundo a polícia, a médica nega as acusações. 

Trechos de conversas da médica com outros funcionários foram mostradas no telejornal Paraná TV 2ª edição. 

No dia 7 de fevereiro, em conversa com uma funcionária do hospital, Virgínia demonstra preocupação com uma paciente. 

Virgínia: "Eu consegui chorar agora" Funcionária: "Aquela hora que você me ligou eu já vi que você não tava...eu falei alguma coisa..." 

Virgínia: "A menina" 

Em um outro trecho, gravado no dia 27 de janeiro, Virgínia conversa com uma funcionária do hospital. 

As duas citam o nome de um paciente:  Ivo. 

Virgínia: “... pelo amor de Deus, têm alguns doentes que estão mortos, então, vai desligando as coisas, que não tem sentido.” 


Funcionária: “Ah não! Eu desliguei!” 

Virgínia: "Oi?" 

Funcionária: "Eu desliguei pra ela, ela estava no telefone com a doutora dela, ela me pediu". 

Virgínia: "E o próximo que nós vamos desligar é o Ivo". 

Funcionária: "Só esperar a família?" 

Virgínia: "Acho que já, a mulher é de muito longe, né? Mas, pelo visto eles já sabem, porque parte da família foi falada." 

Funcionária: "Uhum" 

Virgínia: "Eles são muito ruins, a gente não tem o que fazer". 

Na noite seguinte, dia 28 de janeiro, Virgínia, ainda em conversa com um médico de plantão sobre o pedido de uma pessoa com o nome Kampa sobre vagas na UTI. 

Durante a conversa, ela cita novamente o nome do paciente Ivo. 

Virgínia: "O Kampa pediu o que eu podia disponibilizar. Eu falei, tudo bem, amanhã ainda consigo mais dois né, porque eu não fui com o Ivo porque eu fui com dois hoje de manhã" 

Médico: "Ah, eu já tô indo com o Ivo" 

Virgínia: "Ótimo" 

Médico: "Não gostei dele" 

Virgínia: "Não, coitadinho, pelo amor de Deus, né?. É que eu fui com dois hoje de manhã então se eu fosse com o Ivo, né, ficaria feio. Então, ou ia você ou eu amanhã, mas até me alivia se for hoje" 

Médico: "Hum...hummm. 

É o Vagner que tá...tava o Vagner, a Laís, poucos funcionários já. 

Virgínia: "Uhum..." 

Médico: "Já, já" 

Virgínia: "Já vai o Ivo e o Sérgio eu dou alta amanhã. Então na previsão eu abro oito vagas" 

Médico: "Uhum". 

Há um conselheiro no hospital chamado Kampa. 

O conselheiro foi procurado pela reportagem, mas ele não foi encontrado. 

A direção da unidade de saúde também não se pronunciou sobre as gravações. 

No dia 29 de janeiro, a morte de uma pessoa com o nome Ivo, de 67 anos, foi registrada pelo serviço funerário de Curitiba. 

O corpo estava no Hospital Evangélico. 

Defesa alega más interpretações nas gravações por parte da polícia 

O advogado de Virgínia, Elias Mattar Assad, afirma que não vê qualquer indício de irregularidade nas gravações. 

Ele compara as profissões dele e da médica. 

"Ora, enquanto ela diz que é o trampolim para o além, eu sou um trampolim entre a prisão e a liberdade", afirmou ao G1. 

Segundo ele, Virgínia diz que todos os procedimentos foram atos médicos. 

A Polícia Civil informou que o inquérito sobre o caso deve ser entregue ao Ministério Público (MP) na segunda-feira (4). 

A partir disso, caberá ao MP decidir se apresenta ou não uma denúncia contra a médica à Justiça. 

Prisões Virgínia, outros três médicos - Edison Anselmo, Anderson de Freitas e Maria Israela Boccato - e a enfermeira Lais da Rosa continuam presos, por suspeita de envolvimento no caso. 

Todos foram indiciados porque, conforme o inquérito, eram cúmplices da médica no ato de abreviar a vida de pacientes que estavam internados, com o objetivo de abrir vagas para outros. 

De acordo com a Secretaria de Justiça, as três mulheres dividem a mesma cela, no Presídio Feminino de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. 

Os homens também dividem a cela, na Casa de Custódia de Piraquara.


PS: Existem alguns procedimentos de UTI que possam parecer estranhos, para leigos como nós, que nos induziriam a equívoco sobre procedimentos médicos, só que os diálogos são claros a menos que a médica Virgínia alegue que a voz não é dela e o telefone idem... Agora, algo foi crucial e determinante, a menos que eu esteja enganado, quando a médica Vírginia avia relaxante muscular à pacientes nestes condições parece confissão de culpa mesmo... Não há como contestar tantas evidências do assassinado seriado e premeditado... JS












Nenhum comentário:

Postar um comentário