terça-feira, 2 de abril de 2013

Ônibus da Paranapuã, linha 328 (Bananal - Castelo) que caiu em viaduto da Av. Brasil tem 46 multas





Ônibus que caiu de viaduto acumula 46 multas 

Rio - O ônibus da Viação Paranapuã, linha 328 (Bananal - Castelo), que caiu no Viaduto Brigadeiro Trompowski, na Avenida Brasil, altura da Ilha do Governador, tem 46 multas acumuladas. 

A informação é da Secretaria Municipal de Transportes. 

Os principais motivos são: veículo circulando fora da faixa para ônibus, no corredor BRS, parada irregular, excesso de velocidade (gravidade média - até 20% acima da velocidade permitida). 

Sete pessoas morreram na tragédia e outras nove ficaram feridas. 

No Hospital Geral de Bonsucesso, na Zona Norte, uma adolescente de 17 anos não identificada teve fratura na clavícula e traumatismo craniano leve. Ela está em observação. 

Uma senhora de 59 anos que não estava no ônibus, viu o acidente e teve um mal súbito. 

A idosa está sedada e ainda não há informações sobre seu estado de saúde. 

No Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, quatro pacientes foram encaminhados, sendo três homens e uma adolescente. 

Um homem de 18 anos está estado gravíssimo com traumatismo craniano encefálico. 

A mulher de 17 anos teve trauma de tórax leve e os homens, de 86 e 33 anos, tiveram traumatismo craniano leve e médio, respectivamente. 

Já no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, há uma mulher em estado gravíssimo, de cerca de 30 anos, com lesões na área do tórax. 

O veículo foi vistoriado no dia 3 de julho do ano passado. 

As vistorias da SMTR têm validade de um ano. 

A SMTR determinou ao consórcio Internorte que entregue à Prefeitura os dados do tacógrafo do veículo e as imagens das câmeras internas do mesmo, gravadas nesta terça-feira. 

Fetranspor: motorista não tinha restrospecto de acidente  

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor) afirmou que o motorista de ônibus da linha 328 (Bananal - Castelo) que conduzia o veículo do acidente em que sete pessoas morreram na tarde desta terça-feira, não tinha retrospecto de acidentes e era antigo na empresa Paranapuã. 

Segundo a Fetranspor, o ônibus estava em dia com suas vistorias, tinha seis anos de uso e era dotado de tacógrafo, GPS e câmaras. 

Os dados destes equipamentos serão cedidos à Polícia Civil, que irá determinar as causas do acidente.



PS: Existem algumas especulações sobre a causa do acidente e testemunhos informais que o motorista teria deixado de parar em ponto para passageiro ou que estaria dirigindo em alta velocidade e alguém o agrediu... As imagens poderão comprovar a versão correta se é que apareça o chip da câmera que sumiu durante resgate das vítimas... Correto é que havia alguma confusão a bordo que ocasionou dois passageiros saltar antes do acidente... Agora, sempre me causa estranheza que mesmo ônibus munidos de câmeras as empresas e a Fetranspor não faça verificação periódica para acompanhar o comportamento dos motoristas para repreendê-los ou aprimorar adestramento à função prevenindo tragédias como esta... Em acidente anterior com vítimas, o motorista atropelou e matou diversas pessoas em ponto de ônibus na altura do cemitério do Caju, nesta mesma Avenida Brasil, e o motorista havia se envolvido minutos antes em confusão com taxista no Aterro do Flamengo que saltou do carro e tentou agredi-lo antes dele seguir viagem até o desastre que ocasionou vítimas fatais... As empresas de ônibus estão com dificuldades de admitirem novos motoristas e aceitam até mesmo motoristas que foram demitidos anteriormente e os expõem em cargas horárias além do que a Lei trabalhista permite... Fácil constatar a falta de padrão de condução de ônibus no RJ que empresas entregam à população condutores furiosos prontos para a próxima nova tragédia anunciada... JS





Nenhum comentário:

Postar um comentário