quinta-feira, 4 de abril de 2013

Moradores fazem barricada para impedir desocupação do Horto Florestal no Jardim Botânico RJ






POR PALOMA SAVEDRA 

Rio - Em meio ao clima de apreensão que toma conta do Horto Florestal, no Jardim Botânico, Zona Sul, na manhã desta quinta-feira, moradores pediram assistência dos policiais do 23º BPM (Leblon) para remover uma mulher grávida que estava passando mal. 

Uma viatura a levou para o Hospital Miguel Couto. Dois carros da PM e dois da Polícia Federal estão de prontidão na Rua Pacheco Leão, em uma das entradas para o Horto Florestal. 

A força policial foi enviada para garantir o cumprimento de um mandado de reintegração de posse do terreno, pertencente ao Jardim Botânico, onde vivem dezenas de moradores. 

O prazo dado pela Justiça para desocupação das casas era até a manhã de ontem. 

Moradores armaram uma barricada com trocos e pedras para impedir a entrada de carros no principal acesso para Horto, após a sede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). 

Segundo informações de uma moradora do local, um trator está sendo usado para remover a barrigada. 

História da comunidade 

A ocupação da área do Horto Florestal, hoje pertencente à União Federal, data do ano de 1808, quando o então Rei Dom João VI desapropriou o Engenho de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, que funcionava no local, para a construção de uma fábrica de pólvora. 

Em 1811, foram erguidas vilas para a instalação dos trabalhadores da fábrica, em virtude de o local ser considerado de difícil acesso. 

Com a transferência da fábrica para Raiz da Serra, aos pés da serra de Petrópolis, na Região Serrana, a área foi desmembrada e alienada. 

Com isso, muitas casas de antigos funcionários foram cedidas, já no século 20, a funcionários do Jardim Botânico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário